Artigo

Como um aluno avançado deve seguir a Trilha Estratégica?

Olá, pessoal! Neste artigo explicaremos a vocês como um aluno avançado deve guiar seus estudos pela Trilha Estratégica. O objetivo é demonstrar algumas formas de otimizar o uso dessa ferramenta tão importante para os alunos mais experientes.

Diferente dos alunos iniciantes e intermediários, o aluno avançado já possui bagagem de estudo suficiente para definir seus métodos mais eficientes, motivo pelo qual abordaremos apenas de forma sugestiva algumas formas de utilização das Trilhas.

Para isso, iniciaremos explicando melhor os detalhes da ferramenta para depois adentrarmos nos métodos a serem adotados pelos alunos avançados. Vamos lá?

Como funciona uma Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica é um guia de estudos focado numa área e/ou concurso específico. Ela é organizada por um coach especialista na área do concurso, que segue dando suporte aos alunos ao longo de toda Trilha. Para isso, sempre que uma Trilha é criada, são criadas também comunidades no Telegram para os alunos, onde as dúvidas são respondidas e diversas dicas e orientações são passadas pelo organizador.

Essa ferramenta é ideal tanto para alunos iniciantes quanto para alunos já experientes e que pretendem aumentar a performance dos estudos, principalmente na fase de revisão das disciplinas. Ao seguir uma Trilha Estratégica, o aluno terá tarefas de estudos a serem cumpridas, de acordo com o ciclo de estudos elaborado pelo organizador.

Semanalmente, o coach responsável pela Trilha libera um novo PDF contendo as tarefas e orientações necessárias para o seu cumprimento naquela semana. Para isso, ele procura direcionar os estudos da forma mais didática possível, isto é, selecionando as disciplinas que vão compor o ciclo, a ordem em que as aulas devem ser estudadas, quais exercícios precisam ser feitos e quando é necessário fazer revisões.

Ou seja, a Trilha é mais que uma mera lista de tarefas, é um plano de estudos estruturado que considera variáveis que vão além da simples leitura da matéria. São consideradas, por exemplo, a incidência e a importância de determinados assuntos, e nesses casos o coach orienta quais são os pontos em que o aluno precisa ter mais atenção.

trilhas estratégicas

Como saber se sou um aluno avançado?

Pessoal, sempre que falamos sobre aluno avançado, estamos nos referindo àquele aluno que já teve contato prévio com as disciplinas básicas que compõem determinada área de estudo ou concurso específico, e que vem estudando essas disciplinas com constância.

É normal que esses alunos, após terem contato com as principais disciplinas do ciclo de estudos, fiquem um pouco perdidos sobre quais passos deverão ser tomados para cobrir as lacunas e realizar um processo de revisão eficiente. Por isso, torna-se importante a presença de um guia de estudos como a Trilha Estratégica, voltada exclusivamente para esse tipo de aluno.

Como o aluno avançado deve seguir a Trilha Estratégica?

Trilha Regular versus Avançada

Antes de saber como utilizar a Trilha, o aluno avançado deve conhecer os principais tipos de Trilhas disponíveis para seu concurso ou sua área. Para concursos com editais ainda não publicados, trabalhamos com duas modalidades de Trilhas:

Regulares: possuem como foco o aluno iniciante e tem como objetivo estudar todo o conteúdo programático realizando, também, revisões e exercícios. Esse tipo de Trilha, por ser mais completa, costuma ter uma duração maior.

Avançadas: voltadas aos concursos previstos, porém ainda não tiveram o edital publicado. Possui como foco o aluno mais experiente, que possui uma boa base nas matérias daquele concurso/área, e realiza um trabalho muito focado em questõesrevisão e teoria de disciplinas mais secundárias.

Portanto, o aluno mais experiente deverá sempre optar pelo estudo via Trilha estratégica avançada, uma vez que deverá focar no processo de revisão e muito exercícios para as disciplinas básicas, assim como no contato com a teoria das matérias secundárias.

Ordem de estudo das disciplinas

Embora as Trilhas sejam elaboradas com um método de Ciclos de Estudos pré-definidos, os alunos avançados, que já possuem uma visão geral do conteúdo, sentirão mais facilidade em adaptar esse ciclo para suas necessidades, e incentivamos que de fato o faça.

