Artigo

A eficiência das 10 principais técnicas de estudo

Olá pessoal ! 

Começo hoje um série de artigos que trarão informações sobre a eficiência dos principais métodos de estudos, com base numa análise científica feita pela APS (Association for Psycological Science). Desculpem a qualidade/tamanho da imagem, mas não consegui uma melhor. 

               

Informo, desde já, que a análise foi feita de forma isolada acerca de cada uma das técnicas. Então, por vezes, uma técnica considerada como de baixa utilidade, será mais efetiva quando aliada a uma de alta utilidade. Ao final da análise de cada uma das técnicas, deixarei uma sugestão a ser implementada que permitirá que você use a técnica comentadas de forma mais eficiente (pois é possível dar um “upgrade” nas técnicas, aprimorando o método, tendo por base as falhas apontadas na análise).

 

Hoje já comentarei uma técnica e a cada semana comentarei mais duas. Reitero que uma técnica seja tida pela APS, isoladamente, como de baixa utilidade, não deve deixá-la de lado, pois ela será necessária para que vocês usem técnicas de eficácia moderada e alta de forma adequada. É como aprender a andar de bicicleta: primeiro começamos com duas rodinhas, depois tiramos um e, por fim, andamos sem as rodinhas (na verdade, eu não alcancei esta última etapa…rsrs).

 

Técnica n° 1: MARCAÇÕES

Utilidade: baixa.

 

Quem não leu o post atentamente vai falar: “como assim, Rafael ? No coaching você me manda marcar o material e diz que a utilidade desse método é baixa?
 

Como expliquei no início do texto, a análise da APS foi feita ISOLADAMENTE para cada uma das 10 técnicas de estudo. De fato, se você apenas marcar o material, a utilidade e a qualidade da sua marcação será baixa mesmo. 
 

Veremos que será necessário adotar várias dessas técnicas combinadas para obter um nível ótimo de preparação e que mesmo as técnicas de alta utilidade dependem de outras de igual ou menor utilidade. Por exemplo, no coaching, procuro combinar a prática distribuída (alta utilidade) com a releitura (são as revisões de 24h, 7d e 30d), que, por sua vez, depende das marcações (essas duas últimas são tidas como de baixa utilidade). 
 

Na verdade as marcações, isoladamente, foram consideradas de baixa utilidade, pois essa técnica é a que menos exige esforço. Então o cérebro acaba não organizando e nem conectando as informações.
 

SUGESTÃO: A primeira marcação tende a ser mais “fraca” mesmo, pois não conhecemos bem o assunto e, muito menos, sabemos como ele é cobrado em provas. Então após resolver várias questões (veremos que essa é uma técnica de alta utilidade), volte às suas marcações e faça um “controle de qualidade” delas, marcando o que aparece com mais frequência nas provas (caso não tenha marcado) e removendo as marcações feitas que não foram objeto de questões. Para não ter problema, faça a primeira marcação com lápis e só use o marca-texto por ocasião do controle de qualidade.

 

Por hoje é isso, pessoal ! Aos que tiverem interesse, tenho comentado uma a uma essas técnicas no meu instagram e na minha página do facebookMantenho, também, um canal no YouTube com algumas dicas de estudo que certamente ajudarão na sua preparação rumo à aprovação.

 

Por fim, recomendo a todos que procurem conhecer o projeto do Passo Estratégico lançado pelo Estratégia e que, em breve, estará disponível novamente para venda (foi feita uma pausa nas vendas para a inclusão de novas disciplinas). A princípio estamos trabalhando com foco no concurso para AFRFB, mas em breve lançaremos o Passo para outras áreas. Vale muito a pena. No meu canal no YouTube tenho um vídeo falando sobre o projeto. Vale a pena conferir.

 

Boa semana e bons estudos !

   

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Rafael, Muito obrigada pelas dicas. Realmente ja senti que só grifar não fixa a materia. Seguirei seus comentários. Gostaria de obter mais dicas.
    claudia moraes de souza cabral bezerra brandao em 06/08/17 às 19:39
  • Olá Sheila... Agora que consegui respondê-la aqui. Qual link você deseja ?
    Rafael Rocha "Caverna" em 08/03/17 às 19:29
  • Bom dia Rafael. Estou lendo no meu trabalho e tenho que ver se tem algum vídeo. Excelente, excelente e excelente. Venho marcando essas porcarias e por mais de vezes, noto que não chego a lugar algum. Você enviaria, (não tenho instagram, só e-mail) seu link. Adorei. Preciso de rever a técnica da marcação o que é importante marcar. Muitas vezes grifo o artigo todo, porquê parece ser tudo importante. Muito obrigada pela dica. Deus abençoe. Grata. Sheila
    Sheila em 08/03/17 às 08:08
  • Muito legal!
    Gaby em 08/03/17 às 01:00