Aprovada no concurso UFMS
“Só quem já se preparou para algo importante sabe como é a complexidade de sentimentos. Você se sente ansioso, incapaz e até pensa em desistir. Entretanto, saiba que tudo isso faz parte do processo para o seu crescimento e amadurecimento. (…) Depois você verá que valeu a pena tudo que se percorreu na busca do objetivo. Há um tempo para cada propósito!”
Confira nossa entrevista com Kássia Roberta da Silva, aprovada no concurso UFMS 2020, em 1º lugar, para o cargo de Técnico de Laboratório:
Estratégia Concursos: Olá! Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?
Kássia Roberta da Silva: Meu nome é Kássia Roberta, tenho 27 anos e resido em Campo Grande-MS. Tenho Licenciatura em Química pela UEMS, Mestrado em Química pela UFGD e atualmente sou Doutoranda em Química pela UFMS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kássia Roberta: Inúmeras variáveis me direcionaram para me tornar uma concurseira. Posso dar ênfase à estabilidade financeira e ao plano de carreira, além de todos os benefícios que a carreira pública pode proporcionar. Mas a maior motivação foi a possibilidade de combinar essas variáveis com a minha formação e atuar naquilo que gosto.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Kássia Roberta: A decisão de me preparar para um concurso da minha área foi recente. Como disse anteriormente, faço Doutorado em Química com dedicação exclusiva, o que envolve as disciplinas presenciais e como toda ciência experimental, ainda desenvolvo um projeto de pesquisa em laboratório. Por isso, precisei conciliar meu tempo no preparo para concursos.
Estratégia: Você já foi aprovada em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Kássia Roberta: Técnico em Química (EBSERH) – 5º lugar
Técnico de Laboratório/Biologia/Física/Química (UFMS) – 1º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Kássia Roberta: Devido ao pouco tempo disponível, precisei adotar uma postura quase radical. Sou musicista na minha igreja local, mas deixei de participar de vários trabalhos dos quais eu era assídua, além de não conseguir viajar para ver minha família que mora no interior do estado.
Estratégia: Você é casado(a)? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Kássia Roberta: Sou solteira e não tenho filhos. Morei com meus pais até o término da graduação, depois me mudei para Dourados-MS para fazer o Mestrado e posteriormente para Campo Grande-MS, onde faço o Doutorado. Minha família sempre me apoiou incondicionalmente em todas as etapas, de forma emocional e financeira.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Kássia Roberta: Se você estuda para um concurso que não é seu principal objetivo, é importante que eles tenham disciplinas em comum para que assim você obtenha conhecimento e treinamento. No entanto, se são de áreas diferentes – por exemplo, um químico estudando para a carreira bancária (erro que cometi!) – além de ser um desafio, ainda representa um desvio de foco.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Kássia Roberta: O meu preparo para este concurso se deu em período pós-edital, compreendido entre 26/12/2019 até a véspera da prova objetiva (14/03/2020).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Kássia Roberta: No mês anterior à abertura do edital da UFMS, foi publicado o edital da EBSERH. Então, eu interrompi o estudo para o concurso da EBSERH, já que a vaga de técnico em Química era para o Hospital Universitário do Maranhão e decidi me preparar para o da UFMS que é da cidade onde estudo. Sendo assim, consegui aproveitar várias disciplinas estudadas até aquele momento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kássia Roberta: Conheci o Estratégia Concursos por meio de seu canal no YouTube, que me transmitiu confiança e compromisso no que se propõe a fazer.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Kássia Roberta: Utilizei materiais em PDF, livros e videoaulas. Gosto de fazer resumos do que estudo, pois isso facilita nas revisões posteriores. A resolução de questões também foi muito importante para a fixação dos conteúdos, não necessariamente questões de provas anteriores da banca examinadora, mas de diversas bancas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Kássia Roberta: Eu estudava uma matéria por dia e isso envolvia teoria, elaboração de resumos e resolução de questões, ou seja, procurava me aprofundar o máximo possível naquele determinado assunto. Fiz um planejamento que abrangesse todo conteúdo do edital e que permitisse revisões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Kássia Roberta: Assim que tive acesso ao conteúdo programático, vi que minha maior dificuldade seria a disciplina de Física. Por isso adquiri o curso de Física do Estratégia Concursos ministrado pelo professor Vinicius Silva e me surpreendi com a qualidade do material, com uma riqueza de detalhes e também com as videoaulas muito didáticas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Kássia Roberta: No planejamento que fiz, a última semana que antecedesse a prova seria dedicada apenas para revisão dos conteúdos e consegui realizar essa meta. Já na véspera da prova, revisei os conteúdos da legislação específica da UFMS.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Kássia Roberta: Um dos meus erros foi ter iniciado o preparo para o concurso apenas pós-edital e já não estar provida de materiais de qualidade. Já o maior acerto foi tornar “teoria + resolução de questões + revisão” indissociáveis, seguindo o conselho de vários professores. Outrossim, a organização e a disciplina foram essenciais.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivava a seguir em frente??
Kássia Roberta: Sem dúvida foram os meses que fiquei sem ver meus pais e irmãos. Pensei em desistir quando vi a quantidade de conteúdo, depois pela extensão da lista de candidatos e por fim, se daria tempo de estudar tudo. No entanto, o sonho de se tornar uma servidora pública sempre me impulsionou.
Estratégia: Qual foi a sensação ao ver seu nome na lista de aprovados?
Kássia Roberta: Foi um misto de sentimento de dever cumprido e de que todo esforço não foi em vão… Uma felicidade indescritível!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kássia Roberta: Só quem já se preparou para algo importante sabe como é a complexidade de sentimentos. Você se sente ansioso, incapaz e até pensa em desistir. Entretanto, saiba que tudo isso faz parte do processo para o seu crescimento e amadurecimento. O preparo para concurso não é diferente, o caminho pode não ser florido, mas tenha certeza que a chegada será. Depois você verá que valeu a pena tudo que se percorreu na busca do objetivo. Mantenha-se com foco e disciplina, faça um bom planejamento e escolha materiais de estudo com qualidade. Mesmo que você já tenha tentado e não alcançou êxito, não desista! Há um tempo para cada propósito!
Que Deus abençoe a sua vida!!!