Artigo

Qual Área Escolher? Fiscal x Controle x Jurídica x Planejamento x …

           

            Muitos candidatos que sonham com uma vaga em concursos públicos, antes mesmo de iniciarem os estudos já se deparam com uma grande dúvida: Para qual área devo escolher estudar?

            Muitos vislumbram a área fiscal, no entanto, grande também é a quantidade de pessoas que desistem após descobrirem quais são as disciplinas cobradas nos certames para o Fisco. Pensando nisso, preparei esse texto para que você, futuro servidor público, saiba o que vai enfrentar nessa caminhada rumo ao tão sonhado cargo público.

            Primeiramente, vamos começar falando acerca da diversidade de disciplinas encontradas nos editais para os Fiscos mais concorridos do Brasil, com salários brutos acima da faixa dos R$20.000,00. As provas exigem conhecimentos que vão desde a área de humanas até às complexas matérias das ciências exatas. Em outras palavras, o candidato se depara com uma enorme quantidade de “Direitos”, percorrendo desde o estudo da Constituição Federal; passeando pelos Direitos Penal e Empresarial até chegar à imensidão do Direito Civil, o qual nem mesmo nas faculdades de Direito é possível englobar todo o conteúdo nas salas de aula. Por outro lado, temos aquelas matérias que são os carrascos dos formados em Direito, tais como: Raciocínio Lógico e Matemático, Estatística, Economia e a “temível” Contabilidade. Esta última com suas ramificações em custos, avançada, pública, dentre outras.

            Outro ponto interessante diz respeito à quantidade de concursos distintos da área fiscal nos quais o candidato pode obter êxito quando mantém seu foco de estudo nas disciplinas do Fisco.

            Como assim?

            Sabemos que a preparação para concursos públicos deve começar com uma área-foco. Pode-se citar o foco em Tribunais do Judiciário, Controle Externo, Controle Interno, Gestão e Planejamento, Legislativa, Bancária, a própria Fiscal e muitas outras. Acontece que aquele candidato que se prepara há meses ou anos para um concurso fiscal, encontra-se perfeitamente apto a encarar de igual para igual aqueles candidatos que concorrem para uma vaga em algum Tribunal de Contas, por exemplo. No máximo, o nosso candidato fiscal deverá estudar entre 2 ou 3 disciplinas novas para concorrer em outro concurso.

            Mas então ele não estará concorrendo de igual para igual com o outro focado desde cedo no Tribunal, correto?

            Não!!!

            A facilidade com que o nosso candidato fiscal terá de assimilar o conhecimento novo, na fase pós-edital, fará dele um concorrente de alto nível perante os demais. A mente dele já estará preparada, pois, ele já estudou de tudo um pouco naquela imensidão de matérias que falamos acima.

            Por isso estou aqui escrevendo a fim de desmistificar a falácia de que o estudo da área fiscal é exclusivo para candidatos à Receita Federal, ICMS e ISS. Estudando para esses certames, você terá sim, condições de concorrer a muitos outros pelo país. Imagine só você, além dos fiscos estaduais dos 26 Estados da Federação mais o DF; outras dezenas de municípios com remunerações excelentes em suas Secretarias de Fazenda; Tribunais de Contas das três esferas de poder espalhados pelo país; TRF’s, TRT’s, TRE’s, TJ’s; Ministério do Planejamento e Secretarias Estaduais e Municipais de Planejamento e Gestão; Controladorias estaduais e municipais… e muitos outros. UFA!

            Pessoal, óbvio que há exceções, tais como: uma pessoa que sonha em trabalhar em algum Tribunal de Contas e não gosta da área fiscal; alguém que já exerça algum cargo no órgão e quer continuar nesse mesmo órgão, porém, em outro cargo melhor; dentre outros.

            Interessante isso, não?  Mas você deve estar se perguntando:

  • Estou começando a estudar agora, quais matérias estudo primeiro???
  • Eu li que vai abrir concurso para o TCE e/ou TCM do meu Estado e/ou Cidade. E agora, como conciliar com o estudo para a Receita Federal???
  • Quero área de Planejamento e Gestão. Estudo para Fiscal também???
  • Gostaria de trabalhar no Senado Federal ou na Câmara dos Deputados. É possível traçar um planejamento que abranja essa Área Legislativa também???

            Para responder a essas perguntas supracitadas é que foi criado o serviço de COACHING  aqui no Estratégia Concursos. Entre em contato através do site e agende sua entrevista!

