Artigo

Raciocínio Lógico TRF2 (RJ e ES) – prova resolvida AJAJ e AJAA

Caros alunos, vejam a seguir a resolução das questões de Raciocínio Lógico cobradas nas provas de Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ) e Analista Judiciário – Área Administrativa (AJAA) neste domingo.

PROVA RESOLVIDA – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA (AJAJ)

Para facilitar a identificação das questões, colei as figuras com os enunciados das questões enviados por uma aluna minha que, para minha felicidade, GABARITOU a prova!

RESOLUÇÃO:

Veja que temos a sequência:

1, 4, 6, 7, 8, 10, 13, 16, 18, 19, 20, 22, 25, 28, 30…

 

Observe quanto é preciso somar para ir de um número para o seguinte. Você vai perceber a seguinte regularidade:

+3, +2, +1, +1, +2, +3, +3, +2, +1, +1, +2, +3, +3, +2…

 

Continuando essa lógica, precisamos somar +1, obtendo 31, depois somar +1 novamente, obtendo 32, depois somar +2, obtendo 34, e depois somar +3, obtendo 37.

 

Assim, os próximos 4 termos seriam 31, 32, 34 e 37, cuja soma é 134.

Resposta: B

RESOLUÇÃO: 

Veja as duas bolinhas do círculo externo. Temos uma preta e uma branca. Na figura seguinte, elas passaram para a próxima “fatia”, no sentido horário. Na próxima figura, elas passam para a próxima “fatia”, e o mesmo ocorre na seguinte. Portanto, na figura da interrogação, elas devem estar na fatia seguinte, sempre no sentido horário. Temos isso nas figuras das alternativas A, C e D. A figura B já pode ser descartada, pois nela a ordem entre a bolinha preta e a bolinha branca está invertida.

 

Veja agora as duas bolinhas do círculo intermediário. Da primeira para a segunda figura, elas andam para a próxima fatia no sentido anti-horário e invertem sua posição (em vez de preto-branco, passamos para branco-preto). Na próxima elas andam mais uma casa no sentido anti-horário e invertem novamente de posição. Na próxima elas andam mais uma fatia no sentido anti-horário e invertem. Para chegar na figura da interrogação, elas devem andar mais uma fatia no sentido anti-horário e inverter a posição, ficando primeiro a preta e depois a branca. Temos isso na alternativa D apenas, que é o gabarito.

 

Só para confirmar, veja a bolinha que está sozinha no círculo mais interno. De uma figura para a outra, ela “salta” uma fatia e vai para a próxima e, além disso, ela muda de cor. Partindo da quarta figura, para chegar na da interrogação a bolinha precisa andar duas casas no sentido horário e mudar de cor, tornando-se preta. Isto realmente ocorre na figura da alternativa D.

Resposta: D

RESOLUÇÃO:

Chamando de M, T e P as quantidades iniciais de ventiladores de mesa, teto e parede, respectivamente, temos:

– total igual a 60 unidades:   M + T + P = 60

– número de ventiladores de teto corresponde a três quartos do número de ventiladores de mesa: T = 3M/4

– há 10 ventiladores de parede a mais que os de teto: P = T + 10

 

A segunda equação pode ser reescrita assim: M = 4T/3

 

Voltando na primeira equação, podemos substituir P e M pelas expressões encontradas, ficando:

M + T + P = 60

4T/3 + T + T + 10 = 60

4T/3 + 3T/3 + 3T/3 = 60 – 10

10T/3 = 50

T = 50 x 3/10

T = 15 ventiladores de teto

Logo,

P = T + 10 = 15 + 10 = 25 ventiladores de parede

M = 4T/3 = 4.15/3 = 20 ventiladores de mesa

 

Se acrescentarmos 9 ventiladores de parede e retirarmos 1/3 dos ventiladores de teto (ou seja, 1/3 x 15 = 5 ventiladores), e tirarmos também metade dos ventiladores de mesa (ou seja, 1/2 x 20 = 10 ventiladores), ficaremos com:

 

60 + 9 – 5 – 10 = 54 ventiladores

Resposta: C

PROVA RESOLVIDA – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA (AJAA)

RESOLUÇÃO:

Veja que as hortências rosas e azuis já foram usadas, faltando somente as HORTÊNCIAS BRANCAS.

