Aprovada no Concurso TRF-1
“Alcançar um cargo público exige uma caminhada árdua, cansativa e com muitas renúncias, mas a conquista é compensadora. Acima de tudo, acredite na sua vitória!”.
Confira nossa entrevista com a Luci Carla Ribeiro, aprovada em 4º lugar no concurso TRF 1 (Teresina – PI) para o cargo de Analista Judiciário, área judiciária:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Luci Carla Ribeiro: Sou formada em Direito, tenho 42 anos e sou de Teresina – PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luci: Vi no concurso público uma oportunidade de realização profissional, além de alcançar a tão almejada estabilidade financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luci: Trabalhava e estudava. A minha carga horária de trabalho era de 6 horas diárias, o restante do dia eu procurava aproveitar o máximo possível para estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luci: Minhas primeiras aprovações foram logo após a graduação. Fui aprovada para Analista do INSS (cargo que ocupei por aproximadamente 1 ano) e Técnico da Fazenda Estadual – SEFAZ/PI (cargo que atualmente ocupo). Perdi o foco por um período. Após retomar os estudos, consegui algumas classificações: TRE/PI (53°), TRE/MA (40°), MPU (13°). O último foi TRF1, Analista Judiciário, 4° lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Luci: Indescritível. É uma das melhores sensações. Só quem se dedica a estudar para concurso sabe o quanto é difícil. Ver seu nome na lista faz com que você tenha a certeza de que o sacrifício valeu a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luci: A vida social ficou bastante reduzida, porém não abdiquei de tudo. Momentos com a família e amigos são importantes para manter o equilíbrio emocional. Escolhia algum evento importante ou algum dia na semana para poder relaxar, sem exageros.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Luci: Hoje estou casada, mas durante a minha preparação estava noiva e morava com meus pais. Minha família sempre compreendeu, respeitou e apoiou minha decisão. Meu noivo era meu companheiro de estudos e, mesmo com foco em concursos diferentes, procurávamos estudar juntos as matérias em comum.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Luci: Sinceramente, eu acho que não vale a pena fazer concursos com conteúdo programático muito diferente. Se você almeja, por exemplo, um cargo na área fiscal, faça todos os concursos dessa área, pois será uma boa forma de preparação, mas foque no cargo desejado. Manter o foco diminui bastante o tempo de estudo até o seu objetivo maior.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Luci: Já vinha estudando para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho e quando saiu o edital do TRF1, resolvi direcionar os estudos para essa prova. Então, o tempo foi de aproximadamente 3 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luci: Sim. Manter a disciplina é a maior dificuldade que enfrentamos quando não se tem um edital. Então, é primordial fazer um planejamento. Era isso que fazia, planejava o dia a dia de estudo e tentava cumprir. Nem sempre isso era possível, precisamos fazer readaptações e compensações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luci: Através de amigos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Luci: A minha base foram os cursos em PDF aliados às ferramentas de questões. As videoaulas auxiliavam naqueles assuntos com maior dificuldade de entendimento.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Luci: Não consigo estudar muitas matérias ao mesmo tempo. Iniciava com as que tenho maior dificuldade. Estudava 4 matérias até concluir o conteúdo, então iniciava outras e fazia revisões das primeiras. Não costumava fazer resumos, mas sempre destacava as partes mais importantes da aula e revisava por meio dos exercícios.
Estudava cerca de 6 a 8 horas por dia, durante a semana. Nos finais de semana, estudava mais tempo, compensava algo que faltou durante a semana, fazia mais exercícios e revisões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luci: Minha maior dificuldade sempre foi Processo Civil. Fiz muitos exercícios para tentar superar a dificuldade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luci: Na semana que antecedeu a prova fiz revisões. Acredito ser importante fazer revisões rápidas. Na véspera, não consigo descansar, pego mais leve, mas sempre preciso rever algum esquema, tópico.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luci: Li muitos assuntos que poderiam ser tema da prova discursiva. Seguia as dicas de alguns professores e treinava fazendo redações.
Aconselho adquirir um curso direcionado para a prova discursiva, de preferência com correções individualizadas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luci: Acredito que meu maior erro foi não fazer uma boa preparação para a prova discursiva. Poderia ter tido uma melhor classificação. O maior acerto foi na escolha de bom material de estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luci: Manter-se estudando é um grande desafio para qualquer pessoa. Para mim, não foi diferente. Não é muito produtivo parar totalmente os estudos e reiniciar somente quando sai um edital. Para conseguir manter o ritmo, eu sempre fazia programações a serem cumpridas.
Já precisei de algumas pausas para descanso, mas não pensei em desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Luci: Realização profissional e a qualidade de vida que a independência financeira pode proporcionar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luci: O primeiro passo é definir seu objetivo, tente não se afastar dele, por mais que fique tentado a concorrer a outro cargo. Em seguida, faça um planejamento até o dia de sua prova e um planejamento diário. Escolha as ferramentas a serem utilizadas na sua rotina de estudo, aulas em PDF, aulas em vídeo, dentre outros. Cumpra seu cronograma, a disciplina é essencial.
Em alguns dias o cansaço e o desânimo irão surgir, nesse momento, a persistência será o grande diferencial. Descanse, se necessário, mas não desista. Alcançar um cargo público exige uma caminhada árdua, cansativa e com muitas renúncias, mas a conquista é compensadora. Acima de tudo, acredite na sua vitória. A Fé é o alimento que nos dá força.