Aprovada no concurso UFTM

“Acreditar e querer. Estudar demanda muito tempo, preparação e persistência. Eu tenho um sonho a ser realizado e preciso correr atrás. Tudo depende somente de mim. Já consegui realizar parte dele, isso me motiva continuar e crer que cada dia estou mais perto de realizá-lo. Quando se quer muito algo, tem que estar disposto a enfrentar o que vier e nunca desistir”
Confira nossa entrevista com Simone Abadia, aprovada em 1º lugar no concurso UFTM para Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Simone Abadia: Meu nome é Simone Abadia Aparecida da Costa, sou formada desde 2009 em Nutrição e desde 2015 em Administração. Este ano de 2020, conclui o Mestrado em Inovação Tecnológica. Tenho 34 anos e sou de Uberaba, Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Simone: Um dos meus maiores motivos é ajudar a minha família, poder contribuir nas despesas e tentar retribuir toda a dedicação que sempre me proporcionaram. Na época que comecei a estudar para concursos, eu estava desempregada. Antes disso, eu tinha interesse, mas como trabalhava durante o dia e estudava à noite, me sentia muito cansada para estudar. Então, quando fiquei desempregada, vi uma grande oportunidade de realizar esse sonho. Comecei a pesquisar sobre concursos, assistia aulas, procurei grupo de estudos na internet e comecei a descobrir qual a carreira eu queria seguir.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Simone: Durante a minha última preparação (a qual eu fui aprovada e estou trabalhando hoje), eu me dediquei inteiramente aos estudos. Pois estava desempregada e tinha um tempo maior para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Simone: Quando eu era mais nova, fiz alguns concursos de prefeitura, aproveitava as matérias que tinham relação com as matérias da faculdade para fazer as provas. Porém, fui aprovada em 2016 na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) para o cargo de Assistente em Administração, em 1º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Simone: Foi uma sensação única, de reconhecimento pelo meu esforço, de vitória alcançada. Demorou um pouco para a ficha cair, ficava olhando várias vezes o site para ver se eu não estava enganada (risos). Agradeci muito a Deus e aos meus Santos protetores. Sou muito devota.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Simone: Eu adotei uma postura mais radical, saía muito pouco com a família, me isolei das redes sociais, não assistia novelas, às vezes alguns filmes. Procurei me concentrar bastante para a minha preparação, pois sabia que aquela poderia ser a minha oportunidade de realizar um grande sonho.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Simone: Sou solteira, não tenho filhos. Moro com minha família. Eles sempre me apoiaram, acreditaram no meu esforço e me tranquilizaram. Minha mãe teve um papel muito importante nessa minha vitória, ela conta que enquanto eu estava fazendo a prova, ela foi até uma igreja e pediu com muita devoção à Nossa Senhora da Abadia (Padroeira da minha cidade), para que eu conseguisse passar na prova e conseguir realizar o meu sonho. Sem saber dessa oração, durante a prova, eu tive uma sensação de tranquilidade, parece que as respostas estavam vindo à minha mente, tudo parecia muito claro e eu estava muito confiante ao marcar as alternativas.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Simone: O concurso dos meus sonhos é ser Auditora da Receita Federal, no momento estou me preparando para isso, não tanto como fiz no outro concurso, porque agora eu trabalho e também estou estudando para fazer o Doutorado.
Acredito que não vale a pena fazer outros concursos com foco diferente do que se pretende, a não ser que tenha matérias em comum. No momento, estou me preparando para concursos das áreas fiscais, sendo assim, acredito que tenho mais possibilidade de aproveitar as matérias e me adaptar para outras que não seja especificamente o da Receita Federal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Simone: Eu sempre gostei muito de estudar, acredito que todo o esforço que fiz durante anos está sendo recompensado agora. Na verdade, eu estava estudando para o concurso do INSS, quando vi a oportunidade de aproveitar as matérias para o concurso que fui aprovada. Eu estudei durante 1 ano, e quando fui fazer a prova do INSS, não fui aprovada, mas fiquei bem perto da aprovação. Aí, logo após este, surgiu um outro concurso, não desanimei, continuei estudando e fui aprovada.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Simone: Sim, estudei antes de ter o edital, essa preparação antecipada é muito importante para o pós edital. Conhecimento nunca é demais, quanto mais pudermos nos preparar antes e eliminar as matérias, mais tempo sobra para nos prepararmos depois e fazermos as revisões. Tem que manter a disciplina, acredito que se é um sonho, temos que correr atrás e nos dedicar ao máximo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Simone: Conheci através da Internet, dos eventos gratuitos do YouTube, dos grupos de estudantes criados no Whatsapp e do Instagram. A partir daí, identifiquei a qualidade do ensino e do comprometimento dos professores com a aprovação dos alunos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Simone: Estudei mais por videoaulas, para mim foi a forma mais eficiente. Também estudava por resumos que eu mesma fazia, as leis eu lia pela internet. As videoaulas eu assisti pelo canal do Estratégia Concursos no YouTube, sempre que eram disponibilizadas. Como estava desempregada, não tinha dinheiro para realizar a compra dos cursos, então aproveitei para assistir as aulas gratuitas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Simone: Eu estudei antes da saída do edital, procurei por provas e editais de anos anteriores. Fiz um cronograma de estudos, comecei pelas matérias que eu tinha mais afinidade e fui evoluindo assim que terminava cada uma, inserindo uma nova. Comecei com 4 matérias e fazia um rodízio, quando via que estava avançando, inseria mais. Deixei para estudar, revisar e reler as leis no pós-edital. Acredito que isso foi muito importante na minha preparação. Fiz muitos resumos e usava mnemônicos para ajudar na fixação das matérias. Estudava por volta de 4 a 5 horas líquidas por dia e deixava apenas o domingo para descansar e organizar os estudos para a próxima semana.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Simone: Sim, sempre tive dificuldade com as áreas exatas, porém procuro me dedicar mais a ela, coloco um tempo maior de estudo e faço muitos exercícios que ajudam na fixação da matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Simone: Na semana que antecedeu a prova eu foquei mais na leitura da lei, nos resumos e em alguns conteúdos que achava que poderiam estar na prova. Na véspera, costumo revisar mais um pouco, sempre é válido.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Simone: Eu não considero um erro, porque eu não tinha condições de comprar um curso naquele momento, mas acredito que se eu tivesse preparado pelo material completo e com orientação dos professores, teria facilitado mais os meus estudos. Os professores sabem como preparar os alunos, fazem uma sequência da matéria e sabem quais as matérias são mais cobradas. Os maiores acertos foram a minha disciplina e a dedicação que tive durante os estudos. É necessário estar comprometido para se realizar um sonho.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Simone: Tem dias que são mais difíceis, problemas que surgem inesperadamente, conteúdos mais complicados, sensação de ter estudado pouco. Mas não pensei em desistir, apenas desacelerava um pouco e depois continuava firme e forte.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Simone: Ajudar a minha família e ter estabilidade no serviço. Desde criança, já pensava como eu queria ser na vida adulta, poder ajudar minha família sempre foi e sempre será meu maior sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Simone: Acreditar e querer. Estudar demanda muito tempo, preparação e persistência. Eu tenho um sonho a ser realizado e preciso correr atrás. Tudo depende somente de mim. Já consegui realizar parte dele, isso me motiva continuar e crer que cada dia estou mais perto de realizá-lo. Quando se quer muito algo, tem que estar disposto a enfrentar o que vier e nunca desistir.