Artigo

O parto da aprovação: Transformando as adversidades em motivação

Olá pessoal, sou Abraão Pereira, Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo (ICMS-SP) e coach do Estratégia Concursos. 

Antes de iniciar o artigo, queria comentar algo sobre o título. Alguns devem estar se perguntando “Porque o parto da aprovação?” ou “Qual a relação entre adversidades, motivação e parto? ”. Bem, o título parece um pouco confuso mesmo, mas aos poucos vocês vão entender, e ele fará bastante sentido. Só pra matar um pouco da curiosidade, escolhi esse termo “o parto da aprovação” porque o meu período mais intenso de estudos pra concurso coincidiu, quase que perfeitamente, com a gravidez de minha esposa, e minha aprovação veio junto com o nascimento do meu filho! Entrarei nessa parte pessoal um pouco mais pra frente. Primeiro, vamos ao tema principal: motivação!

Bem, pelo meu perfil, e pelo primeiro artigo que escrevi, já devem ter notado que dou muita importância ao fator motivação. Porque isso? Porque acredito que esse fator tem grande influência em uma trajetória vitoriosa.  Motivação, por definição, é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Em outras palavras, a motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si e façam o possível para conquistar o que almejam. E, afinal, o que nos deixa motivados? Bem, isso é muito relativo, e varia de pessoa pra pessoa. Normalmente, por incrível que pareça, a recompensa financeira não costuma ser um grande fator motivacional. Não que os salários do serviço público não sejam um grande atrativo. O que eu quero dizer é que existem fatores que nos fazem sentar todos os dias em uma cadeira e passar horas, e mais horas, estudando sem desanimar, que vão muito além da parte financeira. Muitos se motivam pela realização pessoal de alcançar aquele cargo,  alguns têm no orgulho dos pais e familiares a principal motivação, já outros utilizam as adversidades como fonte de motivação. Adversidades como motivação? Como assim? Agora vou contar um pedacinho da minha história pra tentar contextualizar.

Quando decidi começar a estudar pra área fiscal, em setembro de 2011, minha vida era relativamente confortável, afinal, morava com minha mãe e ia de carro para cumprir minha jornada de trabalho de 6 horas no TJ (para entender melhor o que antecedeu a setembro de 2011, recomendo a leitura do meu outro artigo, intitulado de "Minha trajetória e as lições aprendidas"). Após o trabalho, voltava pra casa, almoçava, assistia o jornal esportivo, estudava um pouco até o fim da tarde, ia pra academia, e no período da noite, assistia seriado ou saía com minha namorada. Bem, estava tudo muito calmo e, diante de tanto marasmo, acabava negligenciando diversas vezes o estudo, pois não sentia na pele a real necessidade de estudar, ou seja, eu não tinha motivação. As coisas continuaram assim pelos meses iniciais, até que, em janeiro de 2012, resolvi entrar num curso presencial pra o concurso da Receita Federal e, na palestra inaugural, o professor, enquanto nos passava um panorama sobre o mundo dos concursos, falou que Rocky III era um filme que todo concurseiro deveria assistir. Isso mesmo!! Rocky III! Aquele da série do lutador de boxe, Rocky Balboa, estrelado por Silvestre Stalone! Eu, que sempre gostei da saga de Rocky, cheguei em casa e resolvi assistir o filme novamente.

No filme em questão, o lutador Rocky já é campeão mundial e, no início, ele aparece participando de programas de televisão, rodeados de fãs, dando autógrafos e morando em uma casa enorme e luxuosa, enfim, com a vida completamente confortável. De repente, ele recebe um desafio de um lutador chamado Clubber Lang , e, por negligenciar seu treinamento, ele acaba sendo derrotado. Rocky, então, após perder a luta, desiste dos rings e perde praticamente tudo que havia conquistado. Pois é justamente nesse momento, diante de um dos momentos mais difíceis de sua vida, que ele encontra motivação para voltar a treinar com todas as suas forças e, no final do filme, como era de se esperar, alcança seu objetivo que é derrotar Clubber Lang.

