Artigo

Qual a importância do coach para concursos na minha preparação?

Saiba por que o coach para concursos públicos pode ajudá-lo (e muito!) na sua preparação e, até mesmo, acelerar a sua aprovação.

Olá, pessoal! Tudo bem?

Uma dúvida bem recorrente em nossas redes sociais é sobre o serviço de coaching para concursos públicos.

O que é coaching? Qual o serviço prestado pelo coach para concursos? Como é o coaching para concursos na prática?

E mais: Como o feedback do coach pode me ajudar? Será que o coach ajudará no alcance de melhores resultados? Como é a contratação?

Tudo isso será explicado neste artigo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO COACH PARA CONCURSOS NA MINHA PREPARAÇÃO - Bússola - Heidi Fin - unsplash -
A imagem mostra a mão de um homem segurando  uma bússola
Coaching para concursos: saiba qual a importância do coach na sua preparação

Então, leia até o final e saiba como funciona o tão falado serviço de coaching e perceba que o estudo para concursos não é “só sentar a bunda na cadeira”.

O que é coaching?

O termo coach, utilizado no sentido de treinamento, surgiu no século XIX, quando as Universidades inglesas passaram a usar o termo para se referirem ao profissional que auxiliava os estudantes a se prepararem para os exames.

Mas foi somente em 1950 que o Coaching foi adotado pela literatura gerencial e classificado como uma habilidade própria da liderança, passando a ser frequentemente utilizado no ambiente corporativo.

Contudo, no Brasil, surgiu somente entre as décadas de 1990 e 2000. Ou seja, é um serviço muito novo em nosso país e, por isso, ainda desconhecido de muitas pessoas.

Segundo Vanessa Tobias, empresária e pioneira em processos de Life Coaching em grupo no Brasil:

Coaching é um processo com início, meio e fim, que se utiliza de técnicas para organizar tempo, dinheiro, conhecimento e relações do Coachee, oferecendo qualidade de vida, equilíbrio emocional, lucidez para tomada de decisões.

Assim, percebe-se que a metodologia do coaching se encaixa perfeitamente aos objetivos do concurseiro e ao percurso necessário para o seu alcance.

Então, vamos trazer esses conceitos para o nosso universo, o dos concursos públicos!

Qual o serviço prestado pelo coach para concursos?

Existem diversas formas de se prestar o serviço de coaching e isso não é diferente no mundo dos concursos.

Embora os números de aprovados fossem muito satisfatórios com a metodologia de coaching aplicada pelo Estratégia anteriormente, com o tempo, percebeu-se que havia necessidade de tornar esse atendimento mais moderno e acessível a todos.

Então, observou-se que isso seria possível com o uso de novas tecnologias, o que viabilizaria um maior alcance de resultados em um menor espaço de tempo.

E quem é que não deseja ser aprovado o mais rápido possível?

Assim, sabendo que o maior fator de desistência dos alunos é justamente o tempo de estudos até a conquista da aprovação, começou-se a avaliar alternativas para o serviço de coaching.

Até que surgiu a proposta de coaching atual. Portanto, aqui, focaremos na metodologia de coaching para concursos utilizada pela Platinum.

O coaching Platinum

A proposta do coaching Platinum é agregar e utilizar os conhecimentos do coach, profissional que já foi um estudante para concursos públicos e alcançou o resultado tão desejado: a aprovação.

Com isso, sendo escolhidas pessoas que já passaram exatamente pelo o que você está passando, o aluno otimiza os seus estudos, já que se desvia de cometer os mesmos erros dos cometidos pelo seu tutor.

Além disso, evita-se o uso de técnicas mirabolantes que não trazem resultado de fato ou, até mesmo, orientações que não funcionam para a realidade dos concurseiros.

Assim, ao realizar a contratação do serviço, o aluno preenche um formulário de diagnóstico inicial (FDI) que identificará os seus objetivos e o seu perfil como estudante para concursos públicos.

Em seguida, a equipe de atendimento direciona o aluno ao coach específico da área de concurso desejada e que também tenha afinidade com o perfil do aluno.

