Artigo

DISCURSIVAS DE ADMINISTRAÇÃO: resposta da Questão 3

QUESTÃO 3

Técnico Judiciário – TRT8 – Ano: 2016 – Banca: CESPE – Disciplina: Administração Geral – Assunto: Ciclo PDCA
Considerando a integração da gestão da qualidade no cotidiano das organizações, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. CICLO PDCA.

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
1 – Conceitue o ciclo PDCA. [valor: 10,00 pontos]
2 – Cite e defina as quatro fases do ciclo PDCA. [valor: 15,00 pontos]
3 – Apresente o detalhamento das etapas da primeira fase do ciclo PDCA. [valor: 13,00 pontos]

RESPOSTA ESPERADA:

CICLO PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão muito utilizada nas organizações para auxiliar o gestor no aperfeiçoamento dos processos e, por conseguinte, viabilizar a melhoria da gestão da qualidade. Essa ferramenta consiste em um modelo dinâmico e flexível, representada por um ciclo composto por quatro fases que se comunicam e se retroalimentam. Os processos do ciclo PDCA são planejados e recorrentes e não apresentam um fim pré-determinado. O ciclo PDCA, desenvolvido por Walter A. Shewhart e difundido por Willian Edwards Deming, objetiva simplificar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade nas organizações. Essa ferramenta pode ser utilizada em conjunto com outras ferramentas de controle da qualidade, a exemplo do diagrama de Pareto, do diagrama de Ishikawa e do uso de histogramas.

FASES DO CICLO PDCA

1ª fase do ciclo PDCA: plan – planejar/planejamento. Nessa fase, devem-se identificar os elementos causadores do problema, realizar o planejamento e definir os objetivos e as metas. As ações definidas nesta fase devem levar em consideração a missão/a visão/os valores da organização. A realização de um bom planejamento, nessa primeira fase do ciclo PDCA, é fundamental para subsidiar os processos das etapas seguintes.

2ª fase do ciclo PDCA: do – executar/execução. Nessa fase, executa-se o que foi planejado, ou seja, coloca-se em prática o plano de ação elaborado na fase anterior (plan). Para tanto, é necessário que haja divulgação do plano de ação e treinamento das equipes.

3ª fase do ciclo PDCA: check – verificar/checar. Nessa fase, para consolidar os objetivos, realiza-se uma análise comparativa entre o que foi planejado e o que foi realizado. A terceira fase é muito importante no ciclo PDCA, devido ao fato de, nessa etapa, serem efetuadas as análises críticas relativas às ações, de modo a verificar se, no processo de melhoria contínua, os objetivos estão sendo alcançados.

4ª fase do ciclo PDCA: act – agir/atuar/ação. A quarta fase do ciclo PDCA está alinhada à melhoria dos processos e visa à correção das ações executadas para, enfim, padronizá-las. Ou seja, os procedimentos que não estiverem em conformidade com o plano de ação devem ser corrigidos e, se necessário, um novo plano de ação deverá ser traçado bem como o ciclo deverá reiniciado para dar continuidade ao processo de melhoria.

DETALHAMENTO DAS ETAPAS DA FASE

PLAN (PLANEJAR) – A primeira fase plan – planejar/planejamento – é muito importante no ciclo PDCA. Nessa fase, em que se inicia o ciclo e o desenvolvimento de todo o processo, devem ser cumpridas as seguintes etapas:

1. Identificação do problema: realiza-se a identificação do problema todas as vezes que a organização se depara com um resultado indesejado;
2. Análise do fenômeno: realiza-se a análise detalhada do problema detectado;
3. Análise do processo: realiza-se a identificação das causas do problema detectado;
4. Definição de metas e objetivos: determinam-se as metas e os objetivos a serem atingidos durante o processo de melhoria contínua;
5. Elaboração do plano de ação: o plano de ação é o produto de todo o processo dessa primeira fase do ciclo PDCA e, nesse plano, deverão ser detalhadas todas as ações previstas para garantir o alcance dos objetivos.

REFERÊNCIAS

Edmarson Bacelar Mota Júnior. Isnard Marshall et al. Gestão da qualidade e processos. Editora FGV, 2012.

Vicente Falconi Campos. Gerenciamento pelas diretrizes. Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. Vicente Falconi Campos. TQC: controle da qualidade total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.

Grande abraço e até a próxima!

Prof. Adriel Sá

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • *Excelentes
    Luiz Paiva em 01/03/17 às 15:28
  • Parabéns Professor...Excelente comentários tanto das provas Discursivas, como também das objetivas anteriormente postadas. Os melhores que vi em uma prova de Administração para Concursos. Fé na missão.
    Luiz Paiva em 01/03/17 às 15:26
  • Que esmero! Obrigada, professor. Estou aprendendo muito com o senhor.
    Lígia em 01/03/17 às 15:23