Artigo

Aprenda a ler as questões da prova – 5 dicas para fazer a diferença no concurso

Muitos candidatos erram questões preciosas em provas de concursos públicos pelo simples fato de não se aterem à leitura aprofundada das questões. E como cada questão válida conta pontos e faz a diferença na aprovação, é importante desde já averiguar se você sabe ler questões de prova. Vamos fazer um teste?

 

1) Você pratica a leitura em todos os contextos?

 

Ler amplia importantes habilidades cognitivas. Quem tem o hábito de ler, compreende melhor, tem um vocabulário mais amplo, sabe se expressar melhor e consegue dialogar com diferentes conceitos. Então, aquela sua leitura básica dos livros preferidos ou do jornal que lê todos os dias, com pouco tempo, já ajuda a compreender textos em contextos específicos, como é o caso das questões das provas de concurso. Obviamente que sei das limitações temporais dos concurseiros mas tente fazer da leitura um prazer. Se a leitura pra você for um prazer você poderá utilizá-la com dois enfoques: lazer e concurso.

 

Se você não tem o hábito de ler, sugiro que comece o quanto antes pois a leitura traz benefícios a qualquer carreira e desenvolve competências importantes, seja no âmbito pessoal ou profissional.

 

No caso das questões de provas de concurso, estabeleça uma divisão de tempo disponível por questão – assim não cometerá erros por medo de não ter tempo suficiente. Sugiro resolver primeiro as questões das questões que você tem mais facilidade. Isso te dará empolgação e motivação para prosseguir na prova.

 

2) Você conhece os diferentes tipos de leitura de questões?

 

Há muitos tipos de leitura: elementar, analítica, de inspeção, crítica, etc. Cada tipo pode ser adaptado a uma função mas na hora de responder as questões da prova do concurso, vale a pena trabalhar com estes diferentes tipos de opções de leitura.

 

O primeiro passo é fazer uma leitura prévia: aqui você já consegue definir do que se trata e contextualizar a questão. O segundo passo é fazer uma leitura mais aprofundada, captando a ideia da banca com aquela questão. Faça uma reflexão em seguida. Investigue o sentido das palavras, procurando o significado e os sinônimos conhecidos. O passo seguinte é se colocar no lugar do examinador que elaborou a questão e buscar entender qual a sua intenção. Um método infalível é resolver o maior número possível de questões da banca. Com isso você conhecerá seu examinador e saberá exatamente o que ele quer que você saiba nas questões.

 

3) Você mantém a confiança diante de questões complexas?

 

Não se desespere: o desespero leva constantemente ao erro. Quando se deparar com aquelas questões que parecem não tem solução ou aquelas questões enormes que parecem não ter fim, saiba que é possível vencê-las, mas para isso é preciso ter uma atitude positiva. Se precisar, leia a questão em etapas, compreendendo cada uma de suas partes – isso vai facilitar a sua compreensão. Mantenha a calma!

 

4) Conhece os principais erros de interpretação?

 

Podemos ainda aprender muito com os erros de interpretação mais comuns entre os concurseiros. Erros servem para isso mesmo – como instrumento de aprendizagem. Vejamos alguns erros mais frequentes:

 

Contradição: Quando as ideias apresentadas no enunciado de uma questão parecerem erradas ou incoerentes com a opinião do candidato, isso pode levar à contradição, o confundindo na hora da prova. Neste caso, vale a pena fazer uma leitura mais aprofundada. Mantenha-se imparcial na hora de resolver a questão.

 

Extrapolação: Muitas vezes o candidato sai do território da questão na hora de interpretar o que é pedido. É o caso da extrapolação, quando o candidato perde o foco do que é pedido. O sintoma é que a questão passa a perder o sentido. Quando você faz a segunda leitura (conforme visto acima), há menos riscos de ocorrer extrapolação.

 

Redução: É o contrário do erro acima descrito. Isso ocorre quando o candidato dá atenção a apenas um aspecto ou trecho do texto, sem considerar a questão como um todo. Ocorre quando há pressa e leitura fragmentada do trecho.

 

Desatenção com o que é pedido: Muitos candidatos leem com calma a maior parte do conteúdo da questão, mas ignoram certos termos importantes, como opção correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira e exceto. Leia a questão como um todo e com calma, mais de uma vez, focando no que de fato é pedido.

 

5) Como faz a análise estratégica da questão?

 

Após as etapas iniciais de leitura, é importante fazer uma leitura crítica e aprofundar os temas com uma análise específica para poder efetivar a interpretação de texto. E quando falamos em “questão” conta-se também as alternativas. É através da análise que pode-se eliminar as opções díspares e identificar a alternativa que mais se aproxime da resposta ideal.

 

Espero que tenham gostado!

 

Veja também: Como potencializar seu aprendizado e acelerar sua aprovação

 

Pra você que está estudando pro fisco, saiu agora do forno o Curso de legislação Tributária de Santa Catarina (ICMS-SC)! Nesse curso abusamos de cores, mapas mentais, exemplos (já são mais de 100 até a aula 4) e exercícios (só na aula 00 são 50 questões). Baixe a Aula 00 grátis e confira no link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/legislacao-tributaria-de-santa-catarina-p-icms-sc-todos-os-cargos/

 

Quer se manter por dentro dos concursos e receber dicas, resoluções de questões e muito mais?  Acesse:

 

Facebook: /coacheduardodarocha

Instagram: @coacheduardodarocha

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_FcmdmBRsltXBd_uGpb1Aw?sub_confirmation=1

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • boa
    pedro em 04/07/20 às 09:43
  • Olá professor, tenho aplicado essa técnica em questões do CESPE/CEBRASPE, e meus resultados evoluíram muito, bem como deixar em branco questões dúbias passiveis de anulação que tiram muitos pontos, aprendendo a ler as questões com calma e com técnica notei que faço provas anteriores sem perder tempo e com nível de acerto de 80 a 90% das questões. Só tenho a agradecer a vocês do ESTRATÉGIA que são disparados os melhores do mercado.
    Adriano em 04/03/19 às 22:11
  • Adorei! Parabéns!
    Professora Liliane Sampaio em 22/10/18 às 20:16
  • Ótima ideia Fabiana! Tentarei trazer algo aprofundado sobre o assunto.
    Eduardo Da Rocha em 26/05/17 às 14:07
  • Ótimo artigo! Poucos falam de questões. Acho que deveria ser um assunto mais explorado, e debatido. Principalmente em nosso meio!
    Fabiana Nogueira em 19/05/17 às 16:44
  • Boa tarde Laélio! Obrigado pela leitura! Quem nunca perdeu aquela questão por falta de letura? Quem nunca? rs. Por isso sou muito adepto da resolução de muitas...MUITAS questões de concursos anteriores. Forte Abraço.
    Eduardo Da Rocha em 16/05/17 às 12:34
  • Obrigado pelo texto, professor Eduardo. Esse aspecto das questões vai, mutas vezes, além do conhecimento adquirido e envolve treino e técnica de resolução.
    Laélio em 16/05/17 às 08:27