Aprovada no concurso SEDEST-DF
“Organização e foco também são bons amigos durante a preparação para concursos públicos. E no momento em que você conseguir o tão almejado cargo, agradeça. A gratidão é um sentimento indispensável quando se conquista um desejo que exigiu tantas dificuldades para ser atingido.”
Confira nossa entrevista com Letícia Ribeiro Queiroz de Almeida, aprovada em 6º lugar no concurso SEDEST-DF para o cargo de Técnico em Assistência Social, Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Letícia Ribeiro Queiroz de Almeida: Olá, meu nome é Letícia e tenho 23 anos. Sou de Brasília e sou formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Letícia: Eu sempre quis ser servidora pública. Não só pelos benefícios, mas também pela influência da minha mãe. A ideia de servir ao público já é, por si só, um dos principais motivos da minha decisão de estudar para concursos.
Estratégia: O que avaliou na hora de definir a área a estudar?
Letícia: Na hora de escolher, percebi que a área administrativa seria a melhor forma de começar na carreira pública. A minha formação é um pouco limitada quando se trata de cargos de nível superior. Dessa forma, decidi que começaria pela área administrativa e me aperfeiçoaria, de modo que eu pudesse atingir outros cargos. A área administrativa também é muito relevante, pois é nela que há o suporte para as demais áreas.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Letícia: Eu comecei a estudar no terceiro ano da faculdade. Antes mesmo eu já estudava, mas não com o foco necessário. Durante a faculdade, eu estudava nas horas vagas, mas sempre dando prioridade às atividades da universidade. No final do curso, adiantei minha monografia durante as férias, sendo que durante o semestre eu pude focar nos estudos para concurso. Depois de formada, dediquei todo o meu tempo aos estudos. Isso só foi possível com o apoio da minha mãe e da minha família.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e colocação?
Letícia: Fui aprovada no cadastro reserva no concurso de Técnico Administrativo do Ministério Público da União, que aconteceu em 2018. O último concurso em que fui aprovada e nomeada foi o da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, em sexto lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Letícia: A sensação foi maravilhosa e de dever cumprido. Quando se é concurseira, o maior objetivo é ver o seu nome no Diário Oficial e ter a chance de ser nomeada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Letícia: Eu não deixei de ter contato com meus familiares nem com amigos. Na verdade, eu defini muito bem qual era o momento de focar nos estudos e qual era o momento do lazer. É muito importante separar um tempo para relaxar e se divertir. A rotina de estudos é muito pesada e constante, assim é necessário descansar para que a mente e o corpo suporte o caminho até a aprovação.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Letícia: Sou solteira e moro com meus pais. Acho que o apoio dos meus pais foi o real motivo de eu ter conquistado um cargo público. Minha mãe sempre apoiou a minha decisão e até incentivou, providenciando tudo o que eu precisava para estudar e focar realmente no meu sonho.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Letícia: Toda experiência é válida, mas dentro da área escolhida. Mesmo que o seu desejo não seja aquele cargo, é importante conquistar experiência em fazer provas. Uma coisa é você estudar em casa, outra coisa é o momento de tensão quando se realiza a prova para valer. O meu principal objetivo é conquistar um cargo na área legislativa, já que é mais próxima da minha área de formação e eu tenho a intenção de continuar estudando para atingir esse objetivo. O principal é agradecer o conquistado e continuar lutando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Letícia: Como o cargo era da área administrativa, estudei as matérias específicas no período entre o lançamento do edital e a data da prova, ou seja, um período de 5 meses. Na verdade, o período de estudo foi bem maior que isso, já que mesmo antes da publicação do edital, eu já estudava matérias comuns a área escolhida como, por exemplo, Direito Administrativo, Português e Administração.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Letícia: Sim. Mesmo sem o edital, é importante você selecionar os editais das provas passadas do concurso almejado, para se ter uma noção do conteúdo programático. Dessa forma, quando o edital sair, você já está progredindo com o conteúdo. Antes do edital sair, eu sempre colocava metas semanais, selecionando conteúdos das matérias mais prováveis de serem abordadas no edital. Assim, eu conseguia mais segurança e conquistava um ritmo de estudos estável.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Letícia: Eu comecei estudando por livros e percebi que somente eles não seriam suficientes, assim busquei por opiniões na internet sobre cursos que poderiam me ajudar a focar nos conteúdos importantes. Eu não tenho o perfil de fazer cursos presenciais, então dei preferência a cursos online e foi assim que conheci o Estratégia Concursos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Letícia: Eu sempre estudava pelos cursos em PDF. Quanto às videoaulas, eu as usava quando eu estava cansada da leitura ou em conteúdos que eu tinha mais dificuldade. A principal vantagem do PDF é que você pode ler o material no seu ritmo e fazer as marcações e anotações que desejar. A desvantagem é que quando a carga de conteúdos cobrados é muito grande, o cansaço bate mais rápido.