Eu mi vi naquele filme! Não que eu fosse rico ou famoso como Rocky, mas eu estava muito confortável! Eu precisava sair da minha zona de conforto pra criar forças para estudar, ou seja, para me sentir motivado! Enquanto alguns procuravam o conforto do lar para estudar, eu resolvi seguir o caminho oposto e passei a estudar fora de casa. Passei então a, do trabalho, ir direto para a sede do curso, onde ficava estudando em uma sala de estudos até a hora da aula. Ainda assim, por estar de carro, algumas vezes me sentia tentado a dar uma passadinha em casa, e isso me fazia perder preciosas horas de estudo. Qual a solução que encontrei? Vendi o carro! Isso mesmo! Vendi o carro e passei a andar de ônibus lotado, no calor insuportável de Salvador! Acham que eu exagerei? Talvez, mas isso, apesar de tornar minha rotina mais cansativa, fez com que “dar aquela passadinha em casa antes do estudo” não fosse mais uma opção. Com o passar dos dias, nessa rotina bem mais desgastante, a situação ficou tão incômoda que eu comecei a sentir, finalmente, a necessidade de mudar aquela minha realidade! E qual era a opção que eu tinha pra mudar aquilo? Passar num concurso melhor! Pronto! Aí estava minha motivação! Comecei, então, no início de 2012, a estudar de verdade!!

Foi assim durante todo o primeiro semestre de 2012, estudando firme pra a prova da Receita Federal, que estava prevista para o mês de setembro, até que, em julho de 2012, recebo uma notícia um tanto quanto inesperada: minha namorada, que hoje é minha esposa, estava grávida (e agora faço um breve parêntese só pra agradecê-la por ter sido tão forte e compreensiva durante esse período). Apesar de muito feliz com a notícia, senti também um pouco de medo, afinal, ainda não tinha uma vida financeiramente estruturada pra ter uma família. Precisava, mais do que nunca, daquela aprovação. Depois de respirar um pouco, e lembrar de Rocky III, percebi que poderia utilizar aquela situação ao meu favor, e internalizar aquilo como mais um fator motivacional. Foi justamente isso que fiz! Agora eu não tinha mais todo tempo do mundo, eu tinha apenas 9 meses, e isso era mais um grande desafio! Olha aí outra adversidade que veio para me motivar! Naqueles 9 meses estudei muito mais do que eu já havia estudado em toda minha vida. Em setembro e dezembro, ainda no ano de 2012, fiz as provas da primeira e segunda fase, respectivamente, pra o cargo de ATRFB, e em janeiro de 2013 saiu o edital pro ICMS-SP! Lá estava minha ultima chance antes do nascimento do meu filho, para tentar conseguir o tão sonhado cargo de Auditor Fiscal! Após redirecionar meus estudos, passei a focar nesse concurso, no qual fui aprovado! As provas do ICMS-SP foram dia 23 e 24 de março de 2013 e, uma semana depois, no dia 31 de março de 2013, meu filho nasceu! A minha aprovação e o nascimento do meu filho foram os dois momentos mais felizes de minha vida, e vieram praticamente juntos! Descrever os sentimentos envolvidos ao ver um filho nascer, creio ser impossível. Quem é pai, ou mãe, sabe o que estou dizendo. Porém, descrever o momento da aprovação é, sim, possível, e fiz isso no artigo “Minha trajetória e as lições aprendidas”.

Aposto que deve ter alguém se perguntando: “E nesse período de estudo, não teve nenhum momento fraqueza?” Claro que tive! Vários, inclusive! Por diversas vezes pensei em desistir ao errar uma sequência de exercícios; ou pensei que não fosse ter tempo suficiente; ou entrei em desespero ao lembrar da responsabilidade que tinha; ou tive que correr na praia pra me desligar do mundo e soltar um pouco da tensão acumulada. Enfim, tive momentos difíceis sim, e isso faz parte do processo! O importante é que nesses momentos você se lembre do seu fator motivacional, respire fundo, e recupere as rédeas da situação. E no dia da prova, acham que fiquei nervoso? Um pouco, mas nada fora do normal. Por mais expectativa que existisse sobre aquela prova, eu tinha a consciência de que havia dado o melhor de mim, e isso me trazia confiança! “Ter a consciência de que fez o melhor que pôde”, isso é muito importante! No fundo eu sentia que meu trabalho havia sido feito, e o resultado seria apenas consequência.

