Aprovado no concurso da SMS Recife
Nunca desistam! Acreditem no seu potencial. Estudem sem pressão e desde cedo. Não aguardem publicação de editais. Estudem com base no que é comum ser abordado nas provas das áreas pretendidas e tenham um estudo sistemático, reservando um tempo, por menor que seja, diariamente, para um estudo tranquilo e sem sobrecargas de conteúdos diários
Confira nossa entrevista com Eduardo Eudes Nóbrega De Araújo, aprovado em 5° lugar no concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Recife no cargo de Cirurgião-Dentista Protesista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Eduardo Eudes Nóbrega de Araújo: Tenho 29 anos, sou natural da cidade de Santa Luzia, estado da Paraíba, e atualmente residindo em Recife, Pernambuco.
Tenho Graduação em Odontologia pelas Faculdades Integradas de Patos (graduado há 8 anos), com Especialização em Prótese Dentária pelo Centro de Pós-Graduação em Odontologia
(CPGO-Recife), Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Odontologia em Clínica Integrada, pela UFPE.
Atualmente curso Especialização em Estomatologia (UFPE) e sou Pesquisador em processo de Pós-Doutorado em Saúde Coletiva e Radioecologia, com atuação no Departamento de Energia Nuclear da UFPE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Eduardo: Apesar dos cursos de pós-graduação que tenho, sejam estes Lato-Sensu ou Stricto-Sensu, sempre soube que não seriam suficientes para minha preparação para possíveis provas de concursos públicos.
As provas abrangem conteúdos não inseridos nestas áreas e, independentemente do nível de pós-graduação que tenhamos, não conseguimos estabilidade financeira por outros meios, a não ser a partir de aprovações em concursos públicos.
Partindo deste pressuposto, após os quase intermináveis processos de pesquisa para conclusão do meu Doutorado, comecei a ingressar nos estudos para preparação para concursos públicos na área.
Tenho a convicção de que são estes estudos que me prepararão para os desafios dos concursos públicos em busca da tão sonhada estabilidade financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Eduardo: Infelizmente não tive (e nem tenho) a oportunidade de me dedicar integralmente para a preparação para os concursos públicos. Eu me lembro que estudava cerca de 2 horas por dia (em dias úteis), geralmente à noite, ao chegar da UFPE, após o dia de dedicação ao Pós-Doutorado ou das aulas no Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), instituição que ainda trabalho atualmente, na condição de Docente do curso de Bacharelado em Odontologia. Às vezes, conseguia inserir alguns minutos entre minhas atividades para resolver questões ou revisar pontos importantes que faziam parte do conteúdo programático para a prova, segundo o edital.
Na segunda-feira eu tinha um desafio maior: Trabalhava no Centro de Especialidades Odontológicas do município de Goiana, com distância de 60 km da cidade do Recife, onde passava todo o dia em atendimento. À noite, partia para docência na UNIBRA e, ao chegar em casa, muito cansado do dia de atividades, estudava 1 hora, pelo menos.
Aos finais de semana (sábados e domingos), tentava me dedicar inteiramente aos estudos e, às vezes, conseguia. Ao todo foram 2 meses de estudo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Eduardo: Já fui aprovado em dois: um deles quando ainda estava na graduação, precisamente no 6º semestre do curso, onde fiquei em 4° lugar. Tratava-se de um concurso público para o cargo de
Cirurgião-Dentista da Estratégia de Saúde da Família, do município de Pombal, Paraíba.
O outro corresponde ao recente concurso do município do Recife, realizado no corrente ano, pela Secretaria Municipal de Saúde, para o cargo de Cirurgião-Dentista Protesista, onde fiquei em 5° lugar e aguardo possível convocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Eduardo: A sensação foi de extrema alegria, por saber que, apesar das intercorrências quanto ao tempo de dedicação ao estudo, consegui ocupar uma colocação boa. Com isso também me estimulei a estudar mais e para outros futuros concursos públicos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Eduardo: Nunca fui de sair muito, porém adoro um cineminha. O que fiz foi dedicar noites de finais de semana ao lazer. Não todas as noites, mas sempre que tinha a oportunidade de sair para ver um filme ou comer algo diferente, eu ia. Não fui tão radical quanto ao tempo. Acredito que o segredo está na organização dos horários!
