Aprovado no concurso ESFCEX
“Além do clichê de sempre sobre Consistência, Foco e Dedicação, gostaria de sugerir que você se conheça. Conheça seus limites. Conheça, fielmente, até onde você consegue chegar”
Confira nossa entrevista com Yago Soares, aprovado em 3° lugar no concurso da Escola de Formação Complementar do Exército:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Yago Soares: Atualmente tenho 23 anos e sou natural de Marabá-PA, mas hoje resido em Fortaleza-CE. Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tenho um prazer enorme pela leitura, principalmente de aventuras fantásticas e ficção científica, porém o meu maior Hobbie é jogar.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Yago: O salário, a estabilidade, plano de carreira e o fato de eu gostar muito do que eu objetivo fazer – contabilidade pública – sempre chamaram muito a minha atenção.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Yago: Durante a minha preparação para a Esfcex, eu “só” estudava. Coloquei o “só” entre aspas para destacar a falsa ilusão de muito tempo livre para se estudar. Esta ilusão pode consumir o concurseiro resultando, mesmo que involuntariamente, em dias de procrastinação e ociosidade.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Yago: Em verdade, o concurso da Esfcex na especialidade Contabilidade foi a segunda prova para concurso público que eu já fiz, conseguindo lograr a terceira colocação resultando na minha majoração.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Yago: Nossa, conseguir a terceira colocação em um concurso tão difícil quanto esse é uma felicidade enorme, aquele chororô enorme, ainda mais que foi a minha primeira tentativa e mesmo que eu não esteja entre os classificados, já conseguir uma boa colocação é muito motivador para qualquer possível próxima tentativa, caso esta não dê certo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Yago: Enquanto era pré-edital, eu convivia normalmente e fingia que os estudos eram como se fosse o meu trabalho. Na semana eu estudava e nos finais de semana me dava ao luxo de sair e socializar, quando surgiam as oportunidades.
No pós-edital a história muda, tomei medidas mais drásticas e não saía de casa de jeito nenhum, segunda a segunda no gás. Apesar de que nunca renunciei meu lazer em casa, quando batia minhas metas do dia me dava o direito de ver algum filme, série ou jogar alguma coisa.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Yago: Namoro, moro com meus pais e irmãos e recebi muito apoio de todos. Como meus pais são concursados, eles sabiam da dificuldade que eu precisaria passar, então o apoio foi total. Sem chamar desnecessariamente, sem conversas em horários de estudo e sem o depósito exagerado de expectativas em cima de mim, deixando eu estudar do meu jeito e livremente. Apesar de que, pelo fato de eu ter que dividir o quarto com meu irmão. já tive que estudar muitas vezes com o meu irmão dormindo (kkkkkkk), por sorte nunca deixei a preguiça me dominar.
Na minha relação com a minha namorada ocorre um auxílio mútuo entre nós, sempre com apoios recíprocos no que quer que objetivamos fazer. Então, mesmo que hoje estejamos longe, sempre conseguimos vislumbrar que isso irá gerar um futuro melhor para nós.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Yago: Acredito que a experiência adquirida com outros concursos pode ser de grande valia para nós concuseiros, principalmente para aqueles certames que são correlatos em questão de disciplinas cobradas.
Apesar do meu foco ser de fato a Esfcex, que foi o que eu fiz, caso eu ainda tenha que prestá-lo mais vezes, com certeza farei concursos para contador de prefeitura, por exemplo, já que as matérias não serão tão diferentes do que é cobrado no concurso de meu foco.
Vale lembrar que se você tentar atirar para vários lugares distintos, ao mesmo tempo, é possível que nenhum tiro acerte. Tenha foco!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Yago: Meu estudo direcionado para a Esfcex começou em abril/2020, de forma meio perdida e sem tanto foco, devido a um material que eu não sentia que iria me ajudar a passar de fato. Assim eu fui levando até que aberto o edital em julho/2020, que foi quando o Estratégia lançou o curso Pós-edital e eu não larguei mais dos PDFs. Resumidamente, 6 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Yago: Nossa, era muito difícil manter o foco, pequei várias vezes com o meu horário pré-definido (kkkkkk). Mas nunca fiquei muito tempo sem estudar, sempre tinha que estar vendo algo para não ficar parado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Yago: Vídeoaulas e PDFs. Nunca fui um fã tão grande de vídeoaulas, sempre pensei que nelas como um material mais complementar do que para, de fato, ensino. Mas esta é só a minha visão. A meu ver, perde-se muito tempo com aulas gravadas e não se tem um sumário que te leve para o segundo exato do que você quer saber naquele momento, como existe em um PDF, por exemplo. Apesar disso, eu utilizava as videoaulas somente naquilo que tive dificuldade (Algumas aulas de Contabilidade de Custos kkkkk)
Em contrapartida os PDFs. Nossa, como eu amo ler PDF. Chego a devorar uma aula que eu já tenho conhecimento prévio em cerca de 3horas, dependendo do assunto e da carga de matérias expostas no material. Poder grifar e pôr notas, copiar e colar rapidamente, fazer toda uma modificação nele sem precisar sair da cadeira para pegar alguma caneta diferente no estojo, ter que sair de casa para comprar marca texto que não tem mais tinta. PDF é vida (kkkkkk).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yago: Meu pai é concursado e foi ele quem me indicou (kkkkkk). Ele também já estudou pelo Estratégia Concursos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Yago: Para fins de contexto, a ESFCEX possui disciplinas com pesos diferentes. Eu estudava 4 disciplinas diferentes por dia, 2horas por disciplina peso 3 e 1hora por disciplina peso 1, totalizando uma média de 6horas líquidas por dia, via PDF, com resumos escritos em Post-its virtuais. Cheguei a utilizar, anteriormente, um aplicativo para FlashCards, mas não me adaptei muito bem. Sentia que estava perdendo mais tempo do que adquirindo conhecimentos. Apesar dos meus Post-its, eu revisava muito mais por exercícios do que por eles, chegando a realizar mais de 10mil questões nestes 3 meses de pós-edital.
