Artigo

“Capciosas de Administração” – Questão comentada 4

Questão 04 (CESPE – Analista do Ministério Público da União/Saúde/Psicologia/2010)

A respeito de clima e cultura organizacional, julgue o item subsequente.

A concepção metafórica de clima organizacional favorece a mensuração mais precisa de seus componentes.

Comentário:

Vamos por partes!

Concepção metafórica?!

Bem, a metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum. Assim, quando digo que você, estudante da disciplina de Administração, tem uma mente fotográfica, quero dizer que você tem a capacidade de memorizar e entender uma imensidão de temas e assuntos.

Portanto, a concepção de clima organizacional é conceito metafórico que deriva da meteorologia. Assim, o clima, em sentido meteorológico, faz referência às condições do tempo num determinado lugar, durante um período de tempo.

Logo, a expressão “clima”, em sentido metafórico, designa “atmosfera”, que se modifica e está associada a vários movimentos.

Não sei se aí na sua região o "homem do tempo" é preciso, mas aqui na minha, ele, definitivamente, não é! Ele quase sempre erra a previsão do tempo!

Portanto, essa concepção metafórica de clima organizacional significa entender o clima organizacional não como algo preciso, exato, mas algo que pode mudar a qualquer instante, a depender dos “ventos” que sopram na organização!

Bah, professor, você é filósofo? Serei, se for preciso para fazer você gabaritar todas as questões sobre clima organizacional!

GABARITO: ERRADO.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nossa, esta foi a mais capciosa de todas! kkk Por favor, professor, continue com as postagens! Obrigada
    Lígia em 05/04/17 às 12:58
  • Professor, parabéns pelo comentário, muito bom mesmo. Mas pra acertar uma questão dessa, seria muito difícil na hora da prova pra um concurseiro acertar essa questão Conscientemente, hehe. Abraço!
    Geverson em 05/04/17 às 12:33
  • Boas questões! Obrigado pela iniciativa
    Murillo de Sousa em 04/04/17 às 11:15