Aprovada no concurso PGM de Ribeirão Preto

“Não se compare a ninguém, compare apenas os seus próprios resultados. Identifique as suas dificuldades e dê mais atenção a elas. É provável que antes da aprovação, você passe por reprovações. Fique triste, chateado, com raiva, mas não desista! Tire um dia de folga, recupere as forças e volte aos estudos!”
Confira nossa entrevista com Sumaia Popiolek, aprovada em 1º lugar no concurso PGM de Ribeirão Preto para o cargo de Procurador do Município:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sumaia Popiolek: Sou de Cascavel-PR, tenho 31 anos. Sou formada em Administração e Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sumaia: Não me recordo de algo específico que me fez tomar essa decisão, porque sempre pensei em estudar para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sumaia: No início, conciliei trabalho e estudos. No entanto, como a concorrência para o cargo de procurador municipal é bem alta, resolvi me dedicar mais aos estudos e passei a atuar em poucos processos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Sumaia: Inicialmente, não conseguia atingir o corte para a fase discursiva. Depois de mais um tempinho de estudos, comecei a atingir o corte e a ser aprovada nos concursos, mas ainda fora das vagas. Fui aprovada fora das vagas nos seguintes concursos:
Procurador do Município de Itapevi – SP (25ª);
Procurador do Município de Ibaté – SP (17ª);
Procurador do Município de Arujá – SP (5ª);
Procurador Legislativo da Câmara de Santo André – SP (24ª);
Procurador Legislativo da Câmara de Itaquaquecetuba – SP (6ª);
Procurador Legislativo da Câmara de Serrana – SP (5ª);
Procurador Legislativo da Câmara de Cubatão – SP (5ª).
Finalmente, fui aprovada dentro das vagas nos seguintes concursos:
Procurador do Município de São Sebastião – SP (1ª);
Procurador do Município de Ribeirão Preto – SP (1ª).
O último concurso que prestei foi para o cargo de Procurador do Município de Ribeirão Preto – e fui aprovada em 1º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Sumaia: Ver o meu nome na lista dos aprovados dentro das vagas foi maravilhoso, um presente de Deus! Na hora fiquei em choque, não tenho nem palavras para descrever a emoção. Sou muito grata a Deus por tudo!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sumaia: Não deixava de ver minha família e amigos, mas saía pouco. Principalmente no ano anterior à esperada aprovação, minha dedicação aos estudos foi mais radical mesmo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Sumaia: Meu foco sempre foi Procuradoria Municipal, mas também prestei concursos para Procuradoria Legislativa (Câmaras). Preferi manter o foco, não prestava concursos para carreiras não pertencentes à Advocacia Pública. Também conheço pessoas que prestam concursos para outros cargos (“trampolim”), mas mantendo o foco no concurso dos sonhos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Sumaia: Em 2017 comecei os estudos para Procuradorias, com dedicação reforçada a partir de 2018 e aprovações dentro das vagas em 2019.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Sumaia: Sim, mantinha uma rotina de estudos mesmo sem edital aberto, como se fosse um horário de trabalho. Não é fácil, mas temos que ter disciplina, focando sempre no objetivo a ser alcançado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sumaia: Conheci o Estratégia por recomendação de amigos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Sumaia: Livros e materiais em PDF são essenciais durante toda a trajetória. Quanto às aulas, já estudei assistindo à aulas presenciais, telepresenciais e videoaulas. Para mim, videoaulas são melhores, tenho a sensação de que o estudo rende mais.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Sumaia: Eu preferia estudar apenas uma matéria por dia. Focava mais na leitura e releitura da lei seca e jurisprudência, mas também resolvia muitas questões. Não tinha exatamente um plano de estudos, estudava o conteúdo conforme o edital (aberto ou passado). Mas o estudo, com certeza, é mais organizado e disciplinado com um plano de estudos. Estudava uma média de 6 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sumaia: Sim, tinha dificuldade em algumas matérias de direito civil, direito ambiental e direito financeiro. Errava questões semelhantes em várias provas. Não teve jeito, tive que encarar e estudar mais essas disciplinas (leitura e resolução de questões).
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Sumaia: Realmente é estressante. Na última semana, mantinha a rotina de estudos, revisando aquelas matérias que errava com frequência nas provas. Na véspera, gostava de revisar alguns pontos e descansar bem. Já fiz uma prova muito cansada por ficar estudando na véspera e a experiência não foi boa.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sumaia: Durante o estudo para a prova objetiva, reservava um dia para resolver peças e questões discursivas. No último concurso, a prova discursiva não foi no mesmo dia da objetiva, então tive tempo para me dedicar depois. Alguns concursos têm as provas objetiva e discursiva no mesmo dia, então é preciso adaptar a rotina.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Sumaia: Deveria ter estudado mais, desde o início, as matérias nas quais tenho mais dificuldade. No início também dava menos importância para a resolução das questões discursivas/ peças.
Acertei em não desistir com as reprovações e aprovações fora das vagas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Sumaia: O mais difícil foi ter a disciplina de estudar todos os dias e, ainda assim, não conseguir o resultado esperado. Ficava chateada e cansada, mas não pensava em desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Sumaia: Conquistar o concurso esperado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sumaia: Não se compare a ninguém, compare apenas os seus próprios resultados. Identifique as suas dificuldades e dê mais atenção a elas. É provável que antes da aprovação, você passe por reprovações. Fique triste, chateado, com raiva, mas não desista! Tire um dia de folga, recupere as forças e volte aos estudos!
Deus sabe a hora e o lugar de cada um.