Aprovado em 1º lugar no concurso PRF MA nas vagas reservadas para cotas e em 23º nas vagas para ampla concorrência:
“Concurso público é uma escada, hoje você está iniciando, assim como iniciei no início de 2016, daqui a pouco você estará no topo. Continue estudando, mantendo o foco, com fé e tranquilidade, mais cedo ou mais tarde sua hora vai chegar! Assim como chegou a minha.”
Confira nossa entrevista com Elder Cantanhede, aprovado em 1º lugar no concurso PRF-MA nas vagas reservadas para cotas e em 23º nas vagas para ampla concorrência:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Elder Cantanhede: Sou formado em Administração, tenho 34 anos e sou do Rio de Janeiro (RJ).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elder: Eu já estudo pra concursos há muito tempo, era sargento de carreira do exército desde 2010. Em 2011, durante o curso de formação, eu estudei pro Banco do Brasil. Em 2012 comecei a estudar pros concursos na área de administração (Petrobras, Transpetro…). E, como não saía concurso nenhum na área, em 2016, voltando da missão de paz do Haiti, resolvi mudar o foco e comecei a estudar pra PRF.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Elder: Sempre trabalhei e estudei. Às vezes conseguia estudar algumas horas no trabalho e complementava com os estudos em casa até tarde da noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Elder: Sargento do Exército (ESA); Banco do Brasil; Polícia Civil de Santa Catarina; Polícia Civil do Rio Grande do Sul; Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro; Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (23° colocado classificação geral, 1° colocado nas cotas).
Estratégia Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Elder: Sensação de felicidade, de conquista, ver seu nome na lista dos aprovados é o início da realização daquele sonho que você tanto almejou, que se concretiza efetivamente no dia da posse.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Elder: Sempre usei do bom senso, usava todo o tempo que tinha disponível pra estudar, assim eu poderia ter um tempo pro lazer sem remorso. Durante quase toda a trajetória não abri mão de viajar com a família e jogar futebol, exceto pós-edital, onde a postura tem que ser radical mesmo, somente estudos e nada mais.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Elder: Sou casado e tenho um filho de 2 anos. Minha esposa também é concursada, então compreendeu muito bem a minha rotina e ela foi essencial pra eu ter essa conquista. Assumiu algumas responsabilidades que eu tinha na casa pra eu poder me dedicar mais aos estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Elder: Não vale a pena. Só fiz e fui aprovado nas Polícias Civis e no TRT porque o conteúdo programático era semelhante ao da PRF, eu estudava apenas uma ou duas matérias por fora. Desviei o foco quando saiu o edital da PF, estudando contabilidade e informática da NASA, me arrependi.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Elder: 3 anos
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Elder: Sim. Comecei fazendo um curso teórico completo, depois entrei num grupo de estudos focado em exercícios que durou 1 ano e, por último, fazia simulados e revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elder: Indicação de amigos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Elder: Comecei com aulas presenciais, fazíamos módulos, no entanto, o curso encerrou e então tive que fazer videoaula. PDF eu usava pra tentar entender o que eu não conseguia por videoaula e pra fazer questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Elder: Primeiro eu fiz um curso completo pra ter uma noção de todas as matérias, depois bati todo o edital, item por item, fazendo questões, eu fazia mais ou menos de 50 a 100 questões de cada item, dependia da quantidade disponível na plataforma. Durante o processo, eu estudei uma matéria por vez, era o que funcionava comigo, pós-edital segui o Passo Estratégico e uma outra consultoria, então estudava várias matérias por dia. Sempre gostei de fazer meus resumos no caderno e a partir de um momento eu só revisava por lá. Após terminar a teoria, meu foco foi total nas resoluções de questões e simulados e revisando as questões que errava. Como disse, meu plano de estudos era terminar todo o conteúdo de uma matéria e partir pra próxima. Tinha dia que eu estudava 2 horas por dia, tinha dia que estudava 8… 10.., eu estudava sempre que tinha tempo, no metrô, no ônibus, no banheiro, intervalo do almoço, escutando videoaula enquanto dirigia, na fila do banco…
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Elder: Física e direito penal. Direito Penal estudei com 3 professores diferentes pra poder pegar o conteúdo, foi um trabalho de paciência e persistência, já física, não consegui superar até o dia da prova, deixei todas as questões em branco.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Elder: Semana que antecedeu a prova foi de estudo intenso, eu estava de férias e então acordava 5:30 da manhã e estudava até as 23 horas, só parava pra comer, tomar banho, assistir jornal nacional (poderia ajudar na redação) e pras responsabilidades com meu filho que tinha 4 meses na época (dar banho, trocar fralda, colocar pra arrotar).
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elder: Ler bastante! Sem dúvidas a leitura é o principal fator pra você fazer uma boa redação. No meu caso, eu lia uma revista semanal. Assistia também o noticiário, caso o tema da redação fosse atualidades. Eu participava de um clube da redação, fazíamos 2 redações por mês, sempre de algum concurso, mandávamos para o e-mail da professora e ela retornava com a correção. Pós-edital era uma redação por semana. Redação é treino, tem que fazer sempre.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Elder: Meu erro foi ter desviado o foco quando saiu o edital da PF, fiquei mais ou menos um mês estudando matérias totalmente diferentes do meu concurso e me arrependi completamente, fui mal nessas matérias na prova e não pude aproveitar esse conhecimento pro concurso da PRF. Maiores acertos: seguir o meu planejamento sem atropelos (cada um tem seu tempo), deixar de lado as redes sociais (meu desempenho melhorou muito depois que parei de acessar Facebook, Instagram e grupos de Whatsapp), fazer outros concursos antes da PRF (sentir o clima de prova e criar estratégia pra prova da PRF), fazer o Passo Estratégico e uma consultoria pós-edital, cresci muito e no momento certo, cheguei na prova num nível alto e com gás.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Elder: O mais difícil é o cansaço, as renúncias que fazemos pra chegar no objetivo. 3 anos é muito tempo pra se dedicar a um concurso e sem a certeza que vai conseguir ser aprovado. Mas nunca pensei em desistir, nunca! Dar orgulho pra família sempre foi o pensamento pra seguir em frente.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Elder: Dar condições de vida melhores para a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elder: Concurso público é uma escada, hoje você está iniciando, assim como iniciei no início de 2016, daqui a pouco você estará no topo. Continue estudando, mantendo o foco, com fé e tranquilidade, mais cedo ou mais tarde sua hora vai chegar! Assim como chegou a minha.
Não desista dos seus sonhos!