            Leia também meu artigo no qual eu conto um pouco da minha trajetória, sendo aprovado em 3 áreas distintas, acessando o link abaixo:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/icms-rjiss-rjtcm-rj-3-aprovacoes-minha-caminhada-coaching/

Bons estudos!!!

Coach Ernani Junior

E-mail: [email protected]

PS. Se quiser contratar meu serviço de COACHING, é só avisar à Equipe do Estratégia quando do preenchimento da matrícula.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sou iniciante, Mas antes de definir a área estou buscando saber em qual áreas eu me enquadro melhor tanto o meu perfil quanto minha formação (adm). Estou muito tendencioso á focar nas áreas fiscais RFB quanto na área de Planejamento, Gestão e controle, dos Tribunais. Mas o não conmhecer como é o trabalho, os órgãos, a rotina de trabalho deixa um pouco confuso.
    ermael em 22/01/19 às 15:15
  • Estou com muita dúvida sobre qual área seguir estudando, quero focar em uma, mas não sei em qual terei aptidão para ser melhor. Queria fazer algum teste para saber em qual área eu me daria melhor.
    ermael em 17/01/19 às 16:50
  • É isso aí, Benedito! Bons estudos!!!
    Ernani Junior em 29/05/17 às 16:58
  • Estou percebendo que a estratégia tem algo diferente no que tange ao sistema de estudo, não tenho dinheiro para pagar os cursos, mas mesmo assim estou recebendo aulas de graça , e o que é melhor, matérias atualizadas que da uma chance maior de aprovação, estou realmente muito animado com a estratégia concursos, estou tentando passar na OAB , mas está muito complicado , entretanto estou muito animado, este ano quero pegar a carteira e quero honra-los com minha presença ajudando a fazer novos profissionais
    Benedito Silva do prado em 29/05/17 às 15:49
  • Olá, Rosangela! Antes de começar seu planejamento, escolha uma área-foco (fiscal, controle, ou jurídica). Tem que ser a área que você mais deseja. Comece sedimentando as matérias básicas, ou seja, comuns a todos esses concursos. Após, estude aquelas específicas da área que você escolheu. Por fim, saindo o primeiro edital, dentre os 3, foque naquelas específicas do cargo. Abraço!
    Ernani Junior em 24/05/17 às 19:03
  • Olá, Wilma! A experiência fala por si só. Devido à escassez de concursos, estamos em tempo de nos adaptarmos e estarmos preparados para o que vier. Continue estudando, focada, pois sua hora vai chegar. O planejamento é muito importante nessas horas. Abraço!
    Ernani Junior em 23/05/17 às 21:17
  • Olá professor, estou em dúvida entre TST, ICMS SC e TCU. Será que dá para planejar e encarar todos. Tenho 4 horas de estudo diárias.
    Rosangela em 23/05/17 às 20:54
  • Olá professor ! Excelente texto que deve ser indicado aos outros coaches e professores do Estratégia. Sou aluna do Estratégia no curso de AFRFB e no início do ano levei um NÃO tão redondo e congelado num destes webnarios ao vivo sobre futuros concursos na área de Tribunal de Contas quando perguntei sobre a possibilidade de conciliar ou arriscar concurso na área de Tribunal de Contas enquanto estudo para área fiscal que sai na hora e voltei à luta hercúlea de perseverar estudando para AFRFB entre todas as diversas possibilidades na área fiscal. Eu também acho que estudamos tantas disciplinas com profundidade exigida pela ESAF que podemos estar aptos a outras carreiras. Obrigada pelo incentivo, nem que seja emocional porque a cada dia está sendo um ato de heroísmo se dedicar para concursos. No entanto, continuemos focados apesar dos políticos que governam este país ! Abraço,
    Wilma Maria Roberto em 23/05/17 às 20:08
  • Oi, Luisa! Dá pra estudar "área fiscal" e focar nas matérias mais específicas no período pós-edital do que sair primeiro. O importante é sedimentar a base. Abraço!
    Ernani Junior em 22/05/17 às 21:39
  • Olá, professor RFB X ICMS SC qual optar? Obrigada.
    luisa em 22/05/17 às 21:27
  • Olá, Fernando! É válido, sim. Desde que fortalecendo as matérias básicas de português, constitucional, administrativo e raciocínio lógico, não deixando de estudar contabilidade e tributário. Tudo isso com um planejamento bem elaborado. Abraço!
    Ernani Junior em 22/05/17 às 17:21
  • Professor, e RFB x PRF também é valido ? obrigado
    Fernando em 22/05/17 às 17:16