A principal vantagem das videoaulas é que além de ser mais leve de ver, os professores explicam os conteúdos com mais fluidez, sendo provável que a interpretação do material escrito fique mais clara. A desvantagem é que só as videoaulas não são o suficiente para a fixação do conteúdo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Letícia: Assim que o edital saía eu esquematizava todos os conteúdos a serem cobrados. Depois de esquematizar, eu separava as aulas por blocos nos dias da semana, estudando de duas a três matérias por dia. Eu fazia isso até fechar o conteúdo do edital. Eu não gosto muito de fazer resumos. Os resumos que eu fazia eram focados nas matérias que eu tinha mais dificuldade. Quanto aos exercícios, sempre que eu terminava a leitura do material, eu fazia uma bateria de questões do final da apostila.
Em todos os anos de escola e faculdade, eu sempre lia e relia o material e as anotações. Mantive o comportamento nos estudos para concursos, o que me ajudou bastante na fixação das matérias. O meu plano de estudos era baseado nas matérias prováveis dos editais que ainda não tinham sido lançados. Após o edital sair, eu fazia ajustes, comparando o que eu já tinha estudado e o que faltava. Quando eu já tinha feito essa análise, eu selecionava os conteúdos e matérias e os distribuía nos dias da semana, até que o estudo dos conteúdos do edital fosse completado.
A organização é muito importante. Eu tinha uma agenda para distribuir as matérias durante os dias e ia marcando tudo o que eu já tinha feito. A mesma coisa com as questões. Em uma folha, eu marcava quantas questões eu tinha acertado e errado em um assunto específico. Ver o nosso progresso é motivador! Durante os anos da faculdade, eu estudava uma média de 3 horas. Depois de formada, minha média era de 6 a 8 horas líquidas. Para manter esse ritmo, o domingo sempre foi o “dia da folga”.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Letícia: Para o concurso em que fui aprovada, a minha maior dificuldade eram as legislações específicas. Mas para ultrapassar esse obstáculo, li o material e complementei com as videoaulas. Após, reli a legislação várias vezes.
Quanto ao conteúdo programático que geralmente é cobrado na área administrativa, a minha maior dificuldade sempre foi raciocínio lógico. Confesso que ainda não sou muito fã da matéria, mas para superar a minha dificuldade dei prioridade às videoaulas, principalmente as que abordavam a resolução de exercícios. O mesmo acontece com administração financeira e orçamentária. Consegui superar a minha dificuldade com a leitura continuada do material escrito combinado com as videoaulas de resolução de exercícios. Acredito que essa técnica pode ajudar em todas as matérias.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Letícia: A semana que antecedeu a prova foi focada na revisão de conteúdos que eu acreditava ser mais provável de estar na prova. Além disso, fiz diversas leituras das leis que seriam cobradas e resolvi exercícios. Aproveitei o tempo para fixar os conteúