Aprovado no concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campinas:
“Foque em um concurso ou em concursos similares, que compartilham as mesmas matérias. Estude por um tempo razoável! Procure bons materiais, e, principalmente, responda muuuuuuitos questionários, pois esse foi o meu maior meio de aprendizado.”
Confira nossa entrevista com Cleiton Ataíde de Paula Walcacer, aprovado no concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campinas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Cleiton Ataíde de Paula Walcacer: Sou formado em Arquitetura e Urbanismo. Tenho 30 anos. Sou de Uberaba-MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Cleiton: Na verdade, esse foi o segundo concurso que prestei (e primeiro na área policial). Minha profissão (arquiteto) está com uma escassez enorme de emprego, por isso migrei para outras áreas, inclusive a policial.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Cleiton: Enquanto eu estava estudando, me dedicava somente aos estudos. Hoje tenho um trabalho fixo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Cleiton: Somente nesse concurso da GCM de Campinas-SP.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Cleiton: Fiquei satisfeito, apesar de não estar tão bem classificado. Mas é uma vitória, visto que foi o segundo concurso que prestei e já consegui ser aprovado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Cleiton: Abdiquei do convívio social em uns 80%, pois além dos estudos, me dedicava também a preparação do TAF (segunda fase), com isso tinha um certo convívio social.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Cleiton: Moro com minha noiva. Tive apoio de todos, graças a Deus!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Cleiton: Hoje não penso mais em prestar outros concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Cleiton: Cerca de 2 meses, apenas.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Cleiton: Não, pois resolvi prestar esse concurso quase que no fim das inscrições.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Cleiton: Videoaulas e questionários (provas antigas). Só vejo vantagens nessas duas modalidades, pois há uma gama imensa de flexibilidade dos estudos, seja de horário, praticidade, facilidade de acesso…
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cleiton: Google.com (é sério). Depois disso, vi alguns vídeos no YouTube de pessoas indicando e aprovando o Estratégia Concursos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Cleiton: Eu tentava focar em uma matéria por um ou dois dias. Logo após estudar bastante ela, respondia alguns questionários que me ajudavam a memorizar uma boa parte do assunto. Meu plano de estudos era acordar e estudar durante o dia todo (das 8:00 às 18:00), com algumas pausas para refeições e/ou leves descansos. Acredito que eu estudava entre 7 e 8 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Cleiton: Tive muita dificuldade nas matérias que envolviam Direito, pois eram matérias que eu nunca havia estudado na vida, nem ao menos tido curiosidade de “passar o olho”. Sinceramente, não sei se consegui superar tais dificuldades, me esforcei ao máximo respondendo muitos e muitos questionários.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Cleiton: Tive uma rotina normal de estudos na última semana antecedente à prova, com foco em grandes resumos de absolutamente todas as matérias. E claro, respondendo muitos questionários. Espero não estar sendo redundante ao falar disso, hehe.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Cleiton: Foi árdua! Nunca treinei tanto na vida. Até hoje estou meio “traumatizado” de tanto que treinei. O TAF é extremamente importante para uma boa classificação nesse concurso.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Cleiton: Meu maior erro foi ter demorado muito para decidir prestar esse concurso, se eu tivesse começado a estudar um (bom) tempo antes, certamente teria tido maiores acertos na prova objetiva. O maior acerto foi ter treinado bastante para o TAF, mesmo que em poucos meses, consegui bons resultados. Sem treino, seria impossível sequer passar da primeira prova no TAF.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Cleiton: Minha maior dificuldade foi deixar de lado alguns hobbies. Não pensei em desistir hora nenhuma, pelo contrário, sempre foquei em dar o meu melhor possível em todas as etapas.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Cleiton: Estabilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cleiton: Primeiro conselho, foque em um concurso ou em concursos similares, que compartilham as mesmas matérias. Estude por um tempo razoável! Não faça como eu, que estudei só 2 meses, isso me prejudicou um pouco nos acertos da prova objetiva, com mais tempo, certamente teria tirado uma nota melhor. Procure bons materiais, e, principalmente, responda muuuuuuitos questionários, pois esse foi o meu maior meio de aprendizado. Desejo a todos os concurseiros um excelente caminho de estudos e aprendizado! Foque em seus objetivos, tudo vai dar certo!