Artigo

ICMS-RJ ISS-RJ TCM-RJ – 3 APROVAÇÕES – Minha caminhada – COACHING

Olá, pessoal!

Meu nome é Ernani Junior, Coach no Estratégia Concursos e Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio de Janeiro.

            Esse não será mais um post acerca da caminhada rumo à aprovação em algum concurso público. O que você lerá aqui vai influenciar diretamente na sua forma de estudar e planejar seus estudos no sentido de ser aprovado no maior número possível de certames e, depois, escolher a seu bel prazer em qual cargo tomar posse.

            Fugindo um pouco da tradição, começarei contando a história do presente para o pretérito.

            Atualmente, sou COACH aqui no Estratégia Concursos, atuando no auxílio aos futuros auditores fiscais, auditores de contas, procuradores, analistas, técnicos, policiais e por aí vai. Decidi encarar esse desafio por prazer; satisfação pessoal em poder ajudar alguém que se esforça para conquistar seu sonho e alcançar um objetivo na vida.

            Como faço isso? Muito simples!

            Apenas indicando a metodologia correta de estudo baseada na minha própria experiência nesse mesmo caminho que você está passando ou pretende passar a partir da leitura deste texto. No serviço de COACHING, o aluno aprende o seguinte:

  • priorizar disciplinas a serem estudadas;
  • dicas infalíveis dos tópicos mais cobrados em cada disciplina do edital;
  • formas de marcação de tópicos importantes;
  • método de estudo individualizado por disciplina (como estudar cada matéria do edital);
  • divisão do tempo de estudo diário, através do QTS – Quadro de Trabalho Semanal*;
  • análise do desempenho através do QAPE – Quadro de Análise Percentual de Exercícios*;

e o principal …

  • DISCIPLINA rígida para estudar e não desistir!

 

* Faço uma pequena pausa para explicar o que são QTS e QAPE.

Em cada META DE ESTUDO SEMANAL enviada ao aluno, ele receberá, juntamente com a metodologia específica de estudo por disciplina (indicação dos tópicos mais relevantes a serem estudados), um QTS e um QAPE.

No QTS, há a divisão das horas diárias de estudo de cada matéria, baseado no próprio “feedback” do aluno acerca da sua rotina de vida. Já o QAPE é um quadro desenvolvido por mim no qual analiso o desempenho do aluno nos exercícios dos cursos propostos, também mediante “feedback” enviados pelo aluno ao Coach, semanalmente.

Essas são apenas algumas das inúmeras técnicas de estudo que passo ao aluno durante toda a preparação do COACHING.

           

            Voltando à DISCIPLINA, o meu/seu principal objetivo será imprimir ritmo de estudo no seu cotidiano. Sem disciplina, não há aprovação. Sem aprovação, não há salários altos, qualidade de vida, estabilidade empregatícia e aposentadoria acima da média da população brasileira.

            Agora vamos à história da minha aprovação! De frente para trás para fugir um pouco do clichê. rsrs

            Atualmente sou AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL, vulgo ICMS/RJ, trabalho na Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro e sou totalmente realizado profissionalmente. Fui aprovado no concurso de 2011, após longos, difíceis, maçantes e sofridos 3,5 anos de estudos.

            Antes de assumir o cargo no Fisco Estadual, fui aprovado no concurso para FISCAL DE RENDAS do Município do Rio de Janeiro, vulgo ISS/RJ, tendo exercido o cargo durante o ano de 2011, na Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro.

            Além disso, também em 2011 fiz o concurso para AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro – TCM/RJ, no qual também fui aprovado e nomeado dois anos depois, em 2013. Porém, não assumi o cargo, pois já exercia o cargo de Auditor Fiscal no ICMS-RJ.

            Graças a DEUS, a minha família e aos amigos que me apoiaram, fui aprovado nos 3 concursos dos meus sonhos e tive a imensa felicidade de simplesmente ESCOLHER qual carreira seguir. Foram as melhores dúvidas que eu já tive na minha vida, pode acreditar! rsrs

            Não fiquemos por aqui.

