Artigo

[DATAPREV] Comentários da Prova de Analista de Processamento

Vamos lá pessoal!!! Vou tecer aqui os comentários de maneira objetiva e breve, uma vez que são várias provas e o prazo é curto.

AVANCEMOS!!!

Questão 21 – “A criptografia é um técnica de transformar uma informação que está inteligível em uma forma aparentemente ilegível…”

Comentário: Pessoal, as duas técnicas básicas são a de substituição e transposição.  A primeira, como o próprio nome já diz, busca substituir valores iniciais por novos valores, perdendo toda a informação original na vista crua da informação. Já a transposição consiste na troca de posição entre os caracteres, com vistas a embaralha-los.  Percebam que nesse caso, temos a informação original no resultado, mas não de forma ordenada.

Gab. Preliminar: D

Questão 22 – “Suponha que existam 3 pessoas envolvidas no tráfego de informações sigilosas: João, Maria e José.”

Comentário: Questão bem básica com a descrição da criptografia assimétrica, certo pessoal? Apresentou duas chaves no processo, não há para onde correr, ainda que o enunciado pareça estranho, como é o caso do início da questão…

Gab. Preliminar: D

Questão 25 – “Códigos maliciosos (malwares) são programas especificamente desenolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas…”

Comentário: Questão muito mal elaborada. Quem quiser brigar por recurso, acho razoável.

I. Instalar qualquer tipo de programa sem licença? Ora, não existem softwares gratuitos? Além disso, aqueles que possuem licenças, não podem ser utilizados em período TRIAL? Digo mais, para inserir a licença em um momento posterior, é necessário instalar o software antes…. Enfim… Péssimo item….

Os outros três itens estão dentro do esperado, certo pessoal?

Gab. Preliminar: E

Sugestão do Professor: Anulação por causa do item I.

Questão 26 – “Severino é um usuário ativo de Internet e utiliza rede para realizar diversas transações bancárias como pagamento de faturas, consultar saldo…”

Comentário: Percebamos que a questão apresenta dois tipos de violação: monitoramento dos dados que ele digita no teclado (KEYLOGGER) e páginas que visita na WEB (SPYWARE). Na ausência da opção técnica mais correta para o primeiro trecho, que seria o KEYLOGGER, ficamos mesmo com o SPYWARE.

Gab. Preliminar: C

Questão 27 – “Maurício frequenta todos os sábado uma lan house próxima à sua residência para realizar trabalhos de pesquisa para sua faculdade…”

Comentário: Pessoal, considerando que houve a infecção pelo simples acesso, podemos extrapolar para o WORM na ausência de opção melhor. Backdoor está relacionado com o retorno do atacante à vítima. Cavalo de Tróia à ilusão de uma ação legítima de programa mascarando uma ação maliciosa por trás. Vírus é um código de programa que depende de execução do usuário. Bot está relacionado a computadores zumbis controlados por um atacante.

Gab. Preliminar: D

Questão 28 – “No modelo OSI da ISO, uma camada de dados tem a função de realizar transformações adequadas nos dados como compressão…”

Comentário: Questão bem simples que apresenta as funções e recursos disponíveis na camada de apresentação.

Gab. Preliminar: E

Questão 35 – “Ele é conhecido como um protocolo de transporte de informação, não estabelecendo uma sessão de ligação em que os pacotes…”

Comentário: Pessoal, protocolos da camada de transporte: TCP e UDP, os principais. Se não há estabelecimento de conexão (termo correto para o contexto), estamos falando do UDP.

Gab. Preliminar: D

Questão 36 – “O modelo de referência da ISO tem como principal objetivo ser um modelo padrão para protocolos…”

Comentário: Utilizando como entrada os bits e transformando em quadros (PDU da camada de enlace)? Estamos então na camada de enlace, certo? Comentamos isso no nosso aulão de revisão.

Gab. Preliminar: E

Questão 37 – “Os protocolos de gerenciamento de rede têm sido tradicionalmente implementados como protocolos do nível de aplicação.”

Comentário: Mais uma questão que apresenta a descrição básica de um protocolo. O SNMP é utilizado para gerência de rede incluindo aspectos de monitoramento e controle. Importante destacar que a banca usou o termo adequado de agentes/gerentes, onde os agentes estão nos clientes e os gerentes são responsáveis pelo monitoramento desses elementos.

Gab. Preliminar: A

Questão 38 – “Ele examina os dados em cada uma das portas, consegue entender o destino deles através do endereço físico MAC e consegue…”

Comentário: Pessoal, tanto a bridge quanto o switch são os elementos que atuam, nativamente, na camada de enlace, ok?

Gab. Preliminar: D

Questão 39 – “Os protocolos de rede são desenvolvidos por algoritmos, instruções bem definidas para executar uma tarefa. Os protocolos…”

Comentário: Mais uma questão que exige conhecimento das funcionalidades básicas de protocolo, agora do NTP, responsável por aspectos de sincronia de horas entre clientes e servidores.

Gab. Preliminar: E

Questão 40 – “O modelo de referência TCP/IP foi dividido em camadas bem definidas; cada camada realiza…”

Comentário: O principal protocolo da camada de rede é, sem dúvida, o IP, tanto em sua versão 4, quanto 6. Além deles, importante lembrar que há o ICMP e ARP, que também são muito importantes nesse processo.

Gab. Preliminar: C

 

Então é isso pessoal.

Um grande abraço e continuemos firmes!!!

https://www.facebook.com/ProfessorAndreCastro/

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010923731255

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Questão 25 já mandei pra recurso sem dúvidas.
    Hu3hu3 em 28/11/16 às 21:22
  • Sobre a Questão 25 , como poderia fazer meu recurso para essa questão? Tem alguma bibliografia para indicar ?
    laudy chaves laurindo em 22/11/16 às 18:12
  • Laudy, foi apenas um erro de digitação. É a letra D mesmo, que corresponde à transposição.
    André Castro em 22/11/16 às 12:35
  • Professor fique em duvida sobre a questão 21 você diz que a resposta é c no gabarito da centro é d, é pelo seu comentário entendi que seria a letra d . qual é a letra correta?
    laudy chaves laurindo em 22/11/16 às 07:11