Artigo

Rotina dos Campeões! Como é o dia a dia de grandes personalidades e como isso pode te ajudar a obter sua aprovação mais rápido!

É possível obter sua aprovação mais rápido por meio dos exemplos de outras pessoas?

como obter sua aprovação mais rápido
O doce sabor da vitória após um longo caminho percorrido.

Já diziam os sábios: inteligente é aquele que aprende com os outros antes de errar.

Será então que existe alguma fórmula mágica ou segredo no dia a dia de algumas das pessoas mais bem sucedidas e que pode ajudar a vida de um concurseiro?

Acreditamos que sim. Os exemplos de outras pessoas podem fazer com que tenhamos “insights” sobre pontos que ainda não tínhamos percebido, falhas na nossa rotina e até ideias para melhorar algo que já está bom. Afinal, tudo o que sabemos é aprendido de outras fontes.

Obviamente, o que será descrito aqui tem de ser usado como uma forma de inspiração, um incentivo ao concurseiro para analisar a sua própria rotina e, eventualmente, fazer modificações que possam agregar ao seu dia a dia e à sua rotina de estudos.

Assim, é de fundamental importância saber que de nada adianta copiar os comportamentos e atitudes de outras pessoas, por mais bem sucedidas que elas sejam. Adianta, sim, filtrar aquilo que faz sentido para você e que possa ser utilizado considerando as suas circunstâncias.

Dessa forma, adaptando os pontos positivos das rotinas de outras pessoas de forma a evitar possíveis erros e a maximizar os acertos, é possível obter sua aprovação mais rápido!

Rotina, a chave para obter melhores resultados nos estudos

Antes de tudo, é fundamental ter uma rotina. Apesar de às vezes parecer algo rígido e um obstáculo à criatividade, há muito mais pontos positivos que negativos no estabelecimento de uma rotina bem feita.

Assim, o concurseiro deve planejar previamente quais disciplinas irá estudar ao longo da semana, assim como quantas horas vai despender em cada uma delas. Além disso, é indicado que se programe o horário de acordar, de dormir, bem como os horários de descansar, fazer esportes, sair com amigos, etc.

Não se esqueça de sua vida além estudos. Nossa capacidade de reter informações é amplamente prejudicada quando não temos uma vida equilibrada. Estude sim, e muito. Mas também, e até pelo próprio bem da sua aprovação, descanse, pegue um ar puro, dê um mergulho numa cachoeira gelada ou pegue aquele surf numa praia.

Isso dito, vamos à descrição e à análise dos principais pontos das rotinas de algumas personalidades especialmente escolhidas para você!

Charles Darwin

Analisando a rotina do “Pai da Evolução”, vemos dois pontos interessantes:

Caminhadas Matinais

Diariamente, Darwin costumava caminhar pela manhã em companhia de seu cão, um fox terrier chamado Polly. Nessas caminhadas, o gênio podia contemplar a natureza, bem como praticar o famoso “ócio criativo”, momento no qual abrimos a mente para novas ideias e inspirações.

Aliás, a prática de meditação matinal é uma excelente dica para começar bem o dia.

Assim, após acordar, procure esvaziar a sua mente para que ela possa receber e reter todas as informações e  estímulos ao longo do dia. Mais espaço e organização, mais retenção e aprendizado efetivo.

Cochilo depois do almoço: isso pode te ajudar a ter resultados mais eficazes

Muitos alunos nos perguntam: vale a pena cochilar depois do almoço ou é perda de tempo?

Bom, Charles Darwin é um exemplo positivo dessa prática.

Pode ser que isso não se enquadre em sua rotina, afinal, nem todos possuem esse tempo disponível. Agora, se você possui tempo e sente-se cansado depois do almoço, vale a pena tentar separar uns minutos para renovar a sua energia.

Depois do cochilo, pode parecer até que o dia está começando novamente, com aquele mesmo frescor mental do período da manhã.

Frise-se: não importa apenas a quantidade de horas estudadas, mas sim a qualidade delas. Assim, talvez a soneca após o almoço melhore seu estudo vespertino.