Meu plano de estudo foi todo montado com base nas minhas experiências de estudo anteriores. Utilizei um aplicativo (“aprovado”, o nome dele) para organizar meus horários, ciclos de estudo e tempo líquida. Um conhecimento importante que eu adquiri, foi quanto a minha mente aguenta estudar por dia sem perda de conteúdo. Depois de vários testes, eu descobri o meu limite: 6horas líquidas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Yago: A matéria que mais me deu dificuldade foi Contabilidade de Custos, porém por possuir muitos cálculos e fórmulas, utilizei a estratégia de aprender por meio de exercícios. Enquanto aprendendo a realizar as questões eu utilizava calculadora, depois que já estava bem ciente do que eu estava fazendo, parei de utilizá-la.
Outra disciplina que achei complicada foi Administração. Por possuir muitos termos e doutrinas diferentes, eu preferi focar em exercícios para mapear o que mais era cobrado pela banca, nunca deixando de fora a teoria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Yago: Na semana que antecedeu a prova eu, por algum motivo, não consegui estudar nada. Eu tentava, mas não rendia. Eu estava muito ansioso e não consegui ler ou ver vídeos até a véspera da prova.
No dia da véspera eu vi mais de 3 lives diferentes sobre o que estava sendo apostado que iria cair, como iria cair. Inclusive, e por incrível que pareça, esses aulões me renderam duas questões no dia da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Yago: Erros: Tentar ter mais de uma fonte de revisão (Post-its + PDF grifado + FlashCards), problema este que foi sanado assim que identificado. No começo eu tentei conciliar o concurso com um jogo que eu jogava, mas não dá certo, ambos precisavam de muito foco, então logo larguei. Grupos do Whatsapp, eu estava em 3 diferentes e acabei sendo bem ativo no que não me era relevante (famosa procrastinação). Saí de um deles e passei a responder somente as questões que eram colocadas nos outros dois.
Acertos: Conhecer minha mente e definir o meu tempo limite de estudo; possuir um ciclo de estudos organizado e regularmente atualizado; mapeamento de questões por meio de Excel; período de lazer quando notava que não iria render mais.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Yago: O mais difícil nesta caminhada, para mim, foi definir o concurso que eu deveria seguir. Cheguei a pensar em desistir sim, inclusive quase cheguei a abrir uma empresa de consultoria tributária, porém mudei de ideia no último minuto e segui em frente com o objetivo de ser concursado, que é um objetivo meu desde que eu estava no ensino médio.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Yago: Minha principal motivação são meus pais (como citei anteriormente são concursados) e namorada (que eu estou tentando direcionar para esta área de concursos kkkk) e poder, enfim, seguir minha própria vida sem mais depender financeiramente dos meus pais.
Mesmo que seja muito bom aqui, eu sempre quis ter independência financeira e poder fazer o que bem entender (e puder) com o que foi conquistado por mim
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yago: Além do clichê de sempre sobre Consistência, Foco e Dedicação, gostaria de sugerir que você se conheça. Conheça seus limites. Conheça, fielmente, até onde você consegue chegar. Não vá pela cabeça daqueles que afirmam que conseguem estudar 12 ~ 14 horas líquidas por dia. VOCÊ faz seu tempo, VOCÊ tem seus limites, é somente VOCÊ quem vai fazer você passar e quando finalmente você se conhecer notará que as coisas começarão a fluir melhor, da sua maneira, do seu jeito.
Veja qual forma de revisar que mais se adequa a ti, o mais efetivo ciclo de estudos, defina estudar de manhã, tarde, noite e/ou madrugada. Esteja sempre em contato com o concurso desejado, seja com grupos em redes sociais (caso faça isso, tenha MUITO cuidado para não se afogar neles e procrastinar) ou com vídeos de aprovados no Youtube. Enfim, este seria meu conselho: Conheça-se melhor!
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Abraços,
Thaís Mendes