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Input e Output de dados + Caderno de Erros: Como fazer?

Hoje o artigo é bastante pragmático, pessoal. 

Preciso que aprendam 2 conceitos fundamentais para seus estudos:

  1. Input
  2. Output

 

INPUT consiste em colocar as informações dentro da cabeça. São exemplos de INPUT ler seu material em PDF/livro e assistir às videoaulas.

 

Quando resolvemos questões, fazemos OUTPUT de dados. O que aprendemos é colocado no papel. Agora vem o puxão de orelha: Você precisa aproveitar as questões para também fazer INPUT! Siiiim! Quando você faz questões e apenas as corrige (ou seja, não estuda os erros), foca apenas no OUTPUT. De forma bem direta, você não aprende nada novo. Apenas reforça e automatiza as informações que já tinha. Isso é muito legal, mas não é suficiente.

 

 

COMO ESTUDAR OS ERROS

 

Sempre peço para meus coachees fazerem o CADERNO DE ERROS. Atenção que agora eu estou passando o “bizu dos bizus”, hein!

 

Depois que resolver uma bateria de questões e corrigi-las, volte ao que errou (e também às questões que acertou parte pelo conhecimento e parte por um empurrãozinho da sorte). Estude-as. Leia os comentários dos professores. Em seguida, monte o caderno de erros.

 

OPÇÃO 1

  1. Abra um arquivo de word para cada matéria.
  2. Dentro de cada matéria coloque o nome do capítulo estudado.
  3. Com um rápido CTRL C + CTRL V coloque a assertiva problemática no caderno.
  • Se havia um erro nela que você não notou na hora de resolver a questão, corrija-o para colocar no caderno. Nada de assertiva errada ali para não te confundir.
  • Grife o trecho da assertiva que te complicou na hora da resolução. Meses depois de resolvida a questão, é possível que você não lembre do que foi difícil para você. E essa informação vale ouro.
  • Nada de colocar a questão inteira. O caderno deve ser basicamente uma lista de assertivas para ser eficiente na sua revisão final.

 

OPÇÃO 2

Outra forma de montar o caderno de erros é marcando no PDF impresso todos as questões complexas e densas de informação e grifando os comentários como você grifa a teoria. Assim, poderá voltar nelas e revisar rapidamente perto da sua prova.

 

Eu gosto mais de primeira opção. O caderno de erros no word será, ao final do estudo de todo o curso em PDF, um verdadeiro mapa das suas deficiências naquela disciplina. Mais assertivo e pessoal não dá para ficar (já que o caderno de erros de um candidato nunca será idêntico ao do outro). Se você usar a opção 2, sua lista de deficiências estará pulverizada em muitas páginas, dificultando a memorização.

 

E o que fazer com o caderno depois de montado? 15 dias antes da sua prova reserve um tempinho diariamente para ler o caderno. Notará seu % de acerto subir velozmente, junto com sua confiança.

 

 

QUANTIDADE DE INPUT E OUTPUT: O EQUILÍBRIO NECESSÁRIO

 

Quando mais novato na disciplina, maior deve ser o INPUT. Afinal, como fará questões de temas que não conhece? Notará que gastará cerca de 80% do seu tempo com INPUT. O desafio aqui é reter.

 

Já para quem está na fase de manutenção em uma matéria (em outras palavras, está só revisando), o % se inverte: 80% de OUTPUT e 20% de INPUT. Isso ocorre porque nessa fase o desafio não é reter. Isso você já fez. O grande fator complicador é manter tudo aceso na mente. O OUTPUT resolve esse problema.

Obs: Os valores apresentados são uma média, ok?

 

“Então porque não só fazer OUTPUT na reta final”?