Em seguida, o coach designado faz o contato inicial com o aluno (coachee), momento em que compreende os seus objetivos e prazos idealizados, além de observar as suas preferências.

Isto é, o coach, com base nessas informações, obtém condições para um planejamento personalizado, direcionado às necessidades do seu coachee.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO COACH PARA CONCURSOS NA MINHA PREPARAÇÃO -amy-hirschi-JaoVGh5aJ3E-unsplash - 
A imagem mostra duas mulheres conversando em um ambiente de trabalho.
Coaching para concursos: atendimento individualizado ao aluno

Com isso, estabelece-se uma verdadeira parceria, já que o trabalho é conjunto:

– O coach define a rota e o coachee executa o trajeto;

– O coach analisa o andamento do plano, dá feedbacks e propõe melhorias ao coachee, enquanto este readéqua a sua rota de ação.

Enfim, é um trabalho contínuo, que permite o desenvolvimento num menor prazo, já que agrega o conhecimento técnico e vivencial do coach ao experimento diário do aluno.

Como é o coaching para concursos na prática?

Agora que você já conhece a metodologia do coaching para concursos, podemos explicar como ele funciona na prática e como pode ser útil no seu dia a dia.

Então, como dito, após o preenchimento do formulário inicial, escolha do coach e entrevista inicial, vem a fase de planejamento do estudo.

Em outras palavras, o coach elaborará para o aluno uma trilha individualizada, a ser cumprida num prazo médio de 15 dias.

Cada trilha conterá um número “x” de tarefas, fator este que varia de acordo com o tempo de estudo que o aluno tem disponível.

Desse modo, o coachee deve executar cada tarefa numa média de tempo definida pelo coach com base na realidade do aluno.

Além dessas, o coach analisa outras condições:

  • Nível do aluno: iniciante, intermediário, avançado;
  • Área de formação do aluno: se é formado na área para qual deseja prestar o concurso ou não;
  • Tempo de estudo anterior: nunca estudou, já estudou um pouco, já estuda há muito tempo;
  • Outros compromissos: se trabalha, se tem filhos;
  • Andamento do concurso almejado: se autorizado ou não, se já houve escolha da banca, se o edital já foi publicado, se está suspenso.

Por exemplo, se um aluno é intermediário e possui o dia livre para estudar, o coach sabe que pode organizar uma trilha com cerca de 40h/semana. Não se poderia aplicar, assim, o mesmo cronograma a um aluno que trabalha e estuda.

Diante disso, observe como as peculiaridades de cada caso é que nortearão toda a dinâmica de trabalho do coach com o seu coachee.

Por outro lado, há os encontros em grupo, além do trabalho individualizado citado acima, .

Esse é outro ponto de destaque da nova versão do coaching.

Isso porque há diversas pesquisas que comprovam que a união de pessoas com os mesmos objetivos traz mais confiança aos membros do grupo e certeza quanto aos objetivos a serem alcançados.

Desse modo, há maior engajamento de cada um no seu propósito: o aluno ganha mais estímulo, força e maturidade.

Ademais, conhecendo os erros e acertos do outro, podemos melhorar a nossa própria vida. E exatamente este é o objetivo dos encontros grupais, que são feitos em salas virtuais, com a condução do coach.

Sobre o assunto, observe os dados de um estudo realizado no ano de 2019 e divulgado na Harvard Business Review. Os pesquisadores realizaram o estudo no meio corporativo, mas pode ser adequado à realidade dos concursos.

Segundo os autores da pesquisa os respondentes que afirmaram trabalhar a maior parte do tempo em equipe mostraram probabilidade no mínimo duas vezes maior de estar completamente envolvidos que aqueles que relataram executar sozinhos a maior parte das tarefas.

Então, atente-se ao gráfico:

QUAL A IMPORTÂNCIA DO COACH PARA CONCURSOS NA MINHA PREPARAÇÃO - a imagem mostra os resultados de uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review por meio da qual se prova que os funcionários que trabalham em equipe envolvem-se com a empresa duas vezes mais,
Coaching para concursos: pesquisa divulgada pela Harvard Business Review

Portanto, essa é a ideia do coaching Platinum: aliar o atendimento individual, realizado por meio das trilhas estratégicas, com o atendimento em grupo, o que confere maior efetividade ao programa.

