Artigo

Como manter-se motivado na Preparação para Concursos Públicos

Fala pessoal, tudo beleza? Hoje falaremos de mais um assunto importantíssimo. Considero a motivação um dos fatores preponderantes para a aprovação de qualquer um, seja em qual concurso público for. Não conheço um aluno sequer que tenha sido aprovado sem estar motivado. É a motivação que efetivamente te moverá durante sua jornada até conquistar o tão sonhado cargo público. Costumo dizer que existe uma lógica simples por trás da aprovação: não é o mais inteligente que passa, o que passa é aquele que se mantém motivado até ver seu nome no Diário Oficial. Por outro lado, aqueles que não conseguem manter a chama da motivação acesa desistirão pelo meio do caminho e não terão o prazer de serem aprovados.

Mas se a motivação é a mola mestra para a aprovação, como se manter motivado durante todo o processo? Seguem algumas dicas utilizadas por mim e que fizeram toda a diferença:

1. Imagine-se no seu futuro trabalho

Sonhe. Faça exercícios mentais regularmente. Projete-se no seu futuro local de trabalho e imagine-se realizando suas tarefas diárias.

2. Cole um contracheque em um lugar visível

Nem o relógio trabalha mais de graça, não é? Veja e reveja um contracheque dos seus sonhos. Surfe pelo portal da transparência e você verá que os salários do serviço público são bem atraentes. Pense naquele carro ou naquela casa que você sempre quis comprar. No serviço público você nunca será rico mas terá uma segurança financeira muito boa para realizar seus sonhos.

3. Converse com outros funcionários públicos, de preferência do órgão pretendido

Sabe aquele seu amigo que passou no concurso dos seus sonhos? Faça contato com ele. Nada mais motivador do que ouvir de alguém que já está na casa o quão bom é trabalhar lá. Caso você não conheça ninguém no órgão, tente fazer uma visita. Tenho certeza que alguém irá lhe ajudar e explicar o dia a dia da instituição. É inspirador!

4. Pense na nas pessoas que ama

Assim como no item 1, viaje mentalmente. Pense na qualidade de vida que você poderá dar a pessoas que ama e o quão importante será a sua aprovação para sua família. Já pensou em ter mais tempo com sua família? Já pensou em poder dar uma estabilidade a eles?

5. Rodeie-se de vencedores

Você é a média das 5 pessoas que mais convivem com você. Ficar cercado por perdedores lhe trará acomodação. Seja o pior dos seus 5 melhores amigos mais bem sucedidos mas não seja o melhor dos seus 5 melhores amigos menos bem sucedidos na vida.

6. Não tente ser perfeito

Não tente saber tudo de tudo pois você nunca saberá. Buscar a perfeição 24 horas por dia irá lhe trazer desânimo uma vez que esse objetivo é inatingível. Você sempre terá a sensação de que falhou pois não acertou 100% das questões em um simulado. Utilize o próximo item como uma fonte de motivação para eliminar a busca incessante pela perfeição.

7. Comemore suas falhas cometidas enquanto você pode errar

Por mais estranho que pareça, você deve comemorar suas falhas durante os exercícios. Não se trata de um masoquismo porém aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos. A hora de errar é agora! Quanto mais você errar agora, menor a chance de errar das próximas vezes e, consequentemente, na hora da sua prova.

Considerações Finais

Pessoal, ressalto que tudo que foi falado neste artigo é por mim praticado no programa de Coaching do Estratégia. Por isso, te convido a vir encurtar o seu caminho rumo à aprovação. Você sentirá na pele a diferença. Lembre-se: “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

Quer conhecer o serviço de Coaching do Estratégia? Clique aqui.

Quer conhecer meus cursos de Legislação Tributária? Clique aqui.

Você pode ver mais artigos meus clicando aqui.

Quer saber mais sobre mim? Clique aqui.

Espero que tenham gostado.

Acompanhe-me nas redes sociais e receba notícias e dicas de concurso.

 

                           

Facebook: /coacheduardodarocha

Instagram: @coacheduardodarocha

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_FcmdmBRsltXBd_uGpb1Aw?sub_confirmation=1

 

UM ABRAÇO E CONTEM COMIGO!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.