Artigo

Confira se vale fazer o concurso da Polícia Federal?

Confira nesse artigo se vale fazer o concurso da Polícia Federal. Ademais, conheça mais sobre essa prestigiada instituição.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, buscaremos, de fato, ajudar o aluno a responder uma pergunta: vale fazer o concurso da Polícia Federal?

Ademais, com a finalidade supracitada, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Polícia Federal – conheça mais sobre a instituição;
  2. Quais serão as atribuições dos novos servidores da Polícia Federal?;
  3. Afinal, vale a pena fazer o concurso da Polícia Federal?;
  4. Considerações finais.

1. Polícia Federal – conheça mais sobre a instituição;

Primeiramente, no intuito de avaliar se vale fazer o concurso da Polícia Federal, é interessante que conheçamos a instituição que os futuros aprovados irão trabalhar.

vale a pena fazer o concurso da Polícia Federal
O novo edital da PF traz muitas vagas e uma excelente oportunidade de carreira.

Missão da Polícia Federal

Conforme exposto no site da instituição, a missão da PF é a seguinte: “Exercer as atribuições de polícia judiciária e administrativa da União, a fim de contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.

Visão da Polícia Federal

Além disso, segundo o site da PF, a visão de futuro da Polícia Federal é se tornar referência mundial em Ciência Policial.

Valores da Polícia Federal

Inegavelmente, é importante conhecer os valores da PF, que são listados a seguir:

  • Coragem – Possuir a capacidade e a iniciativa de agir no cumprimento de dever em situações extremas, ainda que com risco à própria vida;
  • Lealdade – Cultuar a verdade, a sinceridade e o companheirismo, mantendo-se fiel às responsabilidades e aos compromissos assumidos;
  • Legalidade – Comprometer-se com a democracia e com o ordenamento jurídico vigente, sublimando a determinação de defender os interesses vitais da União;
  • Ética e Probidade – Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pela honradez, honestidade e constante busca da verdade; e
  • Respeito aos Direitos Humanos – Alicerçar atitudes, como servidor e cidadão, na preservação dos princípios basilares de respeito aos Direitos Humanos.

Os símbolos da Polícia Federal

Sem dúvida, você já deve ter esbarrado com algum dos símbolos da PF:

  • A Bandeira da PF é o símbolo maior da Instituição, fundamenta-se em valores éticos, morais e princípios filosóficos e representa sua tradição e história;
  • O Emblema da PF é o símbolo representativo do Órgão, em destacado no seu coração as Armas Nacionais, um dos Símbolos Nacionais, foi instituído pelo Decreto 98.380, de 9 de novembro de 1989, publicado no DOU 215, de 10.11.89; e
  • O Hino da PF consiste na solene exaltação dos valores, princípios e fundamentos básicos do Órgão, no contexto de sua história.

Valores éticos e morais da Polícia Federal

Por fim, seguem os valores éticos e morais da PF:

  • O Juramento do Policial Federal se consiste na sagrada promessa de um compromisso consciente, moral e ético assumido em declaração solene, pelo homem de polícia, no exercício do cargo e fora dele;
  • Os Preceitos Éticos do Policial Federal se consistem em normas de conduta, princípios, fundamentos e valores morais que devem ser observados pelo homem de polícia, no exercício do cargo e fora dele; e
  • A Oração do Policial Federal consiste em uma súplica religiosa do homem de polícia, de livre manifestação, para que se sinta espiritualmente confortado, protegido e em perfeita sintonia com a Lei e a sua crença no Criador.

2. Quais serão as atribuições dos novos servidores da Polícia Federal?

Em primeiro lugar, para determinar se vale fazer o concurso da Polícia Federal, outro fator importante é saber quais são as carreiras possíveis na instituição, assim como as suas atribuições.

Sem dúvida, são várias as carreiras dentro da Polícia Federal. No entanto, nesse artigo, focaremos nas carreiras presentes no último edital da PF.

Delegado da Polícia Federal

No que se refere a carreira de delegado, inegavelmente, o cargo de Delegado da Polícia Federal é o que apresenta maior prestígio nacional, tendo como incumbências principais :

– instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;
– orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais;
– participar do planejamento de operações de segurança e investigações; e
– supervisionar e executar missões de caráter sigiloso.

Agente da Polícia Federal

Quanto ao cargo de Agente da Polícia Federal, em suma, as suas principais atribuições são:

– investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;
– proceder à busca de dados necessários;
– executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações; e
– executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;

Escrivão da Polícia Federal

Além disso, em relação ao cargo de Escrivão da Polícia Federal, as suas principais atribuições são:

– dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação;
– atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais;
– responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; e
– cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação;

Papiloscopista da Polícia Federal

Primeiramente, no que tange ao cargo de Papiloscopista da PF, seguem as suas principais atribuições:

– executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de reconhecimento, isolamento, fixação, coleta, acondicionamento, transporte, recebimento, processamento, armazenamento e descarte de fragmentos e impressões papilares, realização de exames e emissão de laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana e prosopografia;
– operar e gerir bancos e sistemas automatizados de identificação humana civil e criminal;
– desenvolver estudos na área de identificação humana civil e criminal; e
– cumprir medidas de segurança orgânica.

Por fim, para mais informações sobre o certame, clique aqui e confira o site do certame.

3. Afinal, vale a pena fazer o concurso da Polícia Federal?

Enfim, no intuito de dirimir as dúvidas sobre se vale fazer o concurso da Polícia Federal, elencamos, a seguir, algumas vantagens desse certame:

Possibilidade de atuar em locais diferentes

Decerto, a atuação da Polícia Federal é uma das mais amplas do setor público.

Desse modo, há a possibilidade de o profissional atuar em diferentes locais durante a carreira, o que é uma vantagem para os que gostam de conhecer novos lugares.

Benefícios

Sem dúvida, o plano de saúde da PF é um grande diferencial nesses tempos em que estamos vivendo as consequências geradas pela pandemia do novo coronavírus.

Além disso, os servidores ainda fazem jus à auxílio-alimentação e assistência pré-escolar.

Remuneração

Decerto, a Polícia Federal oferece uma das melhores remunerações para os cargos da carreira policial no Brasil.

Só para exemplificar, a remuneração inicial dos cargos de Delegado da PF é de R$ 23.692,74 e, para os demais cargos do certame, de R$ 12.522,50.

Encarreiramento

Além da excelente remuneração inicial, a progressão de carreira é, com toda a certeza, uma das melhores do serviço público.

Assim, trata-se de outro fator a ser considerado.

4. Considerações finais

Primeiramente, nesse artigo, buscamos trazer informações sobre o novo certame da Polícia Federal.

Além disso, tentamos auxiliar os alunos que estão se perguntando se vale fazer o concurso da Polícia Federal e trouxemos, também, dados sobre a Polícia Federal.

Ademais, vale destacar que o candidato, antes de iniciar os estudos para um certame, deve analisar com carinho o edital, as características da instituição e os seus objetivos de vida.

Desse modo, torna-se reduzida a possibilidade do concurseiro se desencantar com o trabalho, após a aprovação no certame.

De fato, trata-se de uma excelente oportunidade para o concurseiro, uma vez que a Polícia Federal oferece inúmeras vantagens aos seus servidores.

Por fim, desejo fé e muita dedicação aos estudos para todos vocês.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.