Artigo

PRF em detalhes – Parte 3: Avaliação de Saúde e Psicológica

Olá, meus amigos!

Meu nome é Eduardo Alberi, coach do Estratégia Concursos (Instagram: @eduardoalberi) e hoje vou continuar a série semanal de artigos detalhando o último concurso da PRF. Neste artigo falarei sobre outras duas fases: Avaliação de Saúde e Avaliação Psicológica.

Caso ainda não tenham vistos os anteriores, deixo aqui os links:

PRF em detalhes – Parte 1: Provas Objetiva e Discursiva

PRF em detalhes – Parte 2: Teste de Aptidão Física

Avaliação de Saúde

A avaliação de saúde é a quarta fase da primeira etapa do concurso, e, novamente, é apenas eliminatória. Corresponde basicamente a uma convocação para apresentação de uma série de exames médicos que serão avaliados por juntas médicas em uma data definida.

No último concurso da PRF, foram convocados os candidatos aprovados na prova discursiva e classificados até a 3800ª posição, para ampla concorrência, e até a 200ª para os candidatos que se declararem pessoas com deficiência.

Costumo dizer que essa etapa é uma das mais chatas dos concursos da área policial. São solicitados um monte de exames, todos devem conter nome e RG do candidato, estarem com prazo de validade de 180 dias e várias outras exigências. É uma quantidade muito grande de informações que devem ser verificadas e uma ou outra pode passar sem ser notada e resultar em reprovação. É bem comum candidato confundir o tipo de exame médico solicitado e só descobrir isso após verificação pela junta médica, o que, normalmente gera problemas.

A avaliação de saúde é dividida em algumas etapas. Não vou detalhar cada um dos exames solicitados, pois não é esse o escopo. O objetivo aqui é apenas alertá-los para a quantidade de detalhes dessa fase. Para mais informações, favor olhar o Anexo III do edital 2013 da PRF.

  1. Exames laboratoriais
  • Bioquímica do sangue
  • Sorologias do sangue
  • Urina
  • Fezes
  • Teste toxicológico

  1. Exames complementares
  • Neurológico
  • Cardiológico
  • Oftalmológico
  • Otorrinolaringológico
  • Psiquiátrico
  • Pulmonar
  • Ecografia do abdômen total com laudo

  1. Exame clínico: é o realizado por profissional médico com a presença do candidato em data e local estipulado, munido de todos os exames acima. O médico poderá determinar a realização de outros exames, caso julgue necessário.

Além disso tudo, há diversas condições incapacitantes para o exercício das atribuições no cargo (são quase 200, é sério!). Eu particularmente acho que algumas dessas condições “incapacitantes” são absurdas, mas não sou especialista no tema, muito menos médico, então ficarei quieto rsrs.

Então, pessoal, nesta etapa sugiro montar uma planilha no Excel para controlar os exames feitos, prazos cumpridos e demais exigências de modo detalhado, evitando, assim, esquecer alguma coisa e/ou se perder. Mais importante ainda é pedir para outra pessoa verificar, pois você pode ficar com a vista “viciada” ao verificar tantas vezes os exames.

Dos 3800 candidatos convocados, apenas 2322 foram aptos na avaliação de saúde, ou seja, houve cerca de 39% de reprovação/absenteísmo! Eu não me recordo de ver uma quantidade tão grande de reprovações em outros concursos policiais. Isso serve para reforçar, ainda mais, a importância dessa fase, muitas vezes negligenciada pelos candidatos.

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica é a quinta fase da primeira etapa do concurso. Assim como a fase anterior, é apenas eliminatória.

Nessa fase, são aplicadas, presencialmente, diversas “provas” que atestam os requisitos psicológicos do candidato para desempenho das atribuições do cargo de PRF.

Veja que, como não poderia deixar de ser, todos os testes psicológicos são feitos de forma padronizada e objetiva. Não pode ter nenhum julgamento subjetivo por parte da banca examinadora, pois isso poderia ferir a imparcialidade que deve ter todo concurso público.

As aplicações dos testes são feitas por psicólogos, que emitirão laudo psicológico fundamentado sobre a decisão de aptidão ou inaptidão do candidato.

Os testes são divididos, basicamente, em 5 tipos: personalidade objetivos, personalidade projetivos, aptidão, raciocínio e atenção. Cada um desses tipos contém diversos testes diferentes e não é possível saber quais serão aplicados no próximo concurso. O Cespe, banca examinadora do último da PRF, costuma manter um padrão, mas não posso afirmar com certeza quais cairão.

Abaixo, cito alguns testes de cada tipo, entretanto sem tecer comentários sobre eles. Quem tiver curiosidade, basta procurar na internet que tem muita informação.

  1. Personalidade objetivos: ICFP-R, IFP-R, CPS, NEO PI-R, NEO FFI, EFN, EdAAI, RAS, IHS

  1. Personalidade projetivos: Palográfico, PMK, Rorschach, Pirâmides de Pfister, DFH

  1. Aptidão: TMV, TEDIF, TES

  1. Raciocínio: BPR-5, BRD-SR, BRD-VR, TRAD

  1. Atenção: AD, AS, TEDIF, TADIM, TACOM

Algum dos testes acima foram proibidos, pois envolviam avaliação subjetiva por parte da banca examinadora e dos psicólogos, o que não é permitido em concursos públicos.

Essa fase de aplicação dos testes psicológicos pode ser muito cansativa, pois é praticamente como uma prova normal. São cerca de 4 horas em uma sala de aula (se não for mais), com tempo cronometrado, etc, ou seja, você se sente novamente fazendo uma prova do concurso! Nesse ponto, é fundamental controlar a ansiedade, visto que estamos nas fases finais e reprovar aqui é desesperador!

