Artigo

Processo Seletivo do IBGE com 208 mil vagas pode ser novamente adiado!

O governo avalia adiar, mais uma vez, a realização do processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 208 mil vagas para o Censo 2021.

A coleta de dados estava programada para este ano, porém, foi adiada para 2021 e, agora, pode ser transferida para 2022. A informação foi divulgada pelo jornal Estadão.

De acordo com o mesmo, essa possibilidade de remanejamento do PSS IBGE foi incluída nas discussões da proposta de Orçamento de 2021, que será encaminhada ao Congresso no fim deste mês. Neste caso, o dinheiro destinado para a pesquisa, cerca de R$ 2,3 bilhões, pode ser encaminhado para outros ministérios, especialmente para os militares.

Apesar disso, para justificar o adiamento do Censo mais uma vez, o governo deve justificar questões sanitárias. Isso porque a coleta da pesquisa é domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

Sendo assim, é através desta visita que é feita toda a coleta de dados sobre os brasileiros, como nível de estudo, trabalho, entre outras informações. Caso o adiamento realmente ocorra, poderá ser prejudicial para as políticas públicas.

Vale lembrar que o PSS foi publicado em março, com a oferta de 5.462 ‬para a função de Agente Censitário Municipal (ACM), 22.676 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 180.557 vagas para Recenseador.

Entretanto, algumas semanas depois o Processo Seletivo foi suspenso, por conta do avanço do novo Coronavírus no país e do adiamento do Censo para 2021.

Confira abaixo todos os detalhes sobre os tramites do concurso IBGE 2021:

Informações: Concurso IBGE

Quer estudar para Concurso IBGE?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para IBGE:

CURSO IBGE

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esclarecedor
    ROSILENE em 19/08/20 às 18:34