Aprovado em 10° lugar no concurso de Oficial da Polícia Militar do Estado do Pará

“Por mais difícil que seja a caminhada, nunca desista dos seus objetivos, se espelhe em alguém e será espelho para outras pessoas. O vencedor é apenas um perdedor que tentou mais uma vez”
Confira nossa entrevista com Jonas Assis do Nascimento, aprovado em 10° lugar no concurso de Oficial da Polícia Militar do Estado do Pará:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Jonas Assis do Nascimento: Tenho 30 anos, sou bacharel em Direito e resido na cidade de São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial/Segurança Pública?
Jonas: Sempre procurei uma estabilidade financeira e a carreira policial é a que eu mais admiro e que me identifiquei.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Jonas: Durante minha trajetória de estudos eu sempre trabalhei e estudei. Como trabalho em dias alternados, estudava o máximo de conteúdo possível nos dias de folga.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Jonas: Já fui aprovado na PMESP para o cargo de praça, o qual eu ainda estou. Aprovado na PMSC para o cargo de praça, não tomei posse por não ter nível superior na época. Aprovado no CFO da Brigada Militar, estou nos excedentes por ter optado em não fazer o uso de cotas, aguardando ser convocado. Aprovado no CFO PMPA em 10º colocado, previsão para posse em janeiro de 2022.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Jonas: Sensação de dever cumprido e objetivo alcançado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Jonas: Nunca adotei uma postura radical de estudos, acho que não é a melhor maneira de se chegar a um objetivo. Sempre reservei um dia da semana para fazer o que mais gosto, principalmente estar com a família.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Jonas: Sou casado, tenho uma enteada e um filho adotivo, que convive com meus pais. Sou muito grato pelo apoio e incentivo que sempre recebi dos meus pais, esposa e minha irmã, os quais nunca me deixaram de me apoiar e desistir dos meus objetivos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Jonas: Acho que você deve ter um objetivo e focar única e exclusivamente nele até conquistar, depois você analisa se quer ir além e traçar novas metas. Meu objetivo é passar no CFO PMGO, vou me preparar até alcançar esse objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Jonas: Fiz a inscrição no último dia, tirei férias e me dediquei exclusivamente por um mês para o concurso.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Jonas: Sempre estudei para o CFO PMGO, isso me ajudou bastante, só tive que complementar outras matérias, as quais não estudava.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, tele presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Jonas: Sempre utilizei a plataforma do Estratégia Concursos, as videoaulas e o material em PDF. A principal vantagem é a organização do material e os excelentes professores. Não consigo citar qualquer desvantagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonas: Através de pesquisas pela internet.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Jonas: Sempre procurei estudar uma matéria por dia, esgotando o máximo possível daquela disciplina prevista no edital, intercalando com resumos, leitura do código, videoaulas e exercícios. Estudava oito horas liquidas por dia, dividindo entre videoaulas, leitura e exercícios.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Jonas: Dificuldade nas matérias as quais nunca me dediquei, civil e processo civil. Transformei a dificuldade em motivação e comecei a estudar essas disciplinas com mais entusiasmo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Jonas: Estudei o máximo de horas possível na semana antecedente a prova, procurei revisar tudo o que já tinha estudado. Véspera de prova é sempre um dia de revisar e descansar bem.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jonas: Aconselho as pessoas a fazerem cronogramas de estudo e se dedicarem com a mesma motivação em todas as matérias, de alguma forma qualquer matéria pode te reprovar, principalmente a prova discursiva, falo por experiencia própria.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Jonas: Sempre dedico uma hora do meu dia para praticar alguma atividade física, isso me ajuda a ter uma melhor concentração e me faz estar preparado para qualquer TAF.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Jonas: Meu maior erro foi não ter me dedicado com a mesma motivação para todas as matérias. Meu maior acerto foi nunca ter desistido.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Jonas: Durante a caminhada rumo a aprovação, a parte mais difícil foi a de abdicar de algumas confraternizações com a família. Em algum momento, de qualquer objetivo, todos pensam em desistir. Pensei bem onde queria chegar, isso me motivou a seguir em frente e não desistir. Usei exemplos de pessoas com superações e que não desistiram dos objetivos até conquistar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Jonas: Minha família sempre foi minha principal motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonas: Por mais difícil que seja a caminhada, nunca desista dos seus objetivos, se espelhe em alguém e será espelho para outras pessoas. O vencedor é apenas um perdedor que tentou mais uma vez.