Artigo

Transição de carreira: como planejar uma mudança na trajetória profissional?

Entenda quais estratégias você pode utilizar para investir no seu aprimoramento e mudar de área profissional

Aqui no Estratégia, nós estamos constantemente conversando e orientando os nossos alunos a respeito dos seus objetivos profissionais. Seja no caso de quem deseja ser aprovado em um concurso público ou para quem quer seguir uma carreira na área privada, reforçamos sempre a importância do planejamento como elemento primordial para boas decisões nas nossas vidas. 

Dessa forma, pode chegar um momento no qual você percebe que não sente mais alegria ao realizar as suas atuais atividades profissionais. É evidente que toda carreira – assim como todas as coisas na vida – tem os seus altos e baixos, mas um estado constante de insatisfação definitivamente pode ser um indicativo de que existem questões que precisam ser revistas.

Por isso, o nosso artigo de hoje é especial para as pessoas que cogitam realizar uma transição de carreira e desejam planejar melhor este processo. Boa leitura!

1) Tenha clareza a respeito dos motivos pelos quais você está insatisfeito com a sua carreira

Antes de tomar qualquer decisão ou mesmo avaliar as possibilidades para uma transição de carreira, é indispensável compreender porque você não se sente bem com as suas conquistas profissionais até aqui. Fazer essa avaliação te ajuda a entender quais são as características do seu atual trabalho que efetivamente causam a insatisfação e, portanto, você pode usar isso como base para tomar decisões mais efetivas no futuro.

É preciso fazer um destaque aqui: esse não é um momento para culpa! Você não precisa (e nem deve) ficar se martirizando em virtude das escolhas que fez no passado. É importante lembrarmos que nós tomamos decisões com base nas informações que temos no momento e, assim, é muito provável que seu atual caminho profissional tenha feito sentido em algum momento da sua vida. 

No entanto, é importante lembrarmos que estamos em um processo constante de evolução e transformação pessoal. A nossa vida muda, nossos sonhos também e, com isso, uma decisão coerente no passado pode, hoje em dia, não fazer mais tanto sentido assim. Está tudo bem: você sempre tem a chance de recomeçar e alterar a sua própria rota. 

Para fazer essa análise inicial, é importante responder às seguintes perguntas:

  • Quais foram os motivos que me fizeram decidir pela minha carreira atual?
  • Por que as minhas atividades profissionais hoje me incomodam tanto? Quais são as minhas principais frustrações?
  • Quais são as características de uma rotina profissional que é coerente com as minhas habilidades como indivíduo?

Diante das respostas, fica mais fácil ter um ponto de partida para desenvolver os próximos passos da sua trajetória profissional.

2) Olhar para frente e para dentro: o autoconhecimento como chave da transição de carreira

Depois de analisar o passado, é importante também olhar para o presente e para o futuro. Como você se imagina daqui a 5 anos? Quais são os tipos de atividades profissionais que você teria interesse em desenvolver? Qual é o retorno (emocional e financeiro, por exemplo) que você espera de uma nova carreira?

Ter a resposta para essas perguntas nem sempre é fácil: assim, em alguns casos, pode ser interessante analisar primeiro o que não faz nenhum sentido, ou seja, aspectos que você já sabe que não devem estar presentes nas suas decisões. Um exemplo é uma pessoa que está extremamente cansada da vida profissional na iniciativa privada e entende que o setor público seria a melhor opção para resolver essas insatisfações: ter um novo emprego em uma empresa particular não é uma escolha a ser considerada nesse caso, a não ser que outros fatores (como questões financeiras urgentes) fundamentem essa decisão. 

Aqui no Estratégia, você já deve ter visto nossos especialistas do coaching mencionarem a importância da compreensão do propósito pessoal como base para a motivação e para se manter firme nas metas pessoais. O seu propósito é o motivo maior pelo qual você existe e, obviamente, terá um impacto direto nas suas próprias decisões. Ter o entendimento sobre o que te move como indivíduo com certeza influenciará de forma positiva as suas escolhas, sejam elas no âmbito pessoal e/ou em outras esferas, como familiar e profissional. 

Cabe lembrar, também, que as transições de carreira muitas vezes são mais radicais, ou seja, envolvem uma mudança completa de área. Um exemplo seria uma pessoa formada em Contabilidade que, ao longo da vida, descobre uma grande paixão pela área de comunicação e decide trabalhar na área de marketing digital. 

