Artigo

5 temas essenciais para profissionais de Tecnologia da Informação

Conheça assuntos que estão em alta na área de TI e que são indispensáveis para os seus estudos e para a sua carreira!

A área de Tecnologia da Informação é uma das mais amadas – e também temidas – pelos alunos que precisam investir nos estudos para atuar no serviço público e/ou na iniciativa privada. Um dos principais fatores de dificuldade para compreender os tópicos da disciplina é a grande velocidade das transformações no setor nos últimos anos. 

Os conhecimentos de TI precisam ser atualizados com frequência e o próprio mercado exige um processo de aperfeiçoamento contínuo dos seus profissionais. Esse processo de mudanças, que é fortemente impulsionado pelo desenvolvimento científico e tecnológico, também tem um impacto nos concursos públicos: as bancas estão cada vez mais preocupadas com essa temática e, por isso, TI é um assunto em alta nos últimos anos nos certames. 

O aumento expressivo do nível de cobrança de TI nas provas é percebido sobretudo nos concursos da área fiscal: de acordo com as análises feitas pelos nossos especialistas nesse tipo de certame, há uma expressiva alta no nível técnico das questões sobre o tema.

Nesse contexto, o foco do artigo de hoje é apresentar 5 temas que são tendências no mercado de Tecnologia da Informação para que você esteja sempre muito bem informado sobre essa área de atuação. Esses assuntos podem ser cobrados de profissionais que atuam no setor privado, mas também podem ser mencionados em provas de concursos públicos. 

OBSERVAÇÃO: O objetivo aqui não é fazer uma análise específica de acordo com temas que mais caem em provas, mas sim apresentar áreas da TI que têm recebido um grande destaque nos últimos anos e, portanto, você deve ter ao menos uma visão abrangente sobre elas. Vamos lá?

1) Banco de dados

Os profissionais que atuam no segmento de banco de dados têm sido cada vez mais requisitados no mercado de TI: a própria área de tecnlogia como um todo já é uma das que oferecem os salários mais atrativos do Brasil. Contudo, no caso do setor de banco de dados, o valor pago aos especialistas pode ser ainda maior, devido à alta complexidade das questões resolvidas no dia a dia de trabalho e à escassez de profissionais com essa qualificação.

O termo “Big Data” é um dos mais falados no setor de TI já há alguns anos, justamente devido ao grande desafio que ele representa para as empresas e profissionais da área: trata-se da gestão das imensas quantidades de dados armazenadas em sistemas digitais na atualidade. Essas informações, quando bem organizadas e geridas, auxiliam diretores e demais líderes corporativos a tomarem decisões mais estratégicas e eficientes.

Dessa forma, entende-se que um bom profissional de banco de dados deve ter uma sólida base de conceitos desse segmento, bem como investir na compreensão de temas como Business Intelligence, administração de banco de dados (MySQL e PostGreSQL) e gerenciamento de projetos, por exemplo.

2) Metodologias ágeis

Além dos próprios conceitos técnicos, outra grande transformação no setor de TI nos últimos anos foi a aplicação cada vez mais frequente de metodologias ágeis para tornar o desenvolvimento de projetos mais eficiente.

A aplicação de ferramentas como Kanban e Scrum, por exemplo, começou em países líderes de mercado como os Estados Unidos, mas hoje em dia são amplamente utilizadas por empresas dos mais diversos portes no nosso país. O setor público também tem investido na transformação digital das suas estruturas e, portanto, busca profissionais competentes para desenvolver projetos da forma mais eficiente possível.

Muitos profissionais acreditam, de forma errônea, que basta a experiência prática para aprender a usar as metodologias ágeis de maneira eficiente: isso não é verdade!