Isso porque, embora o organizador possa sugerir uma ordem de estudos eficiente, ninguém melhor que o próprio aluno para conhecer sua rotina. Além disso, os alunos avançados já possuem seus métodos e costumes mais consolidados. Por isso, reforçamos que esse Ciclo é apenas uma sugestão, e não uma imposição.

Tempo de estudo por tarefa

Com relação ao tempo, estimamos uma média de 1h30 para que um aluno avançado execute cada tarefa da Trilha estratégica. No entanto, esse período de tempo é apenas uma estimativa. É sempre válido relembrar que o mais importante é prezar pela qualidade do estudo, nunca pela quantidade ou pela velocidade de assimilação.

Nesse sentido, visando a qualidade, uma dica válida é sempre marcar o tempo líquido de estudo. Apenas dessa forma o aluno poderá ter um retrato do quanto está sendo eficiente durante as longas horas de estudo e o quanto precisa melhorar nesse aspecto.

Como uma Trilha Avançada é montada?

Quanto elaboramos uma Trilha avançada, adotamos estratégias diferentes para dois blocos de disciplinas. O primeiro é composto das matérias consideradas primárias para aquele concurso ou área. Para essas disciplinas, montamos tarefas com foco em revisões e exercícios, partindo do princípio que o aluno mais experiente já teve contato com aqueles conteúdos. Já o segundo bloco é composto pelas matérias secundárias, para as quais exploramos ainda o conteúdo teórico.

Dessa forma, a intenção é que, ao concluir a Trilha, o aluno mais avançado tenha acumulado uma grande carga de exercícios e revisões das matérias já vistas anteriormente, ou seja, o ciclo básico da área ou concurso específico, e tenha contato também com toda a teoria das matérias que não compõem esse ciclo básico.

Sou iniciante em algumas matérias e mais experiente em outras. Como utilizar a Trilha?

É bastante comum que alunos mais experientes tenham algumas ressalvas quanto às matérias definidas como primárias ou secundárias na Trilha, uma vez que podem se considerar iniciantes em algumas disciplinas para as quais a Trilha adotará, de início, uma estratégia de revisão e exercícios. Mesmo assim, ainda é possível adaptar as tarefas de estudo para esse aluno.

Para que essa adaptação seja possível, disponibilizamos para os alunos as chamadas Trilhas de Disciplinas. Essas Trilhas apresentam todas as tarefas de teoria, revisão e exercício por matéria, dando liberdade para que o aluno adote uma estratégia típica de um aluno iniciante para algumas matérias.

Dessa forma, o aluno mais experiente e que já possua um conhecimento inicial em relação à maioria das disciplinas do ciclo básico poderá cumprir a Trilha Avançada, realizando o seguinte ajuste: em relação às disciplinas do ciclo básico nas quais se considera iniciante, ele cumprirá a estratégia da Trilha Regular, utilizando para isso as Trilhas de Disciplina que disponibilizamos no corpo das Trilhas. Ao acessar a pasta da matéria, o aluno terá contato com todas as tarefas que irão compor a Trilha Regular e poderá cumprir aquela sequência de atividades.

Repare, no entanto, que essa escolha somente é válida pra os casos em que o aluno já tiver estudado a maioria das matérias do ciclo básico. Caso contrário, valerá mais a pena que siga seus estudos pela Trilha Regular, aproveitando para consolidar ainda mais o conhecimento das matérias que já estudou previamente.

Considerações Finais

Pessoal, espero que as orientações passadas nesse artigo sejam úteis para que os alunos avançados aproveitem da melhor forma nossas Trilhas.

Forte abraço e bons estudos!

Vinícius.

Torne-se assinante Premium ou Platinum e tenha acesso a todas as Trilhas Estratégicas:

Assinatura Ilimitada

Para que você possa experimentar nossa ferramenta, disponibilizamos a Aula Demonstrativa da Trilha Avançada para as Áreas Fiscal e Controle, lançada recentemente:

Trilha Avançada para Áreas Fiscal e Controle – Aula 00

Para mais informações e atualizações sobre as Trilhas Estratégicas, clique no link abaixo:

Trilhas Estratégicas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.