Barack Obama

“Você não pode passar o dia todo distraído com coisas triviais”

Essa é a mensagem chave do ex-presidente americano, Barack Obama, e que se aplica integralmente à rotina de todo concurseiro sério. Afinal, são inúmeras distrações todos os dias: mídias sociais, notícias, ruídos na rua, entre diversas outras.

Tendo ocupado o cargo de homem mais poderoso do mundo, Obama tinha que lidar diariamente com reuniões, viagens, discursos, articulações políticas, etc., de forma que, para conseguir cumprir com perfeição todas as atividades a ele impostas, o ex-presidente desenvolveu uma série de hábitos muito úteis a qualquer concurseiro.

Abaixo, um resumo delas.

Prepare-se para o dia seguinte, o mantra para um estudo eficiente

Obama costumava passar algum tempo após o expediente definindo exatamente o que iria fazer no dia seguinte. Dessa forma, ele otimizava bem o seu tempo, além do que conseguia cumprir com todas as atividades a serem realizadas.

Semelhantemente, você pode reservar alguns minutos à noite para planejar quais os assuntos irá ver no dia seguinte (as disciplinas em si já deverão estar programadas no cronograma de ciclos de estudo), quantas questões pretende fazer e quantas horas irá estudar.

Além disso, esse tempo de planejamento é importante para organizar as atividades e compromissos extraestudo: pagar contas, ligar para a família, tirar o lixo, etc. Aliás, vale a pena ter uma agenda para organizar tudo isso.

Nesse ponto, organizando bem o seu dia, verá que terá tudo sob controle, de forma que aquela sensação de “o que estudar hoje?”, ou, “não conseguirei cumprir com tudo o que tenho que fazer” vai, aos poucos, se dissipando.

Com o dia todo programado e sem surpresas que te atrapalham, perceberá que seu aprendizado será mais eficaz e isso te ajudará a obter a sua aprovação mais rápido.

A máxima é:

“Use sua energia mental apenas nas atividades em si. O seu planejamento deve ser feito antes.”

Faça exercícios diariamente

Obama, mesmo com todos os seus diversos afazeres, reservava pelo menos uma hora do seu dia para fazer musculação ou práticas aeróbicas. Assim, se a pessoa mais ocupada do mundo conseguia fazer exercícios físicos diários, com certeza nós também podemos conseguir!

Novamente, vem a questão da organização. Planeje-se: tire algumas horas por semana ou, quem sabe, alguns minutos todos os dias para colocar esse hábito em prática. Use aplicativos que estimulam a prática diária, inclusive colocando desafios para lhe motivar.

Uma dica é convidar amigos ou pessoas da família para este momento. Assim, além de se exercitar, você  ainda aproveita esse tempo para conversar e ter um momento com as pessoas que lhe são importantes.

Priorize tempo pra si mesmo

O presidente Obama também afirmou a importância de guardar um tempo para fazer aquilo que lhe fazia bem. No seu caso, jantar com sua esposa e filhas.

Dessa maneira, reserve um tempo para escutar música, ler um livro, brincar com os cachorros ou fazer qualquer coisa que te faça bem.

Uma ideia: cuide de plantas. Nada mais tranquilizante que regar, podar e ornamentar um vaso de crisântemo!

Steve Jobs

“Esse tem sido um dos meus mantras: Foco e Simplicidade”

Foco, o atributo essencial para obter sua aprovação mais rápido

Uma das qualidades de Steve mais significativas e úteis a todo concurseiro é o foco.

Devido a sua posição e responsabilidade, Jobs era constantemente interrompido pelos mais diversos tipos de distrações, o que fez com que criasse o genioso hábito de fazer poucas coisas realmente importantes. O resto é resto.

Assim, para tornar mais eficiente seus estudos, é essencial que você priorize aquilo o que de fato é importante, minimizando as interrupções e focando no que traz resultados.

Mais vale ver uma ou duas disciplinas por dia com qualidade, do que várias e nada aprender.

É melhor estudar 2 ou 3 horas por dia do que 8 ou 10 e, novamente, pouco reter.

Vale mais ler um bom pdf sobre um assunto do que ver várias fontes que não focam no que realmente é necessário.

O segredo é o foco!

