Aprovada no concurso SME-SP para o cargo de Auxiliar Técnico de Educação
“Ser concurseiro é cansativo e exige bastante de cada um, não é coisa de ‘gente que não tem o que fazer’. Exige preparo, dedicação, determinação, renúncia, autocontrole e, com certeza, o famoso 3F: força, foco e fé!”
Confira nossa entrevista com Adelaide, aprovada no concurso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) para o cargo de Auxiliar Técnico de Educação:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Adelaide M.: Sou formada em Enfermagem, tenho 38 anos, nasci e moro em São Paulo/SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Adelaide: Após decidir deixar temporariamente a Enfermagem, encontrei muita dificuldade para retornar ao mercado de trabalho. Dessa forma optei pelo concurso.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Adelaide: Dediquei-me inteiramente aos estudos.
Estratégia: Em quantos concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Adelaide: Foram mais ou menos 15 provas, sendo 7 aprovações dentro do nº de vagas. O último foi o SME/SP para Auxiliar Técnico de Educação com classificação 91.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados(as)?
Adelaide: Senti grande alívio e muita alegria ao ver que valeu a pena todo o esforço empreendido.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Adelaide: Basicamente ia à academia bem cedinho (06:00-07:30) e uma vez a cada 2 meses saia com as amigas (também concurseiras) para tomar um café no fim da tarde. Minha família não tem tradições nem hábitos festivos. Não houve grande mudança, já possuía uma vida social bem simples e calma antes de iniciar os estudos sem baladas, viagens ou qualquer tipo de saída rotineira.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Adelaide: Sou solteira, não tenho filhos e no momento não estou namorando. Moro com meus pais e não somos de conversar muito. Já meus irmãos moram fora do Brasil. Minha família me apoiou permitindo que eu me dedicasse integralmente aos estudos sem questionar minha decisão de deixar de trabalhar temporariamente.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Adelaide: Sim, ajudou na minha evolução como concurseira iniciante, pois compreendi onde e como estava errando. Melhorei o desempenho cada vez mais e sei que continuar nesse caminho me preparará para qualquer outro concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Adelaide: Especificamente para o concurso do SME/SP foram 4 meses (julho/2019 a outubro/2019).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Adelaide: Sim, desde 2016 estudava sem ter edital. A disciplina vinha do desejo e da necessidade de alcançar uma vaga. A atividade física me permitia manter o foco e a disciplina uma vez que trazia o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adelaide: Foi por indicação de amigos e amigas concurseiros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Adelaide: No início optei pelas aulas presenciais, pois não tinha disciplina nem organização. Com o tempo fui assimilando o conteúdo de uma disciplina com outra. As aulas do curso presencial finalizaram, mas sentia que faltava algo e resolvi comprar uma matéria específica do Estratégia (PDF + videoaula). No meu percurso de preparo sempre utilizei mais de um tipo de material. Hoje, sou adepta aos PDF’s do Estratégia e uso as videoaulas para revisar.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Adelaide: Graças ao Estratégia Concursos utilizei material gratuito do programa “Desempregados 2019” para o concurso do SME-SP. Foi meu primeiro contato com a Trilha Estratégica e naquele momento decidi confiar e seguir tudo o que estava no material (ler PDF, ver videoaula, fazer exercício, ver mapa). Meu plano de estudos era conforme a instrução da Trilha. Estudei várias matérias ao mesmo tempo, porque o prazo era curto (tinha apenas 3 meses até a data da prova). Foram 9/10 horas diárias de estudo com pausas para almoço e café da tarde, não deixando de lado a atividade física logo às 06:00 da manhã.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Adelaide: Iniciar novas disciplinas gerava certo receio de não dar conta. Para não desanimar, usei algumas dicas de professores e amigos como:
dar uma chance a mim mesma para aprender;
primeiro ter um contato com a matéria antes de julgá-la chata, difícil ou impossível;
iniciar cada estudo de coração e mente abertos como um livro em branco;
olhar com calma e ler devagar. Fazer com pressa só para terminar logo não dará bom resultado.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Adelaide: Mais uma vez contei com Estratégia Concursos e segui estudando com a “Revisão de véspera” via YouTube até 18:00 do dia anterior à prova. Isso me ajudou a controlar a ansiedade mantendo a mente ocupada e de forma produtiva. No início pensei se isso não me cansaria mais, mas depois que a live terminou e tomei um bom banho, senti uma leveza e confiança que nunca havia sentido antes.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Adelaide: Na prova do SME-SP, o edital definiu que seriam cobradas as atividades relativas ao cargo e isso facilitou, pois ao estudar o conteúdo do edital, já estava me preparando para a discursiva. Outro ponto importante foi o estudo para redação, porque não adianta responder o que se pede e perder preciosos pontos por não seguir as regras de escrita.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Adelaide: Meus principais erros foram a procrastinação (TV e afazeres da casa) e não realizar preparo para dormir todos os dias (uma boa noite de descanso faz parte da fixação dos estudos). Já os maiores acertos foram: não deixar a culpa ou o medo paralisar a retomada dos estudos, identificar e compreender meus limites, valorizar cada conquista, persistir não importa quanta vezes cair.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Adelaide: O mais difícil era também o mais fácil, depender apenas de mim para ser aprovada. Nos momentos em que pensei em parar, foram meus amigos que me socorreram e acompanharam na jornada dos concursos até o fim. As palavras motivadoras me auxiliaram, renovando a fé em mim, no meu potencial. Assim, a cada dia vencia mais uma questão de prova, mais uma página de PDF, mais um minuto de videoaula até fechar o edital. Outras ferramentas utilizadas no meu dia a dia foram: música, vídeos motivacionais e meditação.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Adelaide: A possibilidade de ter uma vida diferente com novas perspectivas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adelaide: Pesquise sobre o cargo que almeja para não ficar frustrado ao entrar em exercício;
Planeje-se financeiramente;
Tenha material de qualidade, atualizado e bem estruturado;
Não pule etapas. Avançar nos estudos sem compreender o conteúdo o prejudicará mais adiante;
Cuide da mente, do corpo e da alma;
Tenha bons amigos, reavalie as amizades. Talvez alguns não compreendam a sua nova rotina, mas você sempre poderá contar com os novos companheiros: concurseiros ou não;
Tenha autoconhecimento. Ele é um guia para saber o que querer, saber para onde ir ou como chegar, conseguir discernir quando se está cansado de verdade. Ser concurseiro é cansativo e exige bastante de cada um, não é coisa de “gente que não tem o que fazer”. Exige preparo, dedicação, determinação, renúncia, autocontrole e, com certeza, o famoso “3F: força, foco e fé”;
Deixo aqui uma frase dita por um dos meus professores: “Não desista. Se precisar, saia da fila. Você não perderá a vez. Quando puder, apenas retornará ao final da fila”. Penso que quando desistimos, vivemos no mundo do “e se…?”. Desejo bom preparo e boa prova a todos.