Artigo

ÍNDICES DE ATIVIDADE NA ANÁLISE CONTÁBIL – PRAZOS MÉDIOS

Neste artigo, iremos aprender sobre os prazos médios de atividade ou, como também são chamados, índices de atividade na análise das demonstrações contábeis.

ÍNDICES DE ATIVIDADE NA ANÁLISE CONTÁBIL
ÍNDICES DE ATIVIDADE NA ANÁLISE CONTÁBIL

Trata-se de assunto muito relevante, pois é muito cobrado em provas de concursos públicos, especialmente naquelas da área fiscal e de controle.

Isso porque, além dos índices tradicionais de análise, as bancas cobram os avançados. No primeiro grupo, estão os de liquidez, estrutura de capital e de rentabilidade. Já no segundo, faz-se a inclusão dos índices de atividade na análise contábil ou de rotação, como também chamados.

Em resumo, a finalidade destes índices de atividade é evidenciar o tempo médio das principais operações da empresa. Para isso, conjugamos elementos do balanço patrimonial e do demonstrativo de resultado, além de outras contas contábeis.

Portanto, neste artigo iremos tratar sobre os prazos médios de recebimento de vendas, de renovação de estoques e de pagamento das compras. As siglas dos índices de atividade na análise contábil são, respectivamente, PMRV, PMRE e PMPC.

Além de tais índices de atividade, iremos estudar os efeitos que eles possuem sobre o ciclo operacional – CO e financeiro – CF.

Do mesmo modo, tais elementos são fundamentais à gestão financeira e econômica da empresa, conforme explicações dadas a seguir.

PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO DE VENDAS – ÍNDICE PMRV

O objetivo deste índice de atividade, denominado de Prazo Médio de Recebimento de Vendas – PMRV, é determinar, na média, o tempo necessário para que a empresa receba os valores das vendas e prestação de serviços efetuados a prazo.

Em resumo, quanto menor o prazo deste índice, mais vantajoso para a empresa será. Isso porque o tempo para o recebimento das vendas e prestações feitas a prazo será menor.

Sua fórmula de apuração é a relação entre as duplicatas a receber e as vendas totais anuais, devendo ser multiplicada pela quantidade de dias do ano, conforme abaixo:

PMRV = (Duplicatas a receber x 360) / Vendas totais

Em relação à fórmula acima, destacamos que as duplicatas a receber são contas do ativo e encontradas diretamente no Balanço Patrimonial – BP, ao passo que as vendas totais são contas de resultado, sendo extraídas do Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE.

PRAZO MÉDIO DE RENOVAÇÃO DOS ESTOQUES – ÍNDICE PMRE

A finalidade deste índice é evidenciar o prazo médio em dias para que a empresa venda todo o seu estoque de produtos e mercadorias, desde o momento da sua aquisição inicial.

Do mesmo modo que o índice anterior, quanto menor o prazo de rotação dos estoques, melhor será para a empresa.

Isso porque menor será o tempo em que tais itens permanecerão sob a custódia da empresa e sujeitos a obsolescências e extravios em geral.

A fórmula de cálculo deste índice, por sua vez, é feita pela relação entre os estoques totais da empresa e seu custo de venda. Este resultado deve ser multiplicado pela quantidade de dias do ano, conforme abaixo:

PMRE = (Estoques x 360) / Custo das Vendas

Os estoques constam diretamente do Balanço Patrimonial – BP. O custo das vendas, por sua vez, é conta de despesa, sendo encontrado diretamente no Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE.

PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO DE COMPRAS – ÍNDICE PMPC

Neste tópico, iremos tratar do índice de prazo médio de pagamento de compras ou fornecedores (PMPC).

Seu propósito é, justamente, determinar o tempo médio que a empresa leva para a pagar suas compras a prazo de produtos e mercadorias.

