Artigo

Como potencializar seu aprendizado e acelerar sua aprovação

Fala pessoal! Tudo certo? Hoje venho falar de um tema de grande relevância para concursos. Quase que semanalmente sou questionado por alunos sobre como potencializar o aprendizado, acelerando o processo de aprovação. Posso afirmar com toda convicção do mundo que não existe formula mágica para a aprovação. Entretanto, também afirmo com a mesma intensidade que se você seguir as dicas que proponho terá sucesso de maneira muito mais rápida que os demais. Sem mais delongas, vamos a elas:

1) Trace metas, tenha objetivos claros, bem definidos e realistas

“O que eu quero para mim? Por qual razão estou estudando? Onde quero chegar?”. Essas perguntas parecem óbvias mas a experiência nos mostra que um grande número de concurseiros não sabe onde quer chegar! Estudar para passar “em um concurso” é uma coisa muito vaga e, sem sombra de dúvidas, te deixará desmotivado em muito pouco tempo. Procure escrever um objetivo claro e bem definido. Releia-o pelo menos uma vez a cada 3 dias. Também não adianta um objetivo fora da sua realidade. Se você começou a estudar semana passada, em nada adianta ter por objetivo “ser auditor fiscal em 2 meses”. Construa algo como: “Ser Auditor Fiscal até o dia mês X do ano 20XX”. Para tal, divida seu objetivo e trace metas periódicas que o motivem e mostrem que está mais perto do objetivo final. Isso por ser algo do tipo: “Terminar as matérias X, Y e Z até o mês X”.

2) Junte-se a pessoas que estão na mesma luta que você

Essa dica não signifca estudar em conjunto ou participar de grupos de redes sociais ativamente. Rodiar-se de pessoas que querem o mesmo que você irá lhe trazer competitividade e ânimo para continuar. Você verá que outras pessoas tem o mesmo objetivo que você e somente alguma delas irão alcançar o objetivo pretendido: os que se dedicarem mais.

3) Revise e teste seu aprendizado constantemente

Só nós, concurseiros, sabemos da infinidade de páginas que precisamos ler, aprender e decorar. Acontece que é humanamente impossível absorver em um piscar de olhos todo o conteúdo. Por isso, recomendo fortemente que, por ocasião das leituras, sejam construídos resumos (algumas matérias a mão e outras, por ser inviável, apenas iluminando/sublinando/utilzando mapas mentais). A princípio você achará que revisar é uma saída chata e cansativa mas tenho certeza absoluta que lhe poupará muito tempo no final da caminhada. Juntamente com as revisões, faça exercícios, muitos exercícios. Conhecer a banca é de fundamental importância e por isso você deve priorizar sempre a banca do seu concurso, caso já tenha sido divulgada. Isso tudo é explicitado com maior riqueza de detalhes durante o meu serviço de coaching do Estratégia porém o que gostaria que você gravasse neste momento é: tenha material para revisar e os utilize constantemente.

4) Recompense-se

Não somos um robô: precisamos de descanso e coisas prazerosas. Conheço poquíssimas pessoas na vida que tem o estudo como o seu prazer preferido. Creio que você está entre os 99,99% da população que prefere jogar bola, sair, tomar uma cerveja, passear com a família ou ir à praia a ter que estudar. Por isso, ofereça recompensas a você mesmo! Mostre para sua mente que, caso você cumpra as metas previstas para um determinado período, será recompensado. Tais recompensas variam de maneira muito subjetiva e somente você pode saber o que te dá prazer. Utilize pausas de 10 a 15 minutos entre uma matéria e outra. As pausas ajudam a deixar o estudo menos sofrido e, com isso, tende-se a não criar uma aversão aos estudos pois sabemos que iremos ter tempo livre, nem que seja pequeno, para atividades prazerosas. Reserve um dia da semana para sair com a família ou com amigos. VIVA como você gostaria, nem que seja uma vez por semana.