O recado que eu queria deixar é que as adversidades existem para todos, sem exceção, porém, o que te coloca no caminho da vitória, ou da derrota, é a forma com que você vai lidar com elas. Os desafios existem para ser superados e, de verdade, há poucos prazeres maiores do que o de conseguir superar um grande desafio! O que leva um alpinista a passar dias escalando uma montanha para descer logo em seguida? O prazer da superação, da vitória, de ultrapassar seus próprios limites!  É justamente nos momentos de maior dificuldade que descobrimos nossa verdadeira força. Alguns, inclusive, precisam disso, pois não sabem do que realmente são capazes! Sair da zona de conforto pode ser necessário para acordarmos, tomarmos aquele choque de realidade, sentirmos a necessidade de lutar! Foi assim comigo e pode ser assim também com você! E quanto às dificuldades que surgirem de maneira aleatória, como foi, pra mim, o prazo de 9 meses por conta da noticia da gravidez? Essas devem ser encaradas como novos desafios, que podem, e devem, serem superados! Já disse isso, mas vale a pena repetir: “Eu encontrei, nos desafios, a minha motivação”. Será que você, caro aluno, também está precisando sair da sua zona de conforto? E as dificuldades, como as têm encarado? Como obstáculos instransponíveis ou como desafios que podem ser superados? É muito importante que você também crie essa consciência e encontre a sua motivação, e é para ajudar vocês nessa jornada, que eu estou aqui! Espero que esse texto sirva para motivá-los e inspirá-los de alguma forma! Irei, muito em breve, escrever outros artigos, abordando outras questões motivacionais e temas mais técnicos também, como rotina e organização dos estudos, métodos de resolução de provas, preparação na reta final, etc.

Grande abraço e bons estudos!

