Artigo

Treinar pra que? (dica rápida)

A pergunta ficou famosa pela música que o humorista Tom Cavalcante fez em homenagem ao ex-jogador de futebol Romário, conhecido por não gostar de treinar. Como poucos, ele sabia se posicionar muito bem na grande área e finalizava com perfeição.

Mas certamente ele não é o melhor exemplo a ser seguido. No mundo dos concursos não existe “gênio” que tenha nascido com o “dom” de chutar questões e passar. Aqui é preciso dedicação. Não passa curioso!

Certa ocasião, assistindo a uma palestra motivacional do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, ouvi o seguinte:

“Não existe esse negócio de mão santa. Existe mão treinada! Eu fazia 1.000 arremessos por dia a vida toda. Não era um treino hoje e outro na semana que vem. Eu treinava todos os dias pelo menos 1.000 arremessos. E quanto mais eu praticava, mais eu conseguia acertar na hora do jogo”.

Uma das melhores formas de testar seus conhecimentos, consolidar a absorção do conteúdo estudado e rever pontos importantes da matéria é através da resolução de exercícios.

Em minha preparação para concursos dediquei um tempo considerável para praticar exercícios. Fazia muitos! E quando achava que já tinha feito vários, fazia mais! Repetia questões, inclusive. Depois comecei a marcar aquelas que julgava mais relevantes e que mereciam ser revistas. Explorava cada alternativa como fonte de conhecimento do assunto e forma de descobrir o “jeito” das bancas me induzirem ao erro. Nas matérias da área de exatas observava macetes que os professores utilizavam para solucionar mais rápido algumas questões.

Desse treinamento incansável passei a melhorar minha percepção sobre a qualidade do material que estava estudando e a ser capaz de fazer marcações mais eficientes sobre o que efetivamente cai, melhorando meu desempenho na hora do jogo.

E você? Está mais para Romário ou para Oscar?

     

 

Treine! Afinal de contas, o que importa é marcar o X no lugar certo.

Um abraço,

André Chaves

Coach do Estratégia Concursos

Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/coachandrec

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada André! suas dicas são muito valiosas.
    Cristina em 05/04/17 às 14:43
  • Obrigado, Tamyres!
    André Chaves em 25/01/17 às 09:08
  • Muito bom! Obrigada professor!
    Tamyres em 25/01/17 às 07:35
  • Valeu, Roberto! Obrigado pela força.
    André Chaves em 24/01/17 às 19:39
  • Excelente artigo. Obrigado André pela dica! Valeu!
    Roberto em 24/01/17 às 19:25