  1. Porque você fatalmente vai cruzar com alguma informação nova enquanto fizer aquele monte de questões. E essas novidades não devem ser ignoradas. Fará com elas o processo de INPUT de dados.
  2. É crucial manter a leitura da lei seca. Pode ser que alguns artigos não sejam contemplados nas questões e – por isso – é prudente continuar relendo a lei na íntegra. Esse é o momento do INPUT.
  3. Só INPUT ou só OUTPUT o dia inteiro saturam a mente. O ideal é mesclar nas proporções citadas para um melhor aproveitamento.

 

No artigo de terça que vem continuaremos esse papo abordando estudo ativo e passivo, ok?

 

Abs

Gabi

Coach Estratégia Concursos

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Veja os comentários
  • Olá Gabriela! Na sua opinião, qual a forma mais eficiente para estudar: 1) Mesmo não tendo acabado de ler uma aula por completo, tentar fazer questões a respeito do assunto que se estudou no dia da leitura(apesar de ser difícil fazer o filtro das questões, em muitos casos), ou; 2) Fazer todas as questões somente ao fim da leitura completa de uma aula? Ficaria muito grata com sua resposta! Abraço!
    Lilian em 16/03/17 às 15:05
  • Gabriela. Muito obrigado pela orientação.
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 13:49
  • Dica VALIOSÍSSIMA!!! rsrsrsrs Parabéns pelo artigo Gabi. Brilhante!!! Eu descobri essa técnica qdo estudei para o último concurso da ANAC.. acho q eram 15 matérias diferentes (ESAF)... me ajudou de forma extraordinária pois consegui passar para a segunda fase - redação, porém não fui classificado... mas valeu demais o aprendizado. Eu, particularmente, faço igual ao overvamp. Anoto em folhas de fichário, separando por matérias... ao terminar todos os PDFs, tenho de 5 a 10 folhas só com resumos de questões q errei ou fiquei em dúvida... daí releio frequentemente. Sempre fiquei na dúvida se é melhor resolver todas as questões e só depois olhar o gabarito e comentários, ou se vou resolvendo e já olhando os comentários em seguida para reforçar a matéria na mente e resolver as próximas questões... pois alguns professores colocam umas 10 questões de um mesmo assunto... daí se vc não sabe, são 10 erros.... hehehehe
    Flávio em 01/02/17 às 17:13
    • Obrigada, Flávio! Que bom que já aplica a técnica. Faz toda a diferença, né? O formato do caderno de erros ideal varia de pessoa para pessoa. Cada um tem suas realidades e preferências. O importante é entender o princípio e fazê-lo! Sobre resolver as questões, sugiro que as divida em blocos de 30. Faça, corrija e leia os comentários. Depois repita o processo com mais 30... Fica menos cansativo (imagina estudar os erros de 200 questões de uma vez!) e o resultado fica menos viciado do que fazer uma e corrigir (já que o comentário de uma pode ajudar na questão seguinte). Bons estudos, amigo Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 18:00
  • Ei Gabriela! Adorei a fica! Vou tentar implementar! Beijo
    Daniela Vieira em 01/02/17 às 10:08
    • Que bom que gostou! Depois passe para me contar se sentiu que esse método está fazendo diferença, ok?  Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:23
  • Dica de ouro, prof. Gabriela. O que venho fazendo de mais próximo ao que você ensinou é a criação de cadernos de questões anotadas em sites de resoluções de questões, além de algumas anotações manuscritas esparsas. Porém, isso nem se compara à forma organizada de seu método do word (opção 1). Já comprei sua ideia. A partir de agora: opção 1.
    Laélio em 01/02/17 às 08:53
    • Oi, Laélio! Que bom que já estava aplicando o método. Realmente, acho que do jeito que ensinei na opção 1 você obterá maior grau de retenção do conteúdo extraído das questões.  Depois me conta como está sendo com o caderno de erros novo. Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:24