Abraão Pereira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada por compartilhar conosco lições preciosas. Motivação é tudo pra mim e, por este motivo, fico muito feliz em iniciar o meu processo de coaching com você! Me identifiquei com sua história e o fator motivacional faz toda a diferença, de fato. Gratidão e lá vamos nós! :)
    Priscila em 12/01/19 às 00:11
  • Monique, eu que agradeço pelo feedback positivo! Muito obrigado! Fico muito feliz em saber que esse artigo ajudou você e algumas outras pessoas! É para isso que estou aqui, e receber esse retorno é realmente gratificante! Abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 25/04/17 às 11:47
  • Obrigado André! Assista o filme novamente! Aliás, não só esse, assista outros filmes, também com mensagens motivacionais, nos momentos de descanso. Os filmes sempre me ajudaram muito a manter minha motivação!  Grande abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 25/04/17 às 11:44
  • Muito ver sua força de vontade, Lilian! Você já tem a consciência necessária para ser aprovada! Acredite que isso será só questão de tempo, basta se manter firme no propósito! Quanto ao local de estudo, tenho duas sugestões. Por diversos fatores, também não conseguia estudar direito em casa e resolvi estudar na sala de estudos de um cursinho pra concurso que existia em Salvador. Meu estudo melhorou 200% quando passei a estudar fora de casa! Para utilizar a sala de estudos, eu me matriculei num curso presencial. Atualmente, esses cursinhos costumam alugar as cabines de estudo em separado, independente de estar ou não matriculado em algum curso. Talvez valha a pena você investir em um aluguel de cabine de estudos. Outra solução seria procurar uma universidade, próxima a sua residência, que tenha o espaço da biblioteca disponível para ser utilizado por pessoas que não sejam alunos. Algumas universidades fazem isso. Eu estudei, também, durante um tempo, numa universidade e foi ótimo! Eu não podia pegar livros na biblioteca, pois não era aluno, mas podia entrar, sentar numa cabine de estudos, e passar a tarde e a noite estudando, até o horário da bilioteca fechar.  Não sei se você tem acesso a alguma das duas opções que dei, mas, caso tenha, pense nessas possibilidades.  Abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 25/04/17 às 11:42
  • Eu que agradeço pelo retorno, Dilva! Muito obrigado! Meu objetivo é exatamente esse: fazer com que os colegas que estão estudando se vejam através de minha história. No momento em que percebemos que alguém viveu uma experiência muito parecida com a nossa, e obteve sucesso, percebemos que aquele objetivo é alcançável. Muita gente fala que esses cargos púlicos mais visados são inalcançáveis para pessoas comum. Que só quem passa são os gênios, ou quem não trabalha e tem o dia inteiro livre pra estudar. Isso é tudo mentira! Para isso os artigos e depoimentos dos aprovados são tão importantes. Através dos depoimentos percebemos que os aprovados são pessoas comuns, igualzinho a nós! Que tiveram suas dificuldads, que cometeram erros durante o caminhada, que passaram por momentos de fraqueza, mas que superaram essas adversidades e venceram! Eu li muitos depoimentos durante meu periódo de estudos e posso afirmar que foram extremamente importantes, pois me ajudavam a me manter firme durante essa trajetória de estudos!  Continuarei escrevendo sim! É um enorme prazer poder ajudar você e os demais!  Abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 25/04/17 às 11:32
  • Exatamente Rafaela. Tudo depende da forma com que encaramos as dificuldades que venham a surgir no nosso caminho. Michael Jordan, que é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos, disse algo muito interessnte, que se encaixa bem nesse contexto trabalhado no artigo:  "Obstáculos não têm necessariamente que te parar. Se você se deparar com um muro, não dê as costas e desista. Descubra um jeito de escalá-lo, atravessá-lo, ou passar ao redor dele" Abraços e bons estudos. Abraão
    Abraao Pereira em 25/04/17 às 11:20
  • Artigo muito bom! É interessante como a adversidade é um potente combustível para sairmos da zona de desconforto.
    Rafaela em 25/04/17 às 09:23
  • Mais uma vez me identifiquei com seu texto, ou melhor com sua história, por isso, é tão importante pra gente, quando vcs compartilham suas histórias. A vida de concurseiro é muito solitária, por mais que a família nos apoie, e disso não posso reclamar, mas os nossos conflitos internos, eles não entendem, porque só entende é quem realmente passa ou já passou por isso. Também trabalho no T.J., perto de casa, bom salário e ai, zona de conforto, mas, ao mesmo tempo, estou bastante desconfortável lá, não gosto da função que exerço, uma vontade enorme de mudar, de conquistar coisas novas, histórias novas, então, todos os dias pra estudar tenho que lembrar das minhas motivações. Não deixe de escrever! Obrigada!
    Dilva Joppert em 25/04/17 às 08:27
  • Concordo, professor! Quanto mais dificuldades temos de enfrentar, maior é a nossa motivação. Eu estudo há 1 ano e 7 meses; lidando com o desemprego, a doença, o desprezo por parte dos parentes que moram no mesmo imóvel, longe dos amigos, sem um local silencioso para estudar e, em todo esse tempo, não houve um só dia que eu não tivesse vontade de estudar para mudar isso. Uso as adversidades como combustível para seguir nos estudos. Vejo q muitas pessoas, com uma vida mais tranquila, não tem esse "gás" para encarar essa maratona. Muito obrigada!
    Lilian em 24/04/17 às 19:41
  • Muito bom o texto! Fiquei até com vontade de ver o filme rs. Abraços!
    André em 24/04/17 às 19:25
  • Parabéns pelo texto, Abraao! A forma de como escreve consegue transmitir muita emoção! Com certeza, para nós concurseiros é muito motivador! Eu realmente estava precisando ler isso! Obrigada.
    Monique em 24/04/17 às 18:31