Artigo

Prova de títulos: qual é o impacto da etapa na sua aprovação?

Entenda como você pode obter pontuações adicionais no seu certame para melhorar a sua classificação final e conquistar a sua aprovação!

As provas objetivas e discursivas são as fases mais conhecidas e mais comentadas no universo dos concursos públicos: elas são responsáveis por selecionar os candidatos para avançarem para as próximas etapas dos certames. 

Contudo, vemos que muitos alunos têm dúvidas a respeito dos concursos públicos que apresentam a prova de títulos como uma fase para a seleção de candidatos.

Por isso, no post de hoje, você vai entender como as provas de títulos funcionam e como você pode obter pontos preciosos para a sua aprovação. :) Vamos lá?

1) Como funciona a prova de títulos?

A prova de títulos é uma etapa realizada em muitos concursos públicos, a partir de uma previsão constitucional que dá a liberdade para que a Administração Pública realize essa fase nos seus processos de seleção de pessoal. Veja:

  Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

[…]

II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Constituição Federal de 1988)

Dessa forma, as provas de títulos valorizam o candidato que busca uma qualificação além da mínima exigida em edital para ocupar aquele cargo específico que será disputado no concurso público. Em geral, o cenário mais comum é vermos as provas de títulos serem exigidas para cargos de nível superior. 

As provas de títulos são etapas classificatórias nos certames e, portanto, têm um impacto significativo na classificação final dos candidatos para um determinado cargo. Elas costumam ocorrer após as fases objetivas e discursivas, dependendo do concurso em questão. 

O edital definirá uma data na qual os candidatos, já aprovados em fases anteriores, deverão apresentar os títulos para obterem a pontuação correspondente às suas qualificações. Dessa forma, é importante verificar nos editais:

  • o peso vinculado à etapa de títulos no certame;
  • a pontuação atribuída a cada nível de qualificação;
  • os prazos e os requisitos para envio dos documentos para a banca examinadora.

Cabe ressaltar que as bancas podem exigir cópias autenticadas dos títulos apresentados para validá-los como parte integrante do certame, bem como exigir a tradução juramentada em caso de documentos obtidos no exterior. 

Após o prazo de entrega da documentação, a banca examinadora apresentará a lista dos candidatos em ordem de pontuação, já considerando os títulos recebidos e aprovados para a finalidade do concurso.

2) É possível ser aprovado em um certame sem apresentar títulos para a banca examinadora?

Sim, é possível. A prova de títulos não é uma etapa obrigatória nos concursos em geral (Tribunais, Fiscal, etc) e serve como fase classificatória para que a Administração Pública possa selecionar profissionais que, além do bom desempenho nas outras provas, também tenham uma qualificação adicional. 

Contudo, ao longo dos últimos anos, temos visto o crescimento exponencial da concorrência de candidatos por vaga nos concursos públicos: isso significa que ser aprovado está cada vez mais difícil, sobretudo devido à alta procura pelo serviço público e também porque muitos órgãos têm liberado, por questões financeiras e orçamentárias, quantidades menores de vagas efetivas. 

Nesse contexto, entendemos que a prova de títulos é um diferencial que pode colocar ou retirar um candidato da classificação dentro do número de vagas de um certame. Por isso, temos visto um grande aumento na quantidade de alunos que buscam cursar uma pós-graduação, por exemplo, como recurso para se destacar em relação à concorrência nas etapas dos concursos públicos na atualidade.

3) Como são atribuídos os pontos na prova de títulos?

A pontuação na prova de títulos é atribuída de acordo com o nível de qualificação obtida pelo candidato. Assim, quanto maior for a titulação, maior tende a ser a quantidade de pontos recebidos após a apresentação dos documentos. 

Para exemplificar esse ponto, creio que é importante vermos um caso real! Veja a prova de títulos aplicada no concurso para Consultor-Técnico Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF):

No caso do concurso em questão, a apresentação de dois ou mais certificados de pós-graduação, por exemplo, não faria diferença na pontuação dos candidatos. Contudo, existem também certames que atribuem uma margem de pontos, como por exemplo: 0,75 ponto caso seja apresentado 1 certificado de pós e 1,5 pontos se o candidato tiver 2 certificados de pós-graduação. Essa decisão depende do órgão e também do edital definido para o certame. 

Em relação aos cursos de pós-graduação, vale destacar que a carga horária mínima exigida pelos concursos públicos para que o certificado seja reconhecido é de 360 horas totais. Ademais, os concursos aceitam cursos de pós-graduação realizados na modalidade à distância, desde que sejam registrados e reconhecidos pelo MEC. :) 

4) Qual é a diferença que a prova de títulos pode fazer na classificação final no concurso?

Ao longo das nossas análises dos resultados obtidos pelos alunos nos mais diversos concursos públicos, verificamos que a prova de títulos pode fazer aquela diferença essencial para que o candidato esteja dentro do número de vagas efetivas do certame. 

No caso de alunos aprovados em cadastro reserva, os títulos também ajudam a melhorar a posição obtida e, no final das contas, isso pode significar a contratação ou não por parte do órgão público. Hoje em dia, a convocação do cadastro reserva é uma ação bem comum por parte das organizações públicas e, assim, ter uma boa classificação, mesmo em CR, pode fazer toda a diferença para a vida futura do candidato. 

Como exemplo, vamos ver o cenário apresentado pela prova da CLDF para o cargo de Consultor Técnico-Legislativo na categoria Administrador. O certame ofereceu 4 vagas efetivas para esse cargo + a formação de cadastro-reserva. O candidato aprovado em 4o lugar apresentou um título de pós-graduação e obteve 2 pontos na sua nota final. Caso não tivesse apresentado esse documento, ele teria caído para a quinta posição do certame, ou seja, não seria aprovado dentro do número de vagas efetivas oferecidas pelo concurso

Viu como a prova de títulos pode ser crucial para a sua classificação em um concurso público? 

5) Qual é a melhor forma de realizar uma pós-graduação e pontuar na prova de títulos?

Aqui no Estratégia, nós sabemos que a grande maioria dos nossos alunos tem um tempo limitado para realizar o seu estudo para os concursos públicos. No entanto, muitas pessoas têm essa preocupação com a prova de títulos e precisam realizar uma pós-graduação, sem deixar os estudos para concursos de lado. 

Por isso, nós nos unimos à Faculdade Unyleya, referência em ensino superior no nosso país, para desenvolver os nossos programas de pós-graduação. São 14 programas disponíveis, divididos em duas áreas principais: carreiras públicas em geral e carreiras jurídicas

Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e são desenvolvidos no formato que você já conhece e confia: videoaulas, PDFs completos e acesso ao fórum de dúvidas para contato personalizado com a nossa equipe pedagógica! 

Para conhecer os nossos cursos de pós-graduação, é só clicar aqui

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.