Aprovada no Concurso da Prefeitura de Seringueiras - RO
“Não desista! Vale a pena perseverar, insistir, peça forças a Deus que ele irá estar contigo em toda a trajetória. Se estiver cansado(a) tire um dia ou mais para descansar, mas não pare até alcançar seu objetivo.”
Confira nossa entrevista com Mikaela Dieiniffer Pereira Rodrigues, aprovada em 1º lugar na Prefeitura de Seringueiras – RO para o cargo de Fiscal Tributário e em 2º lugar para o cargo de Engenheiro Agrônomo:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Mikaela Dieiniffer Pereira Rodrigues: Mikaela; formada em Agronomia; 26 anos; sou de Rolim De Moura, interior de Rondônia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mikaela: Na época estava com meu filho ainda pequeno e por ser somente eu e ele ficaria impossibilitada de atuar na minha área da maneira como gostaria, então decidi estudar para concurso, pois sabia que seria a melhor alternativa diante das minhas condições.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Mikaela: No início somente estudava, mas via que não teria como, mediante as necessidades que tínhamos em casa, então comecei a trabalhar em uma escola através de processo seletivo, posteriormente trabalhei em uma loja, onde acabei deixando os estudos de lado e depois tomei a dura decisão de largar o emprego e me dedicar aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Mikaela: Minha primeira aprovação foi no Concurso Municipal de Seringueiras para o cargo de Fiscal Tributário em 1º lugar e em 2º lugar para o cargo de Engenheiro Agrônomo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Mikaela: Foi uma sensação maravilhosa, por mais que você estude, nunca se sente preparado. Sente que saiu um peso das minhas costas e que meu sonho não era impossível.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Mikaela: Eu tentava conciliar, apesar de não sair muito, os locais que frequentava eram a igreja, o trabalho e a cidade onde minha família mora. Mas por vezes, tinha que escolher entre ficar estudando ou participar daquele almoço em família.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Mikaela: Sou solteira, tenho 1 fillho de 5 anos e moramos só nós dois.
Minha mãe, o pai do meu filho e alguns familiares e amigos sempre me apoiaram e ainda me apoiam, principalmente quando preciso realizar as provas e conto com eles para poder cuidar do meu filho.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Mikaela: Eu sempre sonhei com a área fiscal, porém achava que era algo praticamente impossível, então estudava de maneira desorganizada para qualquer edital que saía. Com o projeto do Estratégia de sair do desemprego em 2019, comecei a estudar as matérias básicas que caem em todos os concursos. Estava quase desistindo, pensando em mudar de área por achar que nunca iria chegar perto da área fiscal, quando saiu minha aprovação, nem acreditei, foi algo maravilhoso pois o meu cargo é relacionado a área fiscal, então senti que estava no caminho certo e decidi continuar.
Continuo estudando para a área fiscal, meu sonho é ser auditora fiscal, estudo de maneira firme e perseverante para que isso logo possa tornar realidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Mikaela: Quando saiu o edital, eu já estava estudando as matérias básicas, então tentei me esforçar nas matérias que ainda não tinha visto a tempo da realização da prova.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Mikaela: Sim, cheguei a estudar sem edital, na época achava isso ruim e às vezes me sentia desmotivada, mas sabia que devia continuar estudando, pois era uma maneira de mudar a minha situação financeira.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mikaela: Pelas propagandas no YouTube e as aulas gratuitas, que são disponibilizadas nessa plataforma.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Mikaela: Estudei por videoaulas e PDFs. Acredito que os dois foram essenciais na minha preparação, videoaulas para matérias que tinha uma maior dificuldade de compreensão e PDF diante de conteúdos que assimilava mais fácil.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Mikaela: Costumava ver de 2 a 3 matérias por dia, num período de 4 horas líquidas diárias, que era o tempo que tinha disponível. Sempre gostei muito de escrever, penso que retenho melhor o conteúdo assim, mas me limitava somente ao essencial, aquilo que era de difícil aprendizado. Montei um plano de estudo seguindo as dicas dos coaches do Estratégia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Mikaela: Como a minha área é bem diferente, no início tive dificuldade nas matérias de direito e contabilidade. Para superar, eu procurei ver videoaulas, ler os PDFs, resolver baterias de questões para ver as minhas falhas e conseguir contorná-las.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Mikaela: Confesso que na semana anterior a prova batia um desânimo, parecia que não ia dar certo, mas tentei não me abater com isso. Antes das provas costumo revisar alguns pontos cruciais, sempre dando preferência por uma boa noite de sono.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Mikaela: No início, eu não resolvia muitas questões, mas percebi que estudava e depois não conseguia ir bem nas provas, então comecei a resolver mais questões e rever aqueles assuntos que estava tendo maior dificuldade.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Mikaela: Acredito que o mais difícil foi conciliar a maternidade com estudos e trabalho. É uma rotina puxada e precisa ter muita força de vontade para não desistir. Pensei em desistir várias vezes, mas sempre encontrava motivação no meu filho, pois queria proporcionar o melhor para ele.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Mikaela: Minha principal motivação é o meu filho, quero proporcionar o melhor para ele, venho de família simples e humilde, não tive muitas oportunidades, então quero que seja diferente com ele, porém sempre o ensinando o valor da conquista.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mikaela: Não desista! Vale a pena perseverar, insistir, peça forças a Deus que ele irá estar contigo em toda a trajetória. Se estiver cansado(a) tire um dia ou mais para descansar, mas não pare até alcançar seu objetivo..