5) Misture Matérias

Assim como estudar por muitas horas ininterruptas é cansativo e faz com que seu rendimento caia, estudar uma única matéria torna-se entediante. Não caia na armadilha do tipo “se eu terminar essa matéria faltarão só X matérias” . Você precisa ter contato com a maior quantidade de matérias possíveis. Não adianta nada terminar Direito Constitucional este mês, Administrativo mês que vêm e Direito Tributário no outro mês. No quarto mês você lembrará pouca coisa de Constitucional, o que lhe tomará muito tempo para relembrar. Tente fazer de 3 a 4 matérias por dia, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Para quem possui menos de 3 horas diárias de estudo, experimente estudar 2 matérias por dia. Você verá que será um tanto quanto menos dolorido.

6) Leia história de sucessos

Talvez essa seja a maneira mais simples de se manter motivado. Ler histórias de outras pessoas que conseguiram passar por verdadeiras batalhas para conseguir objetivos faz com que acreditemos que é possível.

7) Escolha bem o seu ambiente de estudos

Seu ambiente de estudos deve ser considerado como um local de trabalho. Trabalhar em uma cadeira desconfortável, com calor ou com barulho é uma coisa inviável. Encare o estudo da mesma forma. Se tiver condições financeiras, invista em uma boa cadeira. Faça do seu local de estudos um ambientes aconchegante. Jamais misture seu local de lazer com o local de estudo, como o sofá por exemplo: isso poderá afetar sua distração e confundir seu cérebro, ficando sem saber diferenciar o horário de estudo e o horário de lazer. Bibliotecas e salas de estudo também são ótimas opções desde que o tempo gasto de deslocamento para tais lugares não seja elevado.

8) Elimine as distrações

Sabemos das tentações das redes sociais. Cada olhada no seu facebook ou no whatsapp pode lhe custar até 30 minutos! Esqueça aquela olhada “rapidinha” pois mesmo ela, se somada as demais, irão lhe custar muito tempo, o bem mais valioso de um concurseiro. Por isso, exceto em casos em que o celular seja realmente imprescindível (trabalho por exemplo), DESLIGUE-O durante o tempo de estudo. O mesmo vale para televisão e afins.

9) Não pare!

Um grande erro do concurseiro é parar os estudos. Eu diria que é um dos piores erros! Estudar 2 ou 3 meses e parar vai fazer com que você tenha que estudar quase tudo novamente daqui a um tempo. Normalmente o concurseiro “acorda” depois de um tempo e quer retomar os estudos, dizendo-se arrependido. Isso acontece com mais frequência do que você imagina! Não pare! Por mais que você tenha problemas durante a sua caminhada – e você vai ter – diminua o ritmo, mas não pare. “Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare”. (Confúcio)

10) Conte com a ajuda de um profissional

A concorrência dos dias atuais tem sido cada vez mais forte. Não fique batendo cabeça! Tudo que você quer saber sobre concurso já é sabido por um Coach. Todas as dificuldade passadas já foram superadas e viraram aprendizado. Para que ter que aprender com os próprios erros se posso aprender com o erro e a experiência dos outros. NÃO PERCA TEMPO! "Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca." (Provérbio chinês)

Considerações Finais

Pessoal, ressalto que tudo que foi falado neste artigo é por mim praticado no programa de Coaching do Estratégia. Por isso, te convido a vir encurtar o seu caminho rumo à aprovação. Você sentirá na pele a diferença. Lembre-se: “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

Espero que tenham gostado.

Facebook: /coacheduardodarocha

Instagram: @coacheduardodarocha

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_FcmdmBRsltXBd_uGpb1Aw?sub_confirmation=1

UM ABRAÇO E CONTEM COMIGO!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • De nada, Israel! Vamos à luta que o caminho é arduo mas recompensador!
    Eduardo Da Rocha em 18/02/17 às 03:18
  • Olá, Mônica. Fico feliz em poder ajudar outros concurseiros. Obrigado!
    Eduardo Da Rocha em 06/02/17 às 16:01
  • Obrigado, Gilberto! 
    Eduardo Da Rocha em 06/02/17 às 16:00
  • Texto show de bola!
    Gilberto em 06/02/17 às 07:31
  • Obrigado pelas excelentes dicas !
    ISRAEL LUCIANO DA SILVA PEREIRA em 05/02/17 às 22:17
  • Adorei o seu artigo, Eduardo! Era disso que eu estava precisando nesse exato momento. Parabéns!
    Mônica em 04/02/17 às 12:44