Existem também transições sutis, dentro de uma mesma macroárea de atuação: um exemplo seria um advogado que passou 10 anos atuando como especialista na área criminal e, ao reavaliar a sua carreira, percebe que gostaria de desenvolver um trabalho mais específico no Direito Empresarial.

3) Faça um planejamento para a sua transição de carreira

Todo processo de transição, seja ele mais radical ou mais sutil, deve incluir um planejamento coerente e estruturado para que as decisões possam ser tomadas da melhor forma possível. Para isso, é importante definir:

  • Qual é a área para a qual você pretende fazer a transição de carreira;
  • Em que tipo de empresa você gostaria de trabalhar (seja ela pública ou privada) ou que tipo de negócio você deseja criar, caso decida pelo emprendedorismo;
  • Qual é o cargo que você deseja ter;
  • Qual é o retorno financeiro esperado após a transição;
  • Quais são as competências profissionais que você precisa desenvolver para ser capaz de assumir as novas responsabilidades.

Perceba que, ao realizar uma transição de carreira, você poderá trocar uma situação relativamente estável (como um emprego no qual você está há muitos anos) por um contexto no qual haverá um nível maior de inseguranças, até porque você está iniciando suas atividades naquela nova área. Logo, ressalta-se a importância de ter uma reserva financeira bem estruturada, visto que você pode ficar um tempo sem trabalhar devido à transição, enquanto busca por um novo cargo, e/ou pode desejar realizar investimentos pessoais, como a realização de cursos de aprimoramento profissional. 

Ademais, é importante definir seus objetivos de curto, médio e longo prazos em relação à sua carreira: isso te ajudará a ter mais clareza sobre estar ou não no caminho certo para que a transição seja realizada com sucesso. No livro Trabalho Organizado, Thais Godinho, especialista em organização em planejamento, traz uma orientação importante sobre a necessidade de definição de objetivos:

“Definir objetivos significa ter um mapa em mãos quando se coloca um pé na estrada. Você pode até mudar um pouco um percurso, mas, caso se perca, você sabe que seu mapa está ali para ajudar. A ideia de ter objetivos listados é a mesma. Eles não são engessados, cravados em pedra. Você pode mudá-los, se sua vida caminhar para isso.” – Thais Godinho no livro Trabalho Organizado (2018)

Veja, portanto, que ter os seus objetivos escritos e dispostos em um lugar visualizado com frequência por você pode te ajudar a manter o foco naquelas ações que efetivamente precisarão ser executadas. 

Além disso, o seu planejamento também deve envolver as pessoas que podem ser afetadas, de forma direta ou indireta, pelas suas decisões. Um exemplo é a sua família: se a sua renda hoje é uma parte importante para a manutenção do estilo de vida dos seus familiares, por exemplo, é importante ter conversas claras e francas a respeito da transição de carreira. Ter o apoio daqueles que estão ao seu redor com certeza te auxiliará na tomada de decisões, assim como pode te trazer uma maior tranquilidade em relação aos seus próximos passos. 

4) Invista no seu aprimoramento profissional

É evidente que você não terá, ao menos em um primeiro momento, experiência na nova área com o mesmo nível de profundidade e de especialização que você tem nas suas atividades atuais. Dessa maneira, você precisa se destacar para o mercado e, sobretudo, demonstrar que está em busca de aperfeiçoamento para auxiliar no desenvolvimento das novas habilidades.

Isso vale inclusive para o serviço público: mesmo que você preste um concurso público, ter uma qualificação adicional além da mínima que o cargo exige pode trazer benefícios, como pontos nas provas de títulos e também adicionais de qualificação depois que você tomar posse.

Assim, ao mapear as competências e os conhecimentos necessários para a nova carreira, você pode verificar a necessidade de investir na sua qualificação. Uma excelente forma de fazer isso é a partir de uma pós-graduação online: você pode estudar sem sair da sua casa, o que facilita a conciliação entre o curso e a sua rotina atual. 

O Estratégia, em parceria com a Faculdade Unyleya, oferece diversos programas de pós-graduação online: todos eles são reconhecidos pelo MEC e são ministrados à distância, a partir de uma tríade de conteúdo que inclui videoaulas, livros digitais e também acesso ao fórum de dúvidas. 

Conheça as nossas opções de cursos de pós-graduação!

Cursos de pós-graduação para carreiras públicas:

Cursos de pós-graduação para carreiras jurídicas:

Clique aqui para acessar os cursos 

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.