Aprovado em 1º lugar no concurso CREMEPE para o cargo de Assistente Técnico I em Araripina/PE
“Não se compare, cada um tem sua forma de estudar e seu tempo para aprender. E sempre que achar necessário, recalcule a rota, só não pare!”.
Confira nossa entrevista com Luis Henrique dos Santos Eugênio, aprovado em 1º lugar no concurso CREMEPE para o cargo de Assistente Técnico I em Araripina/PE:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Luis Henrique dos Santos Eugênio: Meu nome é Luis Henrique, sou formado em pedagogia, tenho 26 anos e sou de Araripina, cidade do sertão de Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luis Henrique: A possibilidade de ter um emprego estável e a chance de proporcionar uma vida financeiramente melhor para minha mãe.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luis Henrique: Durante toda minha jornada como concurseiro eu tive que conciliar os estudos com o trabalho e no início tive que conciliar também com os últimos anos da minha graduação. Então, todo tempo livre eu tentava me dedicar ao máximo para concursos: nos intervalos do trabalho, em filas, em ônibus, eu sempre procurava um meio de continuar estudando. Trabalhava a tarde, então durante a manhã estudava para concursos e à noite me dedicava às coisas da faculdade. Aos fins de semana eu tinha mais tempo livre, então a dedicação era maior, tanto para os concursos quanto para faculdade.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luis Henrique: Eu sou servidor municipal e fui aprovado no último concurso da prefeitura de Garanhuns-PE. Também fui aprovado no CREMEPE, em 1º lugar, para o cargo de Assistente Técnico I, em Ararapina-PE.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Luis Henrique: Eu não consigo descrever tamanha felicidade que senti, inclusive estou sem acreditar até hoje. Era apenas uma vaga imediata, então eu sabia o quanto seria concorrido, mas estaria feliz se conseguisse ficar pelo menos entre as vagas do cadastro de reserva. Ficar em primeiro lugar não só me deixou feliz como me fez ver que todo esforço e toda abdicação valeram a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luis Henrique: Sempre tentei balancear meu tempo para que eu não fosse radical ou displicente com meus estudos. Sempre que eu atingia algumas metas de estudo, como concluir um assunto de determinada disciplina ou alcançar um percentual de acertos em simulados (a meta era 85% de acertos), o prêmio era sair com os amigos ou curtir minha família (risos).
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Luis Henrique: Sou solteiro e moro sozinho, mas sempre tive o apoio da minha mãe nessa caminhada de estudos, ela é minha maior incentivadora e meu maior motivo para continuar estudando. Embora analfabeta, ela sempre me apoiou a procurar nos estudos uma forma de mudar de vida, todas as vezes que estava desanimado ou passando meu tempo com coisas fúteis, ela puxava minha orelha e me mandava estudar.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Luis Henrique: Se você conseguir reaproveitar o que vem estudando, acredito que não. No meu caso, considero a aprovação no concurso do CREMEPE como um degrau a mais até conseguir meu objetivo principal que é ser aprovado no SEFAZ-PE, no cargo de auditor.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Luis Henrique: Da publicação do edital até a aplicação da prova, estudei por pouco mais de 2 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luis Henrique: Para o concurso do CREMEPE estudei pós edital, porém nos demais concursos que prestei, sempre tentei manter o hábito de estudos mesmo sem edital previsto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luis Henrique: Por um acaso (inclusive, um dos melhores acasos da minha vida), quando decidi fazer dos concursos um objetivo de vida, saí pesquisando os melhores cursos preparatórios e vi no Estratégia o casamento perfeito.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Luis Henrique: Sempre optei pelos PDFs, tenho mais facilidade para aprender com a leitura. Quando eu estava muito cansado ou tinha uma dúvida mais especifica, optava pelas videoaulas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Luis Henrique: Eu tento estudar no mínimo duas disciplinas por dia, dando mais ênfase naquela disciplina que eu tenha mais dificuldade ou que o assunto seja mais extenso. Geralmente eu conseguia estudar no máximo 4 horas por dia durante a semana e um pouco a mais aos fins de semana e feriados. Eu adaptava alguns cronogramas de estudo com a minha realidade, fazia resumos diários e semanais, e respondia muitas, mas muitas questões (diariamente fazia questões das disciplinas que via no dia e aos fins de semana fazia simulados de todos os assuntos que eu tinha visto durante a semana).
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luis Henrique: Sempre tive um pouco de dificuldade em português e informática, já levei até ponto de corte em informática num concurso que gabaritei as especificas, então sabia que precisava me dedicar ao máximo para que isso não acontecesse novamente. Comecei a dedicar um tempo maior para essas duas disciplinas e respondia mais questões delas do que de outras.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luis Henrique: Sou naturalmente ansioso, então na semana que antecedeu a prova, me dediquei a resolver o máximo de questões possíveis. Resolver questão é a parte do estudo que mais gosto e que mais me ajuda na memorização, então foi uma espécie de terapia que me tranquilizou até o dia anterior a prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luis Henrique: Meus maiores erros foram: a falta de foco no início dos estudos, todo concurso que aparecia eu fazia, não importava a área, cheguei até a estudar para dois concursos totalmente diferentes de uma vez só. Outro erro foi a procrastinação, além da falta de foco, eu quase sempre procrastinava e isso me fez, infelizmente, perder muito tempo e me frustrar bastante. Meu maior acerto foi ter identificado os meus erros e ter aprendido com eles. Hoje eu tenho um foco e disciplina para estudar todos os dias.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luis Henrique: Com certeza lidar com as reprovações. Pensei em desistir várias vezes, mas o incentivo da minha mãe e a identificação dos meus erros foram cruciais para continuar tentando e dessa vez da forma correta.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Luis Henrique: Minha maior motivação é sem dúvidas minha mãe, é por ela e para ela que estudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luis Henrique: Por mais clichê que pareça: NÃO DESISTA. O início dos estudos pode parecer complicado, solitário e demorado, mas no fim todo o esforço valerá a pena. NÃO SE COMPARE, cada um tem sua forma de estudar e seu tempo para aprender. E sempre que achar necessário, recalcule a rota, só NÃO PARE.