Aprovado no Concurso PGE PE
“O segredo é estudar todos os dias. E caso decida levar a sério, opte pelo material do Estratégia, ele é completo e se encaixa perfeitamente na sua rotina”.
Confira nossa entrevista com Sérgio Coimbra, aprovado em 28º lugar no concurso PGE PE para o cargo de Assistente de Procuradoria:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sérgio Coimbra: Estou concluindo o curso de Analista de Sistemas. Tenho 36 anos e sou de Olinda/PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sérgio: Salário mais atrativo do que a iniciativa privada e a estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sérgio: Trabalho desde os 17 anos. Tive muita dificuldade para me adaptar à rotina de trabalhar e estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Sérgio: Aprovado dentro das vagas, este foi o primeiro: Assistente de Procuradoria – 28º colocaçãode 40 vagas previstas no edital.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Sérgio: Sensação de dever cumprido. De que valeu a pena todo o esforço durante os anos de estudo.E tudo isso estimula para outros.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sérgio: Não fui 100% radical. Diria que 90%, porque saía pelo menos 1 ou 2 vezes por mês. Ajudou a espairecer e a tirar um pouco a pressão que nos colocamos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Sérgio: Sou casado há 2 anos, mas estamos juntos há 10. Com certeza, sempre nos apoiamos nas decisões. Também tive a ajuda do meu pai, tanto financeira quanto emocional.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Sérgio: Acho muito importante fazer outros concursos que tenham matérias afins para treinamento. Mas, se realmente quiser passar naquele concurso específico, a dedicação e foco têm que ser 100%. Continuo me preparando para outros concursos, já que ainda não me satisfiz.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? Chegou a estudar sem ter edital na praça? Como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Sérgio: Estudo para concursos desde 2014. Neste tempo, a preparação era para área bancária e a partir de 2016 houve uma escassez de concursos bancários. Com isso, tive que direcionar os estudos para os concursos de tribunais, porque havia muitas disciplinas que serviriam para outras provas. E tudo isso serve de bagagem. Sempre estudei algumas matérias em comum mesmo sem edital e isto é fundamental para qualquer concurso.Um dos diferenciais é estudar algumas horas todo dia, mesmo sem edital, para sempre manter contato com as disciplinas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sérgio: Através de amigos que recomendaram o curso e por depoimentos e pesquisas na internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Sérgio: De tudo um pouco. Videoaulas, livros e PDFs do Estratégia.O que funciona para mim é o restinho de tempo em casa que tenho durante à noite. Consegui me adaptar bem estudando em casa. Prefiro isso do que aulas presenciais. Mas cada um tem que procurar aquilo que funciona, evitando comparações com outros aprovados, porque cada um tem uma realidade diferente.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Sérgio: É muito importante um bom planejamento.Demorei um pouco para aprender a estudar, digamos assim, porque não planejava o que iria estudar, de acordo com o edital ou não. Hoje em dia, estudo da seguinte forma: 2 matérias por dia, pelos meus resumos e mapas mentais do Estratégia, que vou incluindo observações dos PDFs e de livros, já que previamente assisti à videoaula e fiz leitura da teoria.
Também tenho anotações das questões que erro e vejo o que é importante guardar. Resumindo, leio meus resumos das matérias que vou estudar no dia e vou direto para as questões, procuro fazer 50 de cada assunto no dia.
Não me prendo a estudar por hora. Estudo por meta. Se hoje coloquei como objetivo estudar Receitas e Despesas Públicas de AFO, estudo até terminar, o que pode levar 1, 2 ou 3 horas. Às vezes, consigo inserir alguma coisa no intervalo do trabalho também.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sérgio: Tive dificuldade em Administração e AFO. Administração pela subjetividade do assunto e pelas várias bibliografias que as bancas utilizam. AFO pela dificuldade de entendimento do assunto mesmo. Comecei a estudar exaustivamente a disciplina com maior dificuldade e resolvendo muitas questões, diminuindo a intensidade naquelas que tenho mais facilidade. Não vejo outra maneira, senão treinar bastante com questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Sérgio: Sempre estudo na véspera. Eu me cobro muito.A reta final, realmente, foi estressante. A prova, se me lembro bem, foi em meados de abril de 2019, e meu filho nasceu em fevereiro do mesmo ano, com algumas complicações pós-parto. A prova estava próxima e faltava muita coisa de AFO para revisar, o que me gerou um certo desespero pela dificuldade que eu tinha. Como minha esposa e meu filho continuavam internados, passei a levar meu notebook para o hospital para estudar na madrugada. Nem eu entendo como consegui render, mas o professor Sérgio Mendes foi fundamental nessa caminhada.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Sérgio: Não penso como erros, mas gostaria de ter mais tempo na preparação e me dedicar mais. A rotina de trabalho e estudo é muito cansativa.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Sérgio: O mais difícil é pensar no tempo que já estou estudando, e por essa razão,pensei em desistir algumas vezes. Achava que ser aprovado em concurso não era para mim.
Acho muito interessante ler o que levou determinada pessoa a conseguir a aprovação e as dificuldades da vida que ela passou, e percebi algumas coisas em comum em todas elas, cada uma com a sua dificuldade, ora por falta de recursos, ora por falta de tempo. E o que tem em todas elas, é a persistência de não desistir até conseguir.
Comecei a entender que praticamente todo mundo passa pelas mesmas coisas e me ajudou bastante a ter um equilíbrio emocional.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Sérgio: Meu pai. Sempre aconselhou e incentivou a buscar estabilidade financeira através de concursos públicos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sérgio: Continue estudando que a sua hora vai chegar. Pode demorar um pouco, mas chega. A caminhada é cheia de insegurança e incerteza, porém, se lembre do motivo pelo qual começou a estudar e não pare até conseguir.
Aprenda a estudar fazendo resumos, muitas questões, e adapte a sua realidade. Não se preocupe se estudou 1 hora apenas, o que importa é seguir em frente. Não tem um segredo que faça com que todos passem. O segredo é estudar todos os dias. E caso decida levar a sério, opte pelo material do Estratégia, ele é completo e se encaixa perfeitamente na sua rotina.