Veja também que a primeira florista já usou as cores rosa e azul, faltando somente a branca, e já usou as hortências e as gérberas, faltando somente as rosas. Assim, essa primeira florista usou rosas brancas.

Como já foram usadas as rosas brancas e as rosas rosas, faltam somente as ROSAS AZUIS.

Veja ainda que a segunda florista já usou hortências e rosas, faltando as gérberas, e já usou as cores azul e rosa, faltando a cor branca. Portanto, ela usou também as gérberas brancas.

Como já foram usadas as gérberas azuis e brancas, faltam somente as GÉRBERAS ROSAS.

Portanto, a terceira florista usou HORTÊNCIAS BRANCAS, ROSAS AZUIS E GÉRBERAS ROSAS.

Resposta: B

RESOLUÇÃO:

Vamos chamar de M, F1 e F2 os conjuntos dos pais que compraram materiais para o ensino médio, fundamental I e fundamental II respectivamente. Podemos dizer que:

n(M ou F1 ou F2) = n(M) + n(F1) + n(F2) – n(M e F1) – n(M e F2) – n(F1 e F2) + n(M e F1 e F2)

n(M ou F1 ou F2) = 160 + 190 + 180 – 20 – 40 – 30 + 10

n(M ou F1 ou F2) = 450

Como temos um total de 500 clientes, e 450 compraram materiais para nível médio, fundamental I ou II, os demais clientes são 50.

Observação: vejam que esta questão cobrou Operações com Conjuntos, tópico que não estava expresso no edital do TRF2. Embora alguém possa até enquadrar, de forma genérica, este assunto dentro de Raciocínio Lógico, acho que a atitude correta da banca seria a anulação da questão. Isto porque, em editais anteriores da CONSULPLAN onde ela quis cobrar operações com conjuntos, ela o fez de forma explícita. Veja este edital do concurso do MAPA em 2014, em especial a parte que grifei:

RACIOCÍNIO LÓGICO

Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares.Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.

Resposta: A (mas deveria ser anulada)

RESOLUÇÃO:

Sendo Pab, Ped e Pau os trocos de cada rapaz, podemos dizer que:

(Pab + Ped) / 4 = Pau

Pau + Ped = 30

Pab – Pau = 10

Com a segunda equação, podemos escrever que: Ped = 30 – Pau

Com a terceira equação, podemos escrever que: Pab = 10 + Pau

A primeira equação pode ser reescrita como:

Pab + Ped = 4.Pau

Substituindo Pab e Ped pelas expressões obtidas acima, temos:

10 + Pau + 30 – Pau = 4.Pau

40 = 4.Pau

Pau = 10 reais

Assim,

Ped = 30 – Pau = 30 – 10 = 20 reais

Pab = 10 + Pau = 10 + 10 = 20 reais

O troco de Pablo foi de 20 reais.

Resposta: C

RESOLUÇÃO:

Veja que às 7h parte um ônibus para a cidade A, afinal já se passaram 30 minutos em relação às 6h30. Portanto, às 7h temos partidas simultâneas para as cidades A e B. A partir daí, as partidas simultâneas se darão nos múltiplos comuns entre 30 e 40 minutos. O mínimo múltiplo comum entre 30 e 40 minutos é 120 minutos. Portanto, após 120 minutos teremos a segunda partida simultânea.

Como 120 minutos são 2 horas, e estamos contando a partir das 7h, chegamos ao horário de 9h.

Resposta: C

RESOLUÇÃO:

Uma vogal comum ao nome das 3 meninas é a letra I. Esta é a primeira letra da senha.

Tanto Camila como Denise possuem nomes com vogais dobradas. Na sílaba central dos dois nomes, temos as consoantes M e N, respectivamente. Portanto, uma dessas duas letras deve ser a segunda da senha.

Tanto a letra A como a letra E podem ser a terceira letra, pois ambas estão presentes no nome de 2 amigas e estão repetidas em algum deles.