É claro que a prática traz sim uma excelente bagagem de experiências para o profissional e para as equipes, contudo, ter uma formação teórica sobre o tema é indispensável para que o indivíduo tenha uma visão mais abrangente sobre os objetivos e as implementações das metodologias em questão

A migração do trabalho tradicional em TI para a gestão de projetos e de atividades com metodologias ágeis envolve uma curva de aprendizado para toda a equipe e, assim, quanto mais qualificados forem os profissionais, mais fácil e menos estressante tende ser esse processo para todos os envolvidos. :)

3) Engenharia de software

Há um tempo atrás, havia uma visão no mercado de que apenas empresas de TI deveriam investir no desenvolvimento de softwares para se destacarem nos seus segmentos. Contudo, ao analisarmos previsões e tendências feitas por especialistas em inovação e tecnologia, vemos um ponto em comum entre eles: há a percepção, na atualidade, de que toda empresa pode ser uma empresa de software. 

A afirmação acima é feita porque, hoje em dia, a tecnologia é uma parte estratégica de uma grande quantidade de negócios: o próprio Estratégia, que é uma empresa de educação, é um exemplo desse movimento do mercado. Veja que nosso produto principal são cursos em áreas como concursos, OAB e carreiras jurídicas. No entanto, temos softwares desenvolvidos inteiramente pelas nossas equipes de TI e que são grandes diferenciais de mercado, como nosso inovador Sistema de Questões. 

Por isso, a engenharia de software precisa ser considerada nos seus estudos para a área de TI. O profissional que atua nessa especialidade deve ter uma visão clara de todo o processo de desenvolvimento: ele deve ir além do domínio avançado das linguagens de programação! Entende-se que a compreensão sobre assuntos como qualidade e ciclo de vida de software, por exemplo, fazem total diferença no sucesso dos projetos desenvolvidos pelo profissional. 

4) Governança de TI

Como vimos, os processos de TI em uma empresa são cada vez mais complexos e importantes para o sucesso do negócio da organização como um todo. No entanto, um dos desafios enfrentados pelas empresas (sejam elas públicas ou privadas) é alinhar as estratégias adotadas pela TI com as estratégias das organizações em si. Quando falamos do setor público, por exemplo, esse processo pode ser ainda mais difícil, devido às complexidades e burocracias envolvidas no trabalho de TI nessa área da nossa sociedade, que tem particularidades específicas. 

Nesse contexto, surge um profissional indispensável para os novos tempos: o especialista em governança de TI. Ele será a ponte entre a TI e a direção da empresa, ao alinhar expectativas e traçar metas coerentes para os projetos desenvolvidos. Dessa forma, ele deve ter um alto nível de conhecimentos na parte técnica, assim como ter excelentes habilidades de comunicação e de gestão para atuar de forma eficiente nesse meio de campo. 

5) Machine learning e inteligência artificial

Por fim, precisamos destacar as áreas de machine learning e inteligência artificial: compreender o desenvolvimento de soluções inteligentes têm um impacto direto no lucro das organizações e também na satisfação dos clientes com os produtos oferecidos para o mercado.

Um exemplo prático para entendermos a inteligência artificial no nosso dia a dia é verificar a expansão de mercados como a área de IoT (internet das coisas) e a personalização dos processos de consumo, sobretudo em empresas que usam o meio digital como ambiente principal para vendas (como e-commerces, por exemplo). A inteligência artificial ajuda a criar experiências únicas para o consumidor e, portanto, áreas como Marketing e Vendas dependem cada vez mais dos profissionais de TI para a implementação dos seus projetos. 

Assim, um profissional que trabalha no segmento de machine learning e inteligência artificial, além de dominar esses dois conceitos, deve ter conhecimento sobre linguagens como R e Python, estatística e ciência de dados, por exemplo. 


Como você já sabe, o Estratégia investe constantemente no desenvolvimento de novos cursos e soluções na área de qualificação profissional para formar indivíduos preparados para o mercado de trabalho privado e também para serem aprovados nos melhores concursos públicos do país. 

Teremos uma grande novidade para área de TI que será lançada em 2021 e que será essencial para aprimorar os seus estudos na área. Fique de olho aqui no nosso blog e também nas nossas redes sociais para mais informações sobre isso! :)

Temos muitos conteúdos incríveis preparados para impulsionar a sua carreira e os seus estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.