  • Certamente um artigo Top 10 aqui no Estratégia...parabéns!
    Evandro em 01/02/17 às 08:32
    • Muito obrigada, Evandro! Há muitos outros sendo preparados. :) Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:29
  • A Professora Gabriela tem as dicas mais legais do mundo inteiro =)
    Ingrid em 01/02/17 às 07:47
    • E tbm os alunos mais fofos, Ingrid! <3 Obrigada pelo comentário. Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:29
  • Olá Gabi, Aos 48 anos de idade ainda tenho muito a aprender. me inscrevi em em 3 modalidades do TRF 2 e ainda exame da OAB em abril 1ª fase, mas confesso que estou um tanto perdida nos estudos e nas prioridades. não estou conseguindo organizar meu horário e não sei por onde começar. o tempo urge e ainda tenho que fazer um TCC- pós graduação, e 2 filhas ainda pequenas pra cuidar. por favor, helllllpe-me!!! Grata,
    Irene em 01/02/17 às 07:08
    • Oi, Irene. Beleza? Já pensou em fazer Coaching? Será perfeito para você! Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:30
  • Olá Gabriela! Parabéns pela matéria. Dicas valiosas!! Permita-me um comentário: lembro do seu nome na listagem de aprovados do concurso TJES 2011. Também fui aprovado, mas faltou pouco para ficar entre os chamados...rsrsrs. Ano seguinte entrei na CAIXA. Agora, o foco é Receita Federal. Força e Fé! Grande abraço!!!
    Alex em 31/01/17 às 20:59
    • Muito obrigada, Alex! Poxa, quase fomos colegas de trabalho, hein! Conte comigo nessa caminhada rumo à Receita. Sucesso, amigo! Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:32
  • muito bom! sempre fiz isso mas uso folhas de oficio e caneta mesmo, principalmente em questões do cespe é extraordinário o quanto vc aprende com as questões e poupa tempo com o que não cai ou com o que vc não erra. mesmo se acertar a questão e for um item que me deixou em dúvida, coloco na folha para nas 2 ultimas semanas olhar o enunciado e lembrar da forma como a banca considera correta o entendimento. descobri que mais da metade dos erros de questões do cespe não é pq o candidato não sabia o conteúdo, e sim pq ele interpretou mal ou não conhece o modo de linguagem da banca.
    overvamp em 31/01/17 às 19:02
    • Oi, overvamp. Que ótimo que já adotava a ideia do caderno de erros. Realmente é algo que faz toda a diferença na preparação e ajuda demais no que você citou: pegar as manhas da banca! A dica de fazer no computador é para agilizar. Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:39
  • No caso de quem nunca estudou matérias de direito e especificamente sobre a leitura da Lei Seca, devo fazê-la desde o início do estudo ou é melhor primeiro ver todo o conteúdo teórico para aí sim iniciá-la?
    Murilo Gazzo em 31/01/17 às 18:36
    • Oi, Murilo! Sou partidária de estudar lei seca desde o princípio. Siga o PDF e reserve os 15 min de estudo finais de sua disciplina para fazer essa leitura da letra da lei correspondente ao que viu no PDF.  Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:41
  • Oi Gabriela, desculpe, não especifiquei exatamente a dúvida. Na verdade, não entendi bem a parte em que é dito para não colocar a questão inteira. É possível um exemplo? Muito obrigado pela atenção! =D
    Fellipe em 31/01/17 às 17:00
    • Oi, Fellipe. Siga as regras abaixo: 1 - Não coloque no caderno de erros o comando da questão. Coloque apenas a assertiva. 2 - Se for V ou F (estilo Cespe), cole a assertiva (se ela for falsa, transforme-a em verdadeira ao colocar no caderno. Ali não deve constar assertiva errada para que você não corra o risco de memorizar algo falso achando que é certo). 3 - Se for questão de múltipla escolha, coloque apenas as assertivas complexas (não as 5 alternativas).   Ajudou assim? Se restou dúvida, poste novamente, ok? Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 01/02/17 às 10:36