Além disso, a evolução do coaching tradicional para o Platinum possibilitou a redução do valor do serviço, tornando o serviço mais democrático.

Como o feedback do coach pode me ajudar?

Você já deve estar percebendo que o coaching para concursos diferencia-se um pouco do coaching tradicional. Este, baseia-se principalmente na escuta ativa e na realização de perguntas ao coachee que farão com que ele próprio encontre as suas respostas e alcance suas metas.

Já o coaching para concursos exige, além disso, que o profissional exerça um papel semelhante ao que ocorre no mentoring. Nessa metodologia, o profissional mais experiente guia e capacita o menos experiente.

No caso dos concursos, o aprovado tem competência técnica para ser mentor da pessoa que ainda estuda para concursos com o objetivo da aprovação.

Nesse sentido, os feedbacks do coach são de suma importância para que o coachee aperfeiçoe os pontos falhos e melhore a sua experiência como estudante.

O coaching não é estático, pelo contrário, está sempre em movimento.

Assim, a cada ciclo, o coach analisa a performance do aluno, o que é feito por meio dos dashboards, que compilam informações com base nos resultados dos cadernos de questões.

Dessa forma, o sistema permite uma avaliação mais acurada sobre a evolução do aluno de forma geral ou em determinada disciplina, por tema específico, histórico de exercícios resolvidos por data etc.

E assim o trabalho vai acontecendo: o coach define o que o coachee deverá estudar e em que momento; ao passo que o aluno executa as pequenas metas de estudo teórico e revisão, além de resolver os exercícios relacionados.

Então, com base nesses dados, o coach analisa o rendimento do aluno – tanto na evolução do estudo em si, quanto no percentual de acertos – e propõe as alterações necessárias.

Também, importante lembrar que o coach permanece em contato com o aluno para envio de dicas e tirar dúvidas sobre o seu planejamento e estratégia de estudos, por meio do aplicativo Telegram.

Ainda, de tempos em tempos, acontecem as reuniões individuais ou em grupo para alinhamento de certos pontos.

Será que o coach ajudará no alcance de melhores resultados?

Com certeza!

Observe todo o know how, toda a tecnologia dos sistemas utilizados pelos coaches, sem falar no tempo para análise dos dados coletados e readequação das estratégias a serem implementadas.

Nem precisa pensar muito para perceber que o coach vai auxiliá-lo a aumentar  a sua  capacidade de estudo, melhorando o seu resultado num menor espaço de tempo.

Não está se afirmando que o aluno que não tem um coach não será aprovado. De modo algum! Mas o serviço de coaching atende brilhantemente ao seu propósito: possibilitar a aprovação do aluno em menos tempo.

Como é a contratação do coach para concursos?

Então, se o aluno deseja contratar um coaching para concursos, basta fazer a assinatura Platinum.

Assim, para contratar um coach Platinum, basta você clicar no link ao final da página e seguir as instruções.

Pessoal, o objetivo deste artigo era esclarecer como funciona o serviço de coaching para concursos, que ainda é tão novo e inexplorado por alguns alunos. Espero ter dirimido a maior parte das suas dúvidas.

Por fim, deixo uma frase para reflexão:

“Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino” – Tonny Robbins

Por isso, faça sempre o melhor por você. E faça agora mesmo!

Finalmente, caso você tenha quaisquer dúvidas ou elogios, deixe nos comentários abaixo.

Abraços e bons estudos!

Luana Vicente
Instagram: @luvicentecoach

Quer o acompanhamento de um coach para concursos?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa extraordinária metodologia e deseja começar a se preparar com um coach agora mesmo? Então, confira a nossa assinatura Platinum:

ASSINATURA PLATINUM

Caso queira conhecer mais sobre a assinatura Platinum, leia este artigo:

O que é Assinatura Platinum e como ela pode me ajudar na aprovação?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora uma de nossas opções de Assinatura tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos Abertos

Editais iminentes ou que podem sair até o fim do ano:

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.