A quarta letra pode ser G ou C, que são as consoantes que iniciam os nomes doas animais de estimação. Mas a letra C faz parte do nome de Camila, motivo pelo qual deve ser excluída. Assim, a quarta letra só pode ser G. Ficamos entre as alternativas C e D apenas: IMAGENS ou IMAGINA.

A quinta e sexta letras do nome IMAGENS são EN. Elas não estão na sílaba central de nenhum dos nomes. Mas a quinta e sexta letras do nome IMAGINA são IN, que estão na sílaba central do nome de Denise, porém não na mesma ordem. Fica claro que a senha só pode ser IMAGINA.

A sétima letra é uma vogal presente no nome de 2 amigas e da Cadela. Estamos falando da letra A, presente nos nomes de Beatriz, Camila e na cadela Cacau.

Resposta: D

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • prova de AJAA anularam uma questão de matemática erroneamente. A questão 15 da prova branca. Que o professor resolveu acima, estava correta. E eles se enrolaram na resolução e anularam a questão. O que fazer nesse caso? Na própria resolução da banca, na resposta aos recursos, eles usam os argumentos corretos, concluem corretamente para as duas primeiras pessoas e erram na conclusão da terceira. Encontrando uma solução que não existia na prova. aff consulplan....
    leandro em 31/03/17 às 22:32
  • Olá amigo Arthur Lima Fui prestar esse concurso no Rio. A questão 18, bastava perceber que é questão de M.M.C. Mas não precisávamos fazer cálculo nenhum, por quê? X para A vai de hora cheia e 30 minutos, exceto 7h que é a partida do X para B, o examinador quer o 2º encontro, só poderá ser as 9h. Abraços
    Rui Ramos em 14/03/17 às 23:19
  • Olá Arthur Lima. A questão da senha, a única alternativa que tinha 3 consoantes e 4 vogais é da letra D: IMAGINA
    rUI rAMOS em 14/03/17 às 23:11
  • Sandra, Fiz o mesmo. Sinceramente não sei o que aconteceu com os professores do estratégia. Na prova de técnico responderam as questões de pronto, praticamente em tempo real. Agora, um ou outro se pronunciou. Enfim...
    Luz Maria em 14/03/17 às 20:35
    • Importante que nós não dormimos...Abr e sucesso!
      Sandra Piovesan em 15/03/17 às 13:45
  • Olá, Luz Maria, já me antecipei pela manhã e interpus. Vamos ver...
    Sandra Piovesan em 14/03/17 às 15:45
  • Sandra, Espero que sim. Vamos esperar para ver se o professor Herbert Almeida se pronuncia para nos ajudar..
    Luz Maria em 14/03/17 às 12:08
  • Luz Maria, Em específicos, não consta no edital nada a respeito de "responsabilidade civil do estado". Eu copiei e colei o edital no word em letras garrafais e acabei de conferir. Será que dá para interpor recurso?
    Sandra Piovesan em 14/03/17 às 08:52
  • Alguém, por favor, me tire uma dúvida: constava no edital responsabilidade civil do estado? Sinceramente, com tanto conteúdo não lembro se constava no edital.
    Luz Maria em 13/03/17 às 19:05
  • Sim Kathiussa, achei como sempre que a consulplan peca pela falta de clareza tanto nos enunciados quanto nas alternativas. Ansiosa para o pronunciamento de nossos professores.
    Núbia n nascimento em 13/03/17 às 18:40
  • Obrigada, Arthur! Acertei todas as questões de RLM. A prova de AJAA estava muito difícil. Cadê os outros professores com as outras correções?
    Luz Maria em 13/03/17 às 18:11
    • Olá Luz, boa noite. Segue mais um: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/administracao-de-recursos-materiais-arm-p-trf-2-prova-resolvida-ajaa/

