Aprovada no concurso da Prefeitura de Vassouras/RJ no cargo de Contador
Ouça seu coração e sua consciência, não deixe o seu medo ser maior que o seu sonho. Hoje eu realizei o meu, amanhã será você!
Confira nossa entrevista Laura Guedes, aprovada no concurso da Prefeitura de Vassouras-RJ no cargo de contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Laura Guedes: Sou bacharel em Ciências Contábeis, pela Centro Universitário Uninter (EAD), tenho 26 anos sou da cidade Paraíba do Sul/RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? E por que na sua área de formação?
Laura: Eu acabei indo trabalhar na prefeitura da minha cidade por conta de um estágio em nível técnico e conheci a contabilidade. Sou uma pessoa que acredita no bem, no serviço público quero que os recursos cheguem onde é devido, para atender ao povo. Com cargo comissionado eu não era ouvida e minhas “lutas” eram em vão, por isso decidi fazer concurso, para poder fazer a minha parte sem interferência política. E também sem ser hipócrita, queria uma estabilidade financeira para continuar estudando. Eu amo Contabilidade Pública, seria impossível eu fazer para outra área.
Estratégia: Em algum momento pensou em estudar para concursos que exigem qualquer área de formação, como área administrativa por exemplo, que geralmente oferecem mais vagas?
Laura: Sim, antes de passar no exame de suficiência eu pensava em fazer para auxiliar administrativo. Caso não conseguisse o CRC, eu ficaria em um cargo de nível médio para ter estabilidade financeira, para continuar estudando.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Laura: Eu estava no 7º período da graduação quando estudei para o exame de suficiência. A prova foi em julho de 2019 e tinha um concurso que aconteceria do mesmo ano, então fiz o exame consegui a aprovação e aí vi que já poderia concorrer no cargo de contador para o concurso, tendo em vista que terminaria a graduação em dezembro de 2019.
Estava estudando para a concluir a graduação e para o concurso ao mesmo tempo. Nesse período não estava trabalhando, estava recebendo auxílio doença. Fazia um rodízio entre as matérias da faculdade com as matérias do concurso. No mês que antecedeu a prova, eu deixei as coisas da faculdade acumularem e dei um gás nas matérias do concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Laura: Eu fiz apenas um concurso até agora, no qual fui aprovada e hoje já empossada. A prova foi realizada em novembro de 2019, para a prefeitura de Vassouras/RJ, banca Ibam. Fiz a prova para o cargo de técnico em contabilidade e contador. Para contador passei em 3º e para técnico fiquei em 4º. Sendo que só tinha 03 vagas para ambos.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Laura: Até o momento não consigo explicar direito, uma sensação de felicidade, satisfação, orgulho e que parecia um sonho. Olhei várias vezes para ter certeza. Afinal, mal terminei a graduação, passei no exame de suficiência e de primeira em um concurso, foi surreal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Laura: Bom, diante do quadro de dores que eu estava naquele momento, por conta da minha doença (espondilite anquilosante), posso dizer que a postura radical foi ser persistente e constante, mesmo quando meu corpo não queria. Em relação a vida social, sou normalmente caseira, então não foi um problema.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Laura: Sou casada e não tenho filhos. Moro com meu esposo, mas meus pais moram na casa debaixo. Meu esposo é policial militar, então além de entender minha decisão, ele me apoiava. Meus pais questionavam os proventos, já que não é muito, só que isso não pesa para mim, Meu propósito é maior, agora é só o começo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Laura: Acredito que sim, ainda mais se a pessoa não trabalha com o que gosta e precisa de dinheiro para continuar estudando. Optaria por fazer um concurso em nível médio, para garantir um rendimento mensal base, para depois continuar estudando pelo concurso dos sonhos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Laura: Foi por um tempo curto, comecei a estudar depois da aprovação no exame de suficiência, no total foram 03 meses. Aproveitei os conhecimentos adquiridos para o exame e dei continuidade para os conteúdos do concurso.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Laura: Quando ainda não tinha saído o edital da prefeitura que eu queria, estudei pelo edital de uma outra prefeitura que o concurso foi da mesma banca (IBAM). Estudei matérias básicas, como português e informática. Nesse período, eu me dedicava mais nos finais de semana e durante a semana às matérias da graduação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Laura: Para o exame de suficiência, eu acompanhava as aulas no YouTube do Estratégia e, quando eu decidi fazer o concurso, comprei um curso para o TCERJ do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laura: Através de um professor da empresa.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Laura: Eu não tinha muito tempo. Então, diante todas as orientações que via nos vídeos, fui absorvendo aquilo e coloquei em prática. Fazia a leitura dos PDF’s, das matérias ou assuntos que eu não conhecia ou sabia muito pouco, quando tinha dúvida assistia os vídeos, e o restante foquei no mapas mentais da Laura, que tinham no curso do TCERJ, e também fazia questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Laura: Eu tive que me dedicar mais na parte de legislação do município, porque não tinha questões para treinar e era muita informação para decorar, prazos e etc. Tive que ler e reler várias vezes e fui marcando o que eu cobraria, caso fosse examinador. Tentei ver naquelas leis o que seria facilmente confundido, como datas, prazos, regras, exceções e tentei decorar o máximo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Laura: Um fim de semana antes da prova eu estava enlouquecida, a ponto de dar urticária na pele. Meu marido estava de férias e quis fazer uma viajem curta para praia, então eu fui me divertir, tentei não pensar no concurso e relaxar. Quando voltamos, eu peguei firme novamente.
Na véspera, fiz uma revisão geral, estudei os principais pontos de cada matéria. Lembro-me que estudei regra do hífen no final da noite, antes de dormir, e no dia seguinte estava lá uma questão de hífen. Se eu não tivesse feito a revisão, eu certamente teria errado.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Laura: Teria sido mais dedicada, eu procrastinei muito. Pensava no que tinha que fazer, o dia passava e lá estava eu, frustrada e sem fazer nada. Até hoje luto contra isso, a terapia me ajuda e alguns livros também. Melhorei, mas estou distante do que eu quero chegar.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Laura: Manter a constância. Eu produzia muito em determinados dias e em outros não. Pensei que não conseguiria por várias vezes, mas o que não me deixava desistir era a possibilidade de conseguir, eu tinha insegurança mas tinha muito mais fé e, estatisticamente falando, uma enorme chance. Então eu foquei no lado positivo, encarei como a única oportunidade e fui com tudo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Laura: Estar em um cargo efetivo para poder ter liberdade de aprender, exercer minha função e ter estabilidade financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laura: Não deixe jamais de acreditar em você, o estudo muda a vida! Isso não é motivação, é fato. Busque pelos seus sonhos, só cai do céu chuva e às vezes avião. A vida é feita de escolhas, trace seu caminho e siga em frente. Tenha ao seu lado bons aliados, professores e familiares que te apoiam e se não tiver apoio, lembre-se: você nasceu sozinho e o responsável pelo seu futuro é você. Ouça seu coração e sua consciência, não deixe o seu medo ser maior que o seu sonho. Hoje eu realizei o meu, amanhã será você! Coloque fé no seu propósito, faça a sua parte, pense sempre positivo e, principalmente, mantenha segredo sobre seus sonhos, pois as pessoas têm energias negativas e isso faz a gente tropeçar. No mais, é receita de bolo. Cola no Estratégia, sugue o máximo que puder desses mestres e partiu posse.
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Abraços,
Thaís Mendes