Artigo

Situação dos concursos de TI em abril de 2017

Olá Concurseiros de TI,

2017 já começou recheado de oportunidades! Escrevemos um artigo apresentando os concursos esperados no início de janeiro. Muitos dos nossos alunos aparecem nas listas de aprovados e por isso estamos muito felizes! Mas se ainda estamos aqui é porque nossa contribuição ainda não está completa. Queremos ajudá-lo a se preparar para o concurso público dos seus sonhos! 

Neste momento você vai perguntar: "Mas professora, o concurso dos meus sonhos não tem nem previsão de edital na praça, para que eu vou me desgastar estudando?"

Você mesmo pode responder a essa pergunta … se o concurso dos seus sonhos fosse hoje, você estaria preparado para ficar dentro das vagas?

Se você não respondeu a essa pergunta em poucos segundos … você tem uma oportunidade na sua frente e continua sabotando sua preparação com a falsa premissa de não estudar por falta de perspecitva. É a velha parábola do copo meio cheio, meio vazio.

Pensando em ajudá-lo na sua preparação a equipe de TI vem lançando diversos cursos pré-editais baseados nos contéudos de certames anteriores. Vejam algumas oportunidades de concursos TOP que estão disponíveis para o seu estudo.

ABIN 2017 – A Abin encaminhou ao MPOG a solicitação de concurso público com 650 vagas. Do total, 250 vagas para o cargo de Oficial de Inteligência, 200 de Oficial Técnico de Inteligência, 90 de Agente de Inteligência e 110 de Agente Técnico de Inteligência. A previsão da agência é de que as nomeações aconteçam entre 2017 e 2020. Nosso curso completo e atualizado para o concurso da ABIN já está disponível no site.

ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais – o último concurso da ALMG venceu em julho de 2016. Estamos esperando um conjunto de três cargos para área de TI. Desta forma, nos antecipamos ao edital para melhorar sua preparação e lançamos cursos para os perfis de desenvolvimento (área I), administração de redes (área II) e suporte técnico (área III).

Câmara dos Deputados 2017 – Foi divulgado recentemente o quadro com o levantamento de cargos ocupados e vagos por categoria funcional da Câmara dos Deputados. De acordo com o Departamento de Reursos Humanos há na Casa 530 cargos vagos à espera de novo concurso.  O quantitativo de postos desocupados representa quase 15% do quadro de pessoal,que é composto de 3642 servidores. Para o cargo de Analista de Informática Legislativa  temos 17 cargos vagos! Que tal começar sua preparação agora

TJ-PE – Tribunal de Justiça de Pernambuco – No dia 9 de novembro, a banca IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – foi convocada a apresentar documentação. A banca convocada anteriormente, VUNESP, foi desclassificada por manifesto desinteresse ao não apresentar os documentos. O Estratégia Concursos já lançou cursos para o concurso TJPE (Os cursos serão atualizados, gratuitamente, de acordo com a banca escolhida). No escopo de TI temos 3 cursos disponíveis: analista de suporte, analista de sistemas e programador de computador.

MPU – O Ministério Público da União divulgou, no dia 8 de março, a Portaria que institui a comissão organizadora para o Concurso MPU. Na Lei Orçamentária Anual 2017, há previsão de contratação de 681 novos servidores para o Ministério Público da União. Existem, também, 1.762 cargos vagos no órgão. O certame deve oferecer oportunidades para os cargos de analista e técnico. A equipe de TI do Estratégia preparou três curso para esse concurso: dois para os cargos de analista (desenvolvimento e suporte) e um para o cargo de técnico.

Senado Federal 2017 – O que muitos não sabem é que o concurso do senado 2012 não supriu nem a necessidade de pessoal que havia na época de sua realização! Além disso, muitas novas vagas surgiram como resultado de uma grande leva de aposentadorias que (ainda) está em curso. O prof. Carlos escreveu um artigo muito elucidativo sobre o próximo concurso do senado. Para os curgos de TI, análise de sistemas e suporte de sistemas, já preparamos uma material exclusivo! 

TCU – O TCU é o órgão técnico responsável pelo controle externo da Administração Pública Federal. No âmbito de suas atribuições, o Tribunal busca coibir a ocorrência de fraudes e desvios de recursos, bem como condenar e punir os responsáveis pelas irregularidades. Além disso, a atuação do Tribunal contribui para a melhoria da transparência e do desempenho da gestão pública. O edital do concurso do TCU é enorme, em especial para o cargo de Auditor de TI. Uma preparação que exige uma planejamento e foco! Começar a estudar o quanto antes vai fazer toda a diferença para sua aprovação.

TRT 7 – O PL 961/2015 está tramitando na Câmara e tem como objetivo a criação de 41 vagas no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. Para os cargos efetivos, o documento propõe a criação de 27 vagas para Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação e 14 oportunidades no cargo de Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação

TST – O Concurso TST está cada vez mais próximo! No dia 12 de Abril foi definida a comissão do concurso e, já no dia seguinte (13), foi publicada a dispensa de licitação que permitirá contratar rapidamente a banca FCC para realização do certame de 2017. O Estratégia Concursos já escreveu um artigo falando sobre as expectativas para este concursos. Nós preparamos um pacote completo com base no edital anterior. Escolha o seu cargo e começe a estuadar agora: Técnico em programação, Analista Judiciário (suporte)Analista Judiciário (análise de sistemas).

Curso Regular de TI 2017 – Você chegou até aqui e não encontrou o concurso que você tanto sonha. Então sugiro que você compre o pacote de cursos regulares de TI. Estamos fazendo uma força tarefa para gravação do conteúdo em vídeo. Inclusive com a novidade de transmissões ao vivo do conteúdo. Semana que vem, por exemplo, teremos aula todos os dias a noite do professor Thiago Cavalcanti, apresentando tópicos avançados em banco de dados para concursos. Caso você sinta a necessidade de se preparar de forma ampla para vários concursos ao mesmo tempo, nossa sugestão é que você opte pela começar por esse material.

Concursos com inscrições em aberto

IBGE – As inscrições poderão ser realizadas através do site da banca organizadora FGV, a partir de 10 de abril até 09 de maio. A prova será aplicada no dia 02 de julho, de 13 ás 17 horas, horário de Brasília. Será composta por 50 (cinquenta)questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão de múltipla escolha valerá 1 (um) ponto e as questões da Prova Objetiva serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes no Edital. Vamos lançar cursos específicos para cada um dos cargos de TI.

Temos dois pontos negativos deste concurso que podemos resaltar: primeiro a prova só será realizadas no Rio de Janeiro e segundo a vaga é temporária. Mas, acreditamos que vale muito a pena fazer essa prova. A FGV tem se destacado como banca no cenário nacional, assim será um excelente simulado para quem está estudando. Clique nos links para os pacotes de cada um dos cargos!

Concurso com as inscrições já fechadas

EMBASA – Esse para nós é um concurso muito interessante. Em especial para as pessoas que moram no Nordeste. As provas objetivas, discursivas serão aplicadas no dia 07 de maio de 2017 em Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O Estratégia lançou um pacote específico para esse concurso. Se você ainda não começou seus estudos, sugiro correr com a preparação, a prova já está chegando! O tempo urge!

Por hoje é só pessoal! 

Continuem estudando! Não percam o foco!

Abraço!

Flávia Soares

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa Noite Flávia Soares ! O concurso do MPU vai ter cargos na área de TI? vi esse seu post e tem informando o MPU na lista! https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/situacao-dos-concursos-de-ti-em-abril-de-2017/
    Gilson Nascimento em 20/06/17 às 23:51