            Antes de assumir, dessa vez, o Fisco Municipal, exerci o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento, vulgo APO, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro – SEPLAG/RJ.

            Finalizando a maratona, tudo começou quando fui aprovado no Curso de Formação de Oficiais, da Academia de Bombeiro Militar,  do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, tendo me formado e galgado a patente de 1º Tenente Bombeiro Militar.

            Os motivos que me levaram a escolher um cargo em detrimento dos outros será assunto de uma outra conversa que podemos ter quando você, caro (a) leitor (a), iniciar o serviço de COACHING comigo.

            Quer saber o que eu fiz durante esses 3,5 anos de preparação?

31 (TRINTA E UM ) CONCURSOS PÚBLICOS PRESTADOS!!!

            É exatamente isso que você leu. Prestei 31 certames durante a minha preparação. Tenho cada um deles anotado nos meus assentamentos da época de concurseiro. Só para citar alguns: RFB (Auditor e Analista), ICMS/RJ, ISS/RJ, TCM/RJ, SEPLAG/RJ, AFT, TRF 2ªR (Analista e Técnico), TRT 1ªR (Analista e Técnico), TJ, MPU, CGU, BACEN, SUSEP, CVM, ABIN, ANAC, ANEEL, ANTAQ, MPOG, IBGE, DNPM, SESDEC, FIOCRUZ, Polícia Federal e outros mais.

            Como eu queria muito passar em algum concurso público cujo salário e condições de trabalho fossem mais satisfatórios do que aqueles do meu emprego na época, arrisquei-me nessas dezenas de certames supracitados no intuito de conseguir alguma aprovação. Já deu pra perceber que a porcentagem de reprovação foi bastante significativa, não?

            Pois bem, graças a essas “reprovações em massa” consegui aprender a maneira mais eficiente de estudar, utilizando métodos desenvolvidos por mim, uma vez que naquele tempo não havia ainda disponível no mercado esse serviço de excelência e de extremo auxílio ao candidato que é o COACHING.

            É justamente esse “feeling” de saber escolher o caminho mais curto para o sucesso que eu lhe ofereço as experiências pessoais de quem já passou por isso há poucos anos.

            Mas Ernani …

  • você não tinha foco?
  • por que você só prestou concurso para o Rio de Janeiro?
  • você estudou especificamente para cada um desses 31 concursos?
  • você fez isso tudo trabalhando e estudando?
  • você foi aprovado nas áreas FISCAL e CONTROLE quase ao mesmo tempo. Como pode?
  • como eu faço para seguir um caminho que me propicie aprovações em diversos cargos?

            Bom, essas perguntas eu terei o enorme prazer de responder em nossas sessões via Skype, através de serviço de COACHING aqui no Estratégia Concursos.

            Finalizando, para não dizer que um sonho é impossível de ser alcançado, informo que durante a minha preparação ainda conjuguei o trabalho, a faculdade de Direito e o “choppinho” aos sábados de sol com os amigos na praia – este último como um bom carioca da gema ;)

            Um grande abraço e obrigado a todos que tiveram a paciência de ler este breve depoimento de um servidor público!

Coach Ernani Junior

E-mail: [email protected]

