Artigo

Evite o desânimo! Tenha “objetivos curtos”

          Todos sabem que a espera pelo edital é muito sofrida e desgastante, a ansiedade toma conta da gente e a cada mês que passa sem novidades vai ficando mais difícil se manter motivado.

          Quando o concurso não tem uma previsão confiável que acontecerá (pedido interno, processo em andamento, escolha da Organizadora, etc.) um dos segredos para se manter motivado que utilizei na minha preparação foi: trabalhar com "objetivos curtos", mas o que seria isso? nada mais é que uma técnica mental muito utilizada em treinamentos militares longos…como o objetivo final tá muito distante…"terminar o curso"…e o dia-a-dia dos treinamentos é "massante" (pense numa rotina pesada, agora quintuplique isso ao quadrado, pronto! é quase isso) você não pode ficar pensando no fim do treinamento e sim em objetivos mais rápidos, mais imediatos (como finalizar uma tarefa, chegar inteiro ao fim do dia, comer a próxima refeição, tomar o próximo banho, etc), sob pena de se frustrar muito e "destruir" seu psicológico antes do tempo.

          Claramente, esta técnica mental pode ser plagiada para os concursos, ao invés de se ficar perguntando: quando cumprirei toda essa matéria, todo esse edital? Quando o edital será publicado? Quero descansar logo! Não aguento mais essa rotina! Então, evite isso! Em vez de trabalhar com o objetivo final ou outro mais longo, vá cumprindo objetivos de curto prazo, como: após terminar minha meta diária vou pra academia! Ou após terminar minha meta da semana vou comer um sushi no fds! Tomar uma gelada com os amigos no sábado à noite! Brincar com meus filhos no domingo! Tá vendo? Simples, funciona e deu certo comigo…o simples ato de tomar um café expresso ou fazer um bom lanche, após cumprir minhas metas, me deixava com uma sensação ótima e efetivamente evitava o desânimo com a longa espera. É simples e realmente funciona.

          É isso aí, espero ter ajudado!

Cristiano Oliveira
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Coach do Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada pela dica, muito boa.
    Marcia em 28/01/17 às 17:25
  • Na verdade o tema é muito mais amplo e poderoso. Realmente isso pode "salvar" sua preparação, se usado corretamente. Vou fazer 1 ano estudando para um concurso em específico, ainda sem edital, e recentemente a apatia e falta de motivação bateu (edital já fechado, livros lidos por inteiro, pacotão do estratégia zerado.. meio que sem novos desafios) e sabemos que se parar os estudos já era, esquece tudo. Tomei conhecimento de uma técnica parecida com essa sua, e ampliei. Deu o nome de "Sistema de Recompensas e Penitências": Trata-se de um planejamento semanal no qual o objetivo é sair inteiro no final do dia, com objetivos curtos e palpáveis (20páginas de um pdf, 20 exercícios...) aliando recompensas se os cumprir e penitências se não os cumprir. Estou testando e aumentei demais o meu rendimento, espero manter o ritmo. Abraços
    LU em 27/01/17 às 19:01
  • Curti tb! É bem motivador
    Leandro Lima em 27/01/17 às 17:07
  • Parabéns! Valeu Cristiano!
    Roberto em 27/01/17 às 14:38
  • Show de bola!!
    Mônica em 27/01/17 às 09:27
  • Show de bola professor! Uso muito essa técnica que é um teste inicial para os SEALS da marinha americana, a pergunta para eles é: "como comer uma baleia?". A resposta é simples, uma mordida de cada vez. Não adianta tentar comer a baleia em uma bocada, é impossível! Otimizei a minha técnica de mordidas pequenas e o resultado veio rápido! Acordava 05:30 da manhã para correr, porque cargo de desejo era (passei) e ainda é crescer nas carreiras policiais, na hora da corrida, eu estava com fone de ouvido conectado ao celular, ouvido a CF ou algum resumo! Deu certo demais, eu vencia a corrida sem fadigar e ao mesmo tempo estudava! Artigo show!
    Dicson Danillo em 27/01/17 às 08:31
  • Excelente !
    JAMILTON SANTOS. em 27/01/17 às 08:19