Aprovado no concurso ISS São Luís
“O estudo sem edital prévio é o que faz a diferença para sua aprovação. A constância nos estudos diariamente é a melhor fórmula para o sucesso.”
Confira nossa entrevista com Saulo Mascarenhas Vargas, aprovado no concurso ISS São Luís para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Saulo Mascarenhas Vargas: Sou formado em Educação Física e tenho 29 anos. Sou natural de Imperatriz – MA, mas morei desde os meus 10 anos de idade em Juiz de Fora – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Saulo: Quando estava me formando, sabia que não iria querer trabalhar com aquilo e as minhas opções seriam fazer engenharia mecânica, que anteriormente era uma das minhas opções por ser uma área que me desperta interesse ou fazer concurso para área fiscal. Tenho dois primos que são auditores da receita federal, então já conhecia a carreira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Saulo: No início, trabalhava e estudava, mas quando decidi de vez cair de cara nesse projeto, abandonei tudo e só fiquei por conta dos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Saulo: Fui aprovado para Auditor Fiscal do estado de Goiás (SEFAZ GO), 7º colocado; Auditor Fiscal de São Luís (cargo em que exerço atualmente); Auditor de Contas Públicas (controle externo) do Tribunal de Contas da Paraíba, tendo feito o curso de formação no órgão; Controladoria Geral de João Pessoa (10º lugar) e TRF 1 – Analista Administrativo (7º lugar).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Saulo: A sensação é de dever cumprido. É olhar para trás e confirmar que todo o esforço valeu a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Saulo: Tive diversas fases na trajetória. Passei mais de um ano adotando uma postura muito radical, abdicando de eventos e encontros com amigos e família. Mas no final da preparação já estava mais flexível.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Saulo: Sou noivo e namorava com ela durante a preparação. Sempre me deu apoio e suporte necessário para o estudo. Minha mãe e irmã nunca acreditaram muito no projeto rs. Mas sempre respeitaram minha decisão.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Saulo: Aconteceu isso comigo em 2017. Em 2016 já se falava que 2017 seria o ano dos tribunais de contas e que concursos da área fiscal não sairiam naquele ano. Como as área são similares, achei que iria valer a pena fazer a mudança de área de forma momentânea e, graças a Deus, obtive sucesso. Creio que vale a pena em alguns casos, como: áreas afins e por escassez temporária do concurso que almeja.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Saulo: Pouco mais de 3 anos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Saulo: Sim. Isso é essencial. O estudo sem edital prévio é o que faz a diferença para sua aprovação. A constância nos estudos diariamente é a melhor fórmula para o sucesso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Saulo: Pela internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Saulo: Acredito que a otimização do tempo seja o critério a ser observado pelo candidato. Utilizei videoaulas apenas para matérias que não conseguia entender ou que tive dificuldade. Depois de entender a lógica, já abandonei a videoaula e parti para teoria do PDF, mesclando com questões. A partir de um nível avançado de conhecimento, acredito que o caminho seja apenas revisões pontuais e curtas e MUITAS questões. Questões vão te levar à aprovação. Digo isso aos meus alunos de consultoria e nas dicas que posto em meu instagram @vargassaulo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Saulo: O início deve ser progressivo e gradual. Iniciar com 6 a 8 matérias básicas acredito que esteja suficiente. Com o tempo, aumentar tanto a quantidade de horas estudadas por dia, como o numero de matérias estudadas. Como disse anteriormente, com o conteúdo se consolidando na cabeça, o ideal é se apoiar em resumos (grifos) e questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Saulo: Em muitas. Tudo era novidades para mim. Mas acredito na força do hábito. Nós, seres humanos, temos medo e aversão ao desconhecido. Quando achamos algo difícil, nossa tendência é recuar e criar resistência. No meu caso, eu forçava e insistia no assunto várias vezes, até aquilo entrar na cabeça e se tornar um hábito pra mim. Depois que se tornou hábito, tudo ficou mais fácil e consegui entender tranquilamente.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Saulo: Eu já tinha uma bagagem muito boa conquistada no longo trajeto e depois de vários pós-editais. Em cada pós-edital, adotei uma estratégia distinta. Alguns, estudava de forma exaustiva, outros pegava mais leve, pois já vinha de uma rotina muito cansativa e já não tinha forças. A dica é: pós-edital é hora de acelerar e dar seu máximo, mas para isso, deve estar descansado e encontrar sua linha de equilíbrio. Véspera de prova sempre descansava. Estudava, no máximo, até quinta ou sexta.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Saulo: Aconselho treinar muitas discursivas! Começar antes do edital fazendo, pelo menos, umas discursiva na semana. Pegue um material teórico da disciplina e depois treine muito.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Saulo: Costumo dizer que nada é erro na preparação para concursos. Tudo é aprendizado. todo o processo te leva a construir a bagagem necessária para a aprovação. Dentre os acertos, com certeza, o maior de todos foi persistir, ter resignação, renunciar diversas coisas até alcançar o objetivo maior.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Saulo: O mais difícil, certamente, é o inicio, criar a rotina e o hábito de estudos. Após essa fase, tudo fica mais tranquilo. Nunca pensei em desistir. Acho que isso tornou o processo mais palatável.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Saulo: Costumo dizer que a motivação tem um termo. No início você está motivado, mas em breve isso passa. A motivação não persiste até sua aprovação. O que persiste é sua enorme vontade e disciplina de ser aprovado e é isso que te faz continuar no caminho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Saulo: Primeiramente, tenha certeza dos seus objetivos. Se quer realmente traçar esse caminho, siga em frente e só pare quando tiver seu nome no diário oficial. Estude bastante antes de começar. Estude sobre as áreas possíveis, técnicas de estudos, materiais, formas de estudar. Após isso, tenha foco, determinação e disciplina. Entenda que o processo é chato, mas é passageiro e a recompensa vale muito a pena.