  • Parabéns pela matéria professora. Sempre fiz input e output, mas a idéia do caderno é brilhante. Muito obrigado.
    Rodrigo Parente Botarro em 31/01/17 às 16:43
    • Oi, Rodrigo. Que bom que gostou da ideia do caderno. Ele fez a maior diferença do mundo para mim nos tempos árduos de concurseira. Depois passe para me contar da evolução após implantação dessa técnica. Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 16:49
  • Gabriela, você poderia dar um exemplo de como fazer o equilíbrio input/output na prática? Muito obrigada pela atenção.
    Joyce em 31/01/17 às 15:50
    • Oi, Joyce, Beleza? Vamos ao exemplo pedido: ALUNO INICIANTE EM DIREITO ADMINISTRATIVO - Crie um ciclo de estudos e veja a disciplina algumas vezes na semana.  - Comece seu estudo com a leitura do PDF (input) da aula zero do curso. Em regra, você usará vários horários de estudo de D. Adm no seu cronograma para matar 1 PDF. - Quando terminar de ler e grifar toda a aula, faça várias questões sobre a aula estudada (output). - Estude todas as questões que errar lendo os comentários do professor (input) e criando seu caderno de erros (output). --> Notará que o tempo gasto com input será maior do que o gasto com output.   ALUNO AVANÇADO EM DIREITO ADMINISTRATIVO (fase de manutenção): - Revise com frequência lendo os grifos, a lei seca e o caderno de erros (input). As revisões são rápidas, pois não haverá novidade. - Faça muuuuitas questões (output) e estude o que errar (input). Notará que errará menos do que antes (o que diminui a quantidade de input). --> O tempo de leitura necessário tende a ser menor do que o dedicado à resolução de questões. Os momentos de input serão mais para lembrar do que você já aprendeu e não tanto mais para colocar dados novos na mente.   Clareou, Joyce? Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 16:09
  • Gabriela, é possível dar um pequeno exemplo de como fazer na prática?
    Fellipe em 31/01/17 às 14:25
    • Oi, Fellipe. Beleza? Você quer um exemplo do caderno de erros ou do equilíbrio input/output? Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 15:15
      • Acho que respondi sua dúvida na pergunta da Joyce, Fellipe.
        Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 16:10
  • Obrigada! já pratico a opção 2, mas vejo que a 1 é mais interessante!
    evelyn em 31/01/17 às 12:18
    • Pois é, Evelyn! A opção 1 torna a retenção melhor por representar uma quantidade menor de páginas, com a informação concentrada em vez de pulverizada. Depois me conta se gostou mais da opção 1 na prática, ok? Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 15:14
  • Adorei, Gabi!! Como sempre muito prestativa em nos ajudar.
    Mônica em 31/01/17 às 11:49
    • Que bom que gostou, Mônica! Tenho certeza que as dicas de hoje vão ajudar muito nos seus estudos! Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 15:12
  • Partiu Word! Ótima dica.
    Carmary em 31/01/17 às 10:57
    • Carmary, coloque a dica em prática e depois passe para me dizer como funcionou para você, ok? Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 15:11
  • Muito bom!! Sao tecnicas assim na pratica que precisamos nos artigos dos coachs. To aguardando também a parte 2 do ensino de ingles que vc postou em um de seus artigos aqui. Obrigado mais uma vez, Gabriela!
    Ivor em 31/01/17 às 10:39
    • Que bom que gostou, Ivor. Gosto de mesclar artigos sobre inteligência emocional com artigos mais diretos, como o de hoje. Sobre o artigo de Inglês, como não estou no PDF, eles ficaram a cargo das professoras de Inglês do site. Por isso não pude dar continuidade. Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 15:08
  • Como sempre, excelente artigo! Obrigada por compartilhar!
    Tamyres em 31/01/17 às 10:34
    • Eu é que agradeço, Tamyres. Fico feliz em ajudar! Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 14:53