Aprovada no concurso PM SC:
“Um bom curso, que tenha uma boa plataforma aliada a bons professores e materiais de qualidade, faz parte da aprovação, é fundamental investir nisso. E o mais importante, se imagine no lugar que deseja chegar! Isso vai te impulsionar ainda mais.”
Confira nossa entrevista com Paula Braga, aprovada no concurso PM SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Paula Braga: Sou formada em Gestão Ambiental, tenho 26 anos e sou de Tubarão – SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Paula: Eu comecei a trabalhar com 15 anos de idade, passei por diversos ramos e sempre gostei de me desafiar e buscar empregos melhores, não me limitando a experiências já adquiridas. Sempre tive apreço por carreiras policiais, porém, a PMSC era a principal instituição da qual eu gostaria de fazer parte, por ser uma das melhores do Brasil e por ser do meu Estado. Além disso, um primo, que já faz parte da mesma, também me inspirou.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Paula: O concurso da PMSC 2019 foi o primeiro que fiz. Quando iniciei os estudos, trabalhava em um banco durante 8 horas por dia, acordava as 5h para estudar e trabalhava das 9:00 às 18:00, retomando os estudos na parte da noite. Isso, durante 5 meses. Após esse período, fui demitida. Então, aproveitei o tempo livre durante o dia, e estudava por 8 horas diárias durante 4 meses, totalizando 9 meses de estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Paula: PMSC 2019 foi o primeiro e único concurso que fiz. Na colocação final, fiquei em 197 de 200 vagas femininas.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Paula: Foram muitas sensações, as melhores! Mas gratidão e felicidade foram as principais!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Paula: Minha vida social não mudou muito. Não deixei de sair com meu namorado, nem de ver meus amigos, tampouco meus familiares. Porém, já cheguei a estudar pelo celular enquanto estava em barzinho, festa de aniversário ou na praia. Para não perder o ritmo!
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Paula: Namoro há 6 anos, moro com meus pais e meu irmão mais novo. Todos torceram para minha aprovação. Sem dúvidas o apoio deles me deu ainda mais impulso. A forma como me apoiaram foram as mais simples e mais importantes em toda a trajetória de estudos, desde de manter o silêncio em casa pra facilitar minha concentração, até me levar comida no quarto enquanto estudava. O “boa sorte, vai dar tudo certo”, foi o que mais me deixou segura!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Paula: Esse concurso, como falei anteriormente, era meu objetivo principal. Desta forma, não pretendo prestar concurso com focos diferentes. Mas minha visão sobre isso é de que sempre devemos lutar pelo melhor, se não conquistar seu objetivo maior, tente até conseguir, mas não fique estático, tente outros e a experiência será cada vez mais enriquecedora!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Paula: Estudei 9 meses, apenas para esse concurso.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Paula: Comecei os estudos antes do lançamento do edital. O Estratégia já tinha o curso com as principais matérias que seriam cobradas e após a publicação, acrescentaram as demais. Sempre seguindo a ordem dos materiais, intercalando duas matérias por dia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Paula: Utilizei poucos materiais em PDF, pois tive apenas 9 meses para me preparar e precisava encontrar uma maneira que melhor me adaptasse à rotina de estudos. Dei preferência às videoaulas, assisti a todas, tive mais facilidade dessa forma. Inclusive, os professores eram claros e concisos, o que facilitou muito!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paula: Conheci o Estratégia Concursos pelo Google, quando pesquisei sobre cursos online, foi a primeira opção no resultado da pesquisa.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Paula: Intercalava entre 2 e 3 matérias por dia, para não causar muita exaustão psicológica. Fazia resumos, esquemas e para finalizar respondia às questões do material e também de um site de questões para concurso, para ter uma gama maior de possibilidades. Costumava estudar de 6 a 8 horas diárias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Paula: Tive mais dificuldade em Direito Processual Penal, porém, a revisava com mais frequência que as demais matérias, o que me fez superar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Paula: Na semana que antecedeu a prova, intensifiquei os estudos com foco nas minhas dificuldades. Aí então parei de intercalar as matérias e passei a focar em apenas uma por dia. No dia anterior, estudei apenas um período, deixando o restante do tempo para descansar. Mas horas antes da prova revisei rapidamente alguns itens que julgava os mais importantes.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Paula: A parte discursiva causa uma certa insegurança, principalmente por não saber o tema a ser cobrado. Pesquisei os assuntos mais evidentes relacionados à segurança pública, li matérias a respeito e pratiquei muito a escrita. Elaborei em média 30 redações, o que me ajudou a melhorar na criatividade!
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Paula: Comecei a me preparar para o TAF, 6 meses antes da data, em uma academia da minha cidade, a qual desenvolveu treinos específicos para este fim. Foi primordial, pois antes disso eu era totalmente sedentária e não sabia por onde começar os treinos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Paula: Eu deveria ter começado os estudos com mais antecedência, 9 meses foram suficientes para minha aprovação, mas me classificaria melhor se tivesse estudado por mais tempo, esse foi o erro. Meu maior acerto foi pesquisar antes de adquirir um curso, principalmente online, onde a plataforma, os materiais disponibilizados e também os professores, têm 50% de participação na preparação. Portanto, deve ser o melhor! Além de criar uma rotina de estudos e segui-la à risca.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Paula: A exaustão psicológica após muitas horas de estudos foi a parte mais difícil, pois em determinados momentos, parecia que eu não tinha estudado nada, tendo a sensação de voltar à “estaca zero”. Mas quando isso acontecia, pausava por 1 hora e fazia outras coisas para “desligar” um pouco e me recuperar. E funciona!
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Paula: Minha principal motivação era meu próprio sonho profissional somado à confiança que minha família tinha em mim, de acreditarem que eu era capaz de conquistar a aprovação. Sem dúvidas, foi o que me fez chegar até aqui!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Paula: Antes de mais nada, aconselho a traçar um objetivo, e sem perder tempo, começar os estudos o quanto antes. Durante a preparação surgirão inseguranças, mas sua vontade de conquistar o que sonha deve ser mais forte.
Um bom curso, que tenha uma boa plataforma aliada a bons professores e materiais de qualidade, faz parte da aprovação, é fundamental investir nisso. E o mais importante, se imagine no lugar que deseja chegar! Isso vai te impulsionar ainda mais.