      Coordenação em 13/03/17 às 18:44
  • Pelo menos fechei a parte de RLM! Mas infelizmente a prova não é só isso kkkkk..alguém mais achou o restante da prova complicado?
    Kathiussa em 13/03/17 às 16:34
  • professor sabe quando os demais professores postaram os comentários de suas respectivas disciplinas?
    nubia em 13/03/17 às 15:47
  • Boa tarde professor, gostaria de saber se o restante dos professores vão comentar as demais modalidades para AJAJ, para sabermos se há a possibilidade de algum recurso
    Rodrigo em 13/03/17 às 13:57
  • Prof, não consegui entender a resolução da questõ dos conjuntos. Na minha só dava 80...
    Sandra Piovesan em 13/03/17 às 11:18
  • Muito bem observado, Jorge! É preciso ler o enunciado todo e considerá-lo!
    Carlos-RJ em 13/03/17 às 09:00
  • A prova de RL para AJAA estava muito fácil. Nivelaram muito por baixo o nível dessa disciplina.
    Roberto em 13/03/17 às 08:42
  • Gabaritei RLM!!!!!!!!!!!! isso não é mais monstro para mim!!!!!
    ANA PAULA em 13/03/17 às 00:01
  • Professor..boa noite.. a questão 17 de RL da prova de AJA - Sem Especialidade - Prova Branca Acredito que o troco de Pablo também poderia ser 20... - O Troco de Pablo (20) mais do de Pedro (20) somados e divididos por 04 dá o troco de Paulo (20+20 /4 = 10) - O troco de Paulo (10) mais o troco de Pedro (20) dá 30; - O troco de Pablo (20) menos o troco de Paulo (10) dá 10.
    Junior em 12/03/17 às 23:21
  • Para o cargo AJAA, só RLM estava fácil... Tanto é que nenhum outro professor publicou o gabarito antes da Consuplan (como fizeram na semana passada).
    Ana em 12/03/17 às 23:01
  • Prezado Arthur: na questão "Beatriz, Camila e Denise dividem...", a resposta já está no enunciado. A única palavra de sete letras com três consoantes e quatro vogais entre as quatro alternativas oferecidas, conforme se pede, é: IMAGINA. Todas as outras têm quatro consoantes e três vogais (inventa, imprima, imagens).
    Jorge em 12/03/17 às 22:42
  • Acertei todas!!! Ah se a prova fosse só de RLM!! Obrigada Arthur!!
    Marcela em 12/03/17 às 22:38
  • Errei duas, mas uma delas vai ser anulada né professor!!
    Walter em 12/03/17 às 21:34
  • Essa banca tem por hábito cobrar qüestões fora do edital. Lastimável.
    Walter em 12/03/17 às 21:32
  • Faltou a questão da senha.
    Yuri em 12/03/17 às 21:21
    • Não tinha visto :) coloquei agora no artigo!

      Coordenação em 12/03/17 às 21:27
  • Professor, o senhor é top! Graças às suas aulas, gabaritei a prova para AJAJ. Megaaafeliz!!! Obrigada :D
    Francieli em 12/03/17 às 21:15
  • A questão de conjuntos da prova da analista administrativo está perfeita. Resultado é 50.
    Leandro em 12/03/17 às 20:56
  • Oi Viviane, tive o mesmo problema na questão dos conjuntos... Quebrei a cabeça, mas não encontrei a resposta. Talvez seja caso de anulação, né? Tomara!
    Fábio em 12/03/17 às 20:37
  • Concordo com a Viviane, a questão de conjuntos está sem gabarito, refiz três vezes e o resultado só dava 80. Estresse...
    Daisy em 12/03/17 às 20:35
  • Cadê a resolução da Prova de Analista Judiciário-Area Administrativa sem Especialidade?
    Tânia Afonso Reis em 12/03/17 às 20:17
  • Obrigada, professor! Mais uma aluna que gabaritou rsrsrs E a prova de oficial de justiça? Será corrigida? Obrigada mais uma vez!
    Natália em 12/03/17 às 20:07
  • Prof, acho que na prova de AJ sem especialidade tem uma questão de conjuntos sem o gabarito. Fiz das duas formas e o resultado não batia, fiquei nervosa..rs Resolve, pfv.
    Viviane em 12/03/17 às 20:03
  • Tava bem fácil msm
    Gustavo Garcia Ribeiro em 12/03/17 às 19:46
  • as de lógica estavam uma barbada.
    Gabriel em 12/03/17 às 18:49
  • Acertei todas! :D
    Edenilson em 12/03/17 às 17:21
  • Perfeito !
    JAMILTON SANTOS em 12/03/17 às 17:00