PS. Se quiser contratar meu serviço de COACHING, é só avisar à Equipe do Estratégia quando do preenchimento da matrícula.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ola Campeão! dê- me um conselho. eu tenho uma baita de uma duvida referente a estudar para area fiscal ... eu tenho 22 anos, faço faculdade( 5 ano de Engenharia) e trabalho também na área ... a duvida é a seguinte, é melhor terminar meus estudos e depois começar a estudar realemnte para concurso? abraços!
    Luan Santos em 11/01/19 às 10:47
  • Olá, Davi! Adianto que os 3 são excelentes locais para trabalhar. Os motivos foram pequenos detalhes pessoais. Como eu disse, foi a melhor dúvida da minha vida. Abraço!
    Ernani Junior em 12/05/17 às 12:46
  • Também gostaria de saber o porquê de ter escolhido ICMS RJ, preterindo ISS e TCM RJ.
    Davi em 12/05/17 às 11:12
  • Olá, Mota! Em primeiro lugar, essa decisão é única e exclusivamente sua. Vou opinar baseado somente nos dados que você me forneceu no texto. Se você está infeliz no trabalho e passou para outro que acha (pois já deve ter lido muito a respeito) que terá melhores condições de trabalho diário, troque de cargo. Obviamente o salário no novo cargo deve ser melhor que o seu atual; logo, mais um ponto positivo à mudança. Quanto à reforma da previdência, ainda haverá muitas alterações até o texto final ser aprovado. Porém, não se iluda, pois daqui a alguns anos a história se repetirá e mais alterações virão (é só ver as várias EC na nossa Carta Magna). O que está em jogo é a sua felicidade ao acordar cedo e ir trabalhar ou se o seu coração dispara quando ouve aquela música do encerramento do Fantástico no domingo, sabendo que amanhã será segunda-feira. É preferível trabalhar feliz e ganhando mais até os 65 a trabalhar infeliz até os 54. Tem um ditado que parece brincadeira, mas que eu gosto muito: "Quem faz o que gosta está sempre de férias". Espero ter ajudado.
    Ernani Junior em 10/05/17 às 23:17
  • Olá mestre, dê- me um conselho. Tenho 41 anos, 17 anos de bombeiros Goiás como sargento. Estou prestes a tomar posse na Pcdf como papiloscopista. Porém essas mudanças na previdência estão me deixando na dúvida. Se ocorrer como previsto, terei que trabalhar na PCdf até os 65 anos de idade, mas como entrei no serviço público em 2000 essa pec 287 não me tirará certos direitos. Por outro lado me parece que os militares também sofrerão alterações em suas previdências e a paridade e integralidade devem ter alguma mudanças. Para completar, confesso que não gosto nada de ser militar. Pergunta: o senhor na minha condição tomaria posse na Pcdf com salário igual ao da PF?
    Mota em 10/05/17 às 23:04
  • Anotado, Renan! Falarei sobre isso em breve.
    Ernani Junior em 10/05/17 às 22:41
  • Uma dica de post : como conciliar área fiscal e área de controle. Acredito que muitos estejam nessa situação.
    Renan Mendes em 10/05/17 às 22:23
  • Dose de motivação do dia! Obrigada e parabéns!
    Thais em 10/05/17 às 21:52
  • Professor , muito inspiradora a sua trajetória!! Pretendo seguir com foco na carreira fiscal e me interessei bastante por esse método de acompanhamento dos estudos. Irei agendar o contato via Skype!
    Diego Nascimento em 10/05/17 às 21:12
  • Linda sua historia de superação e sucesso. Nos motiva a estudar mais! Espero que em breve esteja nessa mesma trilha com seu help!
    Julia em 10/05/17 às 19:52
  • Olá, Na! O segredo é não mais desistir. Se você já investiu tempo e dinheiro nos estudos e, principalmente, sonha todos os dias com a aprovação, persista um pouco mais. Pare e analise os seus pontos fracos e o que pode fazer para melhorar seu desempenho nas provas. Tenho incríveis histórias com as reprovações e pretendo escrever sobre tais em breve. Bola pra frente e siga firme no seu propósito!
    Ernani Junior em 10/05/17 às 18:52
  • Professor, estou quase chegando ao número de reprovações do senhor, num mundo com tantos bem-sucedidos, o fracasso é um sentimento recorrente, parece que nunca vou alcançar, poderia escrever sobre elas? Espero que as minhas reprovações sejam coroadas com um sucesso semelhante ao seu. Parabéns!
    Na em 10/05/17 às 17:29