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Eduardo: Sou casado e meu esposo sempre me estimulou a estudar e me preparar para concursos. Na verdade, foi ele mesmo que me indicou o Estratégia!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Eduardo: Vale a pena sim! Porém, pretendo muito continuar estudando para concursos em minha área, preferencialmente a nível federal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Eduardo: Foram 2 meses de estudo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Eduardo: Eu somente comecei a estudar após publicação do edital e inscrição no concurso. Isso não farei mais, pois continuo estudando, mesmo sem editais na praça.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Eduardo: Eu utilizei apostilas e vídeos do Estratégia, precisamente voltados ao SUS. Não estudei o Estratégia diretamente relacionado à Odontologia, pois eu desconhecia da existência do curso Odontologia Regular. Isso mesmo! Não sabia que vocês tinham este curso que hoje faço e que tanto gosto. As professoras Cássia e Mirela são muito, mas muito boas mesmo!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Eduardo: Indicação do meu esposo (que inclusive também foi aprovado, estudando pelo Estratégia) e de familiares que sempre estudaram pelo Estratégia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Eduardo: Eu procurava organizar o estudo. Estudava SUS em alguns dias, revisava alguns assuntos da Odontologia em outros. Fazia resumos de tudo! Estudava, em média, 2 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Eduardo: Realmente consegui me dedicar, dando a devida atenção aos conteúdos abordados, o que me fez não ter dificuldades em termos de conteúdo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Eduardo: Estudei até o dia anterior. Na verdade, no dia anterior fui dormir muito tarde, estudando (coisa que não farei mais). Cheguei na prova cansado e com sono, mas isso não me impediu de prestar atenção na prova (mas dificultou).
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Eduardo: Erros que DEVO EVITAR AO MÁXIMO:
- Não dediquei um dia sequer para descanso, na semana prévia à semana da prova. Sequer descansei no dia anterior ao dia da prova;
- Não estudei sistematicamente os conteúdos da Odontologia;
- Não revisei o curso do SUS pelos resumos rápidos do Estratégia;
- Só iniciei os estudos após publicação do edital.
O principal acerto foi a organização do estudo e a dedicação de um horário específico para este estudo, diariamente.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Eduardo: Não pensar em desistir me ajudou muito! O que sempre tive em mente foi o seguinte: faz 9 anos que não faço nenhuma prova de concurso, então esta não é para aprovação e sim para experiência. Acho que o melhor deste pensamento foi o fato de fazer com que eu não me sentisse pressionado e isso auxiliou e muito a minha concentração no estudo, em todo o processo.
Tive muito entusiasmo ao ser aprovado, pois me preparava para a experiência e acreditava não ser ainda capaz de ser aprovado. O resultado superou minhas expectativas.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Eduardo: O entusiasmo de minha família, sobretudo do meu companheiro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Eduardo: Para todos os que pretendem iniciar a rotina de estudos para preparação para as provas de concurso eu digo: nunca desistam! Acreditem no seu potencial. Estudem sem pressão e desde cedo. Não aguardem publicação de editais. Estudem com base no que é comum ser abordado nas provas das áreas pretendidas e tenham um estudo sistemático, reservando um tempo, por menor que seja, diariamente, para um estudo tranquilo e sem sobrecargas de conteúdos diários.
Façam notas para revisões em dias corridos de trabalho, façam resumos, assistam videoaulas e não sobrecarreguem sua mente com conteúdos nos dias que antecedem a prova. O descanso também faz parte de uma rotina de preparação para estas conquistas!
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Abraços,
Thaís Mendes