“Ver seu nome no Diário Oficial da União é uma coisa inexplicável, impossível descrever este momento em palavras, verás quão grande e satisfatório é ver a materialização de todo o seu trabalho em resultados”.
Confira nossa entrevista com Maurício Júnior Leite dos Santos, aprovado em 1º lugar no concurso EBSERH para o cargo de Assistente Administrativo – Sede:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Maurício Júnior Leite dos Santos: Me chamo Mauricio Jr, tenho 26 anos, sou mineiro de Brasilândia de Minas, e tenho apenas o ensino médio.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Maurício: Crescimento profissional e estabilidade financeira, além de estrutura para que eu pudesse cursar uma faculdade de forma tranquila.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Maurício: Durante minha jornada de estudos até ser aprovado na EBSERH, dividia meu tempo com as atividades laborais do trabalho (trabalhava em um salão de beleza), então já sabem que a carga horaria é puxada, além de ficar muito vulnerável às variações de mercado que impactavam diretamente na rentabilidade do setor.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Maurício: Ministério Público Federal
10º CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH
Concurso nº 1/2019 – Nacional
Cargo : Assistente Administrativo – 1° lugar PNP – SEDE
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Maurício: É uma mistura de emoção com choro, alegria, nos pegamos tantas vezes imaginando e aguardando pelo respectivo momento, e quando se chega, nem sabemos como reagir de fato.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Maurício: Só o DEUS nos acuda! A carga horário do trabalho era bem puxada e eu tinha pouco tempo para estudar. A vida social era bem limitada.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Maurício: Sou solteiro, minha família mora no interior de Minas, mas estou em Brasília há 7 anos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Maurício: Meu objetivo é trabalhar no TJDFT ou Judiciário Federal, continuamos na luta.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Maurício: 6 meses, já com minha bagagem de outros de concursos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Maurício: Sim. Trabalhando o psicológico e gatilhos para me manter em foco.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maurício: Amigos concurseiros me indicaram.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Maurício: Cursos em PDFs do Estratégia e muita prática em questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Maurício: Estudava umas 3 matérias por dia, resumos periódicos e muita pratica em questões, muita mesmo!
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)?
Maurício: Algumas da parte básica, como português e legislação específica do concurso.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Maurício: Véspera de prova é sempre muito estressante, um dia anterior a aplicação da prova EBSERH era aniversário de um dos meus melhores amigos, mas precisei declinar para que tivesse uma noite bem descansada para prova. Graças a Deus, o sacrifício foi recompensado.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houveram), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Maurício: Sempre erraremos, jamais estaremos 100% preparados, e pequei em subestimar matérias básicas da prova.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Maurício: Constantemente! Este tormento é intrínseco dos concurseiros.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Maurício: Família, meus objetivos e crença na minha capacidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Maurício: Dediquem-se, persistam, não tenham medo de cair na batalha, serão várias para se encarar. Ver seu nome no Diário Oficial da União é uma coisa inexplicável, impossível descrever este momento em palavras, verás quão grande e satisfatório é ver a materialização de todo o seu trabalho em resultados. Deus tem o melhor para cada um nós.