O último concurso da PRF, de 2013, convocou para a avaliação psicológica até 3800ª posição, para ampla concorrência; e até 200 PNE. Foram 2741 candidatos aptos, isto é, reprovação/absenteísmo de 28%!

Mais uma vez estou surpreso com esses índices. Não imaginava que seriam tão altos. Para se ter uma ideia, no meu concurso de perito criminal 2016, da PCDF, o índice foi de 17%. Um valor ainda alto, porém, bem mais aceitável.

Finalizamos aqui mais um artigo sobre a PRF. Essas duas fases são muito delicadas e, assim como as outras, requer muita atenção e paciência do candidato. Reprovar aqui é como “morrer na praia”, então todo cuidado é pouco!

Semana que vem o artigo será sobre as fases de Investigação Social e Funcional e a Avaliação de Títulos, sempre com base no último edital da PRF, em 2013.

Abraços e bons estudos!

Eduardo Alberi

Me siga no Instagram: @eduardoalberi

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá escoliose leve elimina no concurso ou tem recurso?
    Jessica em 20/09/20 às 20:06
  • Olá, Surdez unilateral elimina o candidato?
    Mário em 24/03/20 às 16:46
  • Epilepsia é eliminatória, ou varia do grau da doença?
    Elielson em 30/11/18 às 18:13
  • Boa tarde! Eu faço uso de Venvanse há alguns meses e estou tentando concurso de delegada federal. O Venvanse positiva no exame toxicológico. Alguém sabe de alguma pessoa que foi eliminada por inaptidão no exame médico por causa do uso do Venvanse? Obrigada!
    Luiza em 20/10/18 às 17:40
  • Também quero saber sobre essa acuidade visual. Será que preciso fazer uma cirurgia refrativa de emergência? Claro que quem tem miopia vai ter dificuldade na avaliação sem correção.... Porém com correção (óculos ou lentes) a visão é perfeita.
    Renata em 13/08/18 às 15:33
  • tive toxoplasmose quando pequena, no meu olho direito tem uma pequena cicatriz/lesao de retinocoroidite cicatrizada na macula..tão pequena que não interfere em nada será que posso reprovar?
    de abreu em 06/03/18 às 19:07
  • Leandro, não posso te ajudar nisso e nem tenho os conhecimentos necessários. Talvez possa ser interessante fazer uma consulta ao corpo clínico da PRF.
    Eduardo Alberi em 11/01/18 às 11:18
  • Eduardo, boa tarde! Me surgiu uma duvida, sobre a avaliação de saúde, na parte abdominal fala de hérnia entre outras coisas, e o que me chamou a atenção que na região do abdome se tiver algum tumor benigno ou maligno causa eliminação. Eu tenho um pequeno Lipoma, localizado no flanco, causaria eliminação? Pois por se tratar de um conjunto de células de gordura, não é prejudicial e o caso de cirurgia é somente para estética. No seu entendimento, o ideal é eu fazer esta remoção ou não há a necessidade? Obrigado.
    Leandro Fernando em 19/12/17 às 14:36
  • Fernanda, você passando no TAF já é prova mais que suficiente que você está apta para atividades físicas. Os exames médicos, em geral, não cobram radiografia ou outra coisa do joelho. No máximo o médico pode pedir para você realizar simples movimentos na hora, como agachar. Então, pode ficar tranquila em relação a isso!
    Eduardo Alberi em 20/11/17 às 22:22
  • Rodrigo, a rigorosidade das avaliações médicas depende da banca examinadora e dos próprios médicos que irão te avaliar. Assim como em todas as fases do concurso, cabe sim recurso e sei de vários casos de candidatos que conseguiram reverter uma reprovação via recurso. Entretanto, note que o recurso deverá ser algo plausível e muito bem fundamentado para ser atendido.
    Eduardo Alberi em 20/11/17 às 22:18
  • Olá, bom dia . a respeito das eliminações no exame médico, são bem rigorosas? há possibilidade de recurso? li em algum lugar que pode ser apresentado laudo médico de outra junta
    Rodrigo Silva de Moraes em 14/11/17 às 10:42
  • Boa noite... Tenho uma dúvida... Eu tenho cirurgia no joelho que realizei faz alguns anos...mas nao me impede de realizar nenhuma atividade fisica...podendo saltar...correr...e realizar qualquer atividade normalmente. Sendo assim gostaria de saber se o fato de ter cirurgia no joelho é causa que me torna INAPTA para o concurso. aguardo...
    Fernanda em 13/08/17 às 20:03
  • Prof, por favor, tire essa minha dúvida. Ninguém, até hj, conseguiu elucidar isso. O edital prevê, com "condições incapacitantes: "III – olhos e visão: a) acuidade visual a seis metros; b) acuidade visual com correção: será aceita visão até 20/40; " Em relação a "com correção", não vejo problemas, pois, utilizando óculos, minha visão é perfeita. Agora, em relação a acuidade visual a seis metros sem correção, isso é preocupante para quem necessita de óculos? possuo 3 graus de miopia em cada olho e 1grau de astimatismo em cada um também. Vejo mtos PRFs utilizando óculos. O sr. saberia me informar sobre isso? agradeço, imensamente...
    Fernando em 30/03/17 às 17:43
  • Professor, acho que seria importante você aprofundar em algumas das causas de eliminação que não têm nada a ver com a saúde do candidato, como a ausência do CRM do médico, a falta do RG do candidato em alguns documentos entregues, ou o não seguimento de "rituais" exigidos, como separar laudos e avaliações clínicas.
    Vitor em 30/03/17 às 11:46