Ao contrário dos índices visualizados anteriormente, a análise deste é no sentido de que, quanto maior o prazo médio de pagamento, melhor para os fluxos de caixa da empresa.

Sua fórmula é dada pela relação entre as compras feitas a prazo – registradas em “fornecedores” – e o valor total dos produtos e mercadorias adquiridos, multiplicada pela quantidade de dias do ano, conforme segue:

PMPC = (Fornecedores x 360) / Compras

Como podemos constatar, a fórmula envolve a conta patrimonial de fornecedores e as compras. Estas últimas são encontradas em outra fórmula, a do custo das mercadorias vendidas – CMV, conforme abaixo:

CMV = Estoque Inicial + Compras – Estoque Final

Em relação às compras do CMV, destacamos que elas devem integrar a fórmula pelo seu valor líquido. Isto é, os descontos incondicionais e os tributos recuperáveis não a compõem.

Além disso, conforme previsão do CPC 06, os custos e encargos necessários a colocar o estoque em condição de venda devem ser adicionados ao valor das compras líquidas.

CICLO DE OPERACIONAL E FINANCEIRO

Agora que visualizamos quais são os índices e sua apuração, vamos ver como influenciam a posição operacional e financeira da empresa.

CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO
CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO

Neste sentido, o ciclo operacional destina-se a demonstrar o tempo total desde a entrada dos estoques na empresa e sua realização, ou seja, sua venda.

Tal ciclo relaciona os índices recém estudados, sendo obtido pela seguinte expressão matemática:

Ciclo Operacional = PMRE + PMRV

Conforme constatamos, quanto menor o prazo acima, melhor para a empresa, uma vez que menor será o tempo de giro dos estoques e o recebimento decorrente das vendas.

O ciclo financeiro, por sua vez, compreende o tempo total entre o pagamento das compras e vai até o recebimento das vendas a prazo. Sua fórmula de cálculo é simples e relaciona-se na seguinte expressão:

Ciclo Financeiro = PMRE + PMRV – PMPC

Diante da fórmula apresentada, podemos concluir que o ciclo financeiro será tão melhor para a empresa quanto menor for, podendo inclusive ser negativo.

Isso ocorre porque, sendo o ciclo operacional (PMRE + PMRV) menor do que o prazo médio de pagamento das compras, teremos um valor negativo, considerado superavitário para a empresa.

Em outras palavras, o tempo necessário para o giro dos estoques e sua realização será menor do que o prazo de pagamento das compras. Neste caso, dizemos que os fornecedores da empresa a financiam.

O raciocínio inverso é verdadeiro. Ou seja, se o PMPC for menor do que o ciclo operacional, a empresa financiará seus clientes. Nesta situação, o ciclo será deficitário.

FINALIZAÇÃO

Em conclusão, neste artigo tivemos a oportunidade de estudar sobre os índices de atividade reconhecidos pela doutrina contábil.

Além disso, tivemos noções gerais sobre o modo de calcular os referidos índices e como eles influenciam os ciclos operacional e de caixa da empresa.

Ainda, conforme ressaltado inicialmente, o presente tema é muito relevante em provas de concurso público, principalmente para aquelas da área fiscal e de controle.

Então, caso tenha interesse em saber mais detalhes sobre os índices de atividade na análise contábil e de outros assuntos na análise das demonstrações contábeis, acesse nossos materiais sobre o tema.

Afinal, sua elaboração é feita pelos melhores professores da área e contam com milhares de exercícios resolvidos e muitos exemplos práticos.

Forte abraço,

JOÃO ALBERTO BERNAL

Assinatura Anual Ilimitada*

Então, para aprender sobre o assunto de índices de atividade na análise contábil e outros mais, prepare-se com o melhor material do mercado.

Além disso, somos também o curso preparatório que mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Portanto, para não ficar de fora, assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos e materiais.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

O Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores.

Então, se não quiser perder essa oportunidade, acesse nosso site, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto então

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.