Faça uma refeição leve antes de dormir

O gênio geekie costumava jantar refeições leves e orgânicas pontualmente às 17h30. Dessa forma, seu corpo conseguia fazer a digestão antes de ele se deitar, proporcionando uma agradável noite de sono.

Prefira, pois, refeições suaves antes de dormir. Se possível, pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Dessa maneira, o corpo já vai estar leve, o que melhora a qualidade do sono.

Aliás, com relação à alimentação, siga a sábia dica: “No café da manhã alimente-se como um rei, no almoço, como um príncipe e, no jantar, alimente-se como um mendigo!”

Medite e ouça música

Na última hora do seu dia, Steve Jobs meditava ou ouvia música. Era o momento de relaxamento e, ao mesmo tempo, de esvaziar sua mente de todas as preocupações acumuladas durante o dia.

Da mesma forma, pratique o hábito de limpar a mente após ter finalizado todos os seus afazeres.

Além disso, sobre esse tema (meditação), temos um artigo que explica um pouco sobre o conceito de “mindfulness” – estado de consciência de “estar sempre no presente” e de não ser afetado por distrações externas. Confira:

Mindfulness para concursos. Entenda como funciona! (estrategiaconcursos.com.br)

Então, o que aprendemos?

Depois de vermos um pouco como são algumas partes das rotinas dessas personalidades, podemos extrair e resumir os principais “insights” que podem ser úteis para o seu dia a dia:

Planeje-se no dia anterior

Organize, no dia anterior, tudo o que vai fazer, desde as disciplinas a serem estudadas e a quantidade de horas para cada uma, até os afazeres domésticos. Assim, gaste sua energia apenas executando as tarefas já planejadas no dia anterior.

A primeira atividade do dia

Dê preferência a fazer atividades calmas logo depois de acordar.

Caminhadas ao ar livre, prática de exercícios e meditação são algumas dicas. Dessa maneira, preparamos o nosso cérebro para toda a carga de informações e conhecimentos que receberá ao longo do dia.

Para a aumentar a eficiência de seus estudos, invista em uma boa noite de sono

Faça refeições leves à noite, dando preferência a alimentos frescos e pouco gordurosos. Além disso, procure se alimentar com bastante antecedência, em torno de duas horas antes de se deitar.

Ademais, lembre-se de que hora de dormir é hora de dormir. Portanto, livre-se dos pensamentos e foque em ter uma boa noite de sono. Nesse ponto, se alguma preocupação é de fato importante, resolva-a por completo e depois volte para cama.

Dessa maneira, seu corpo e mente estarão descansados, o que contribuirá para obter sua aprovação mais rápido.

Gaste um tempo com você

Reserve aquele tempo diário para ler, ouvir música, cuidar de uma planta, enfim, qualquer coisa que te deixe relaxado.

Foco, o segredo para melhores resultados

Quando for estudar, desligue o celular, saia das mídias sociais (alguns aplicativos podem ajudar a controlar o tempo de uso), isole-se em seu lugar de estudos e não permita que ninguém o interrompa.

Além disso, mesmo estudando, foque naquilo que é importante.

Por exemplo, pode não ser significativo para a sua aprovação tentar estudar todas as jurisprudências possíveis sobre determinado tema: foque em uma ou duas que de fato podem ser cobradas.

Bom pessoal, chegamos ao fim!

Novamente, repito que as rotinas aqui apresentadas devem servir de inspiração para que possamos montar a nossa própria programação de acordo com a nossa realidade.

Dessa forma, tenho certeza de que cada vez mais teremos um dia a dia de estudos equilibrado e excepcionalmente eficaz, o que fará você obter a sua aprovação mais rápido!

Até breve!

Referências

Conheça a rotina matinalde líderes políticos eexecutivos de sucesso – Época Negócios | Carreira (globo.com)

Hábitos de gênios: você sabe o que é rotina criativa? | Profissas

Gráfico detalha a rotina de artistas e pensadores para você se inspirar | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

Como ser produtivo como Barack Obama? 5 dicas do ex-presidente! (napratica.org.br)

Steve Jobs praticava estes 3 hábitos noturnos para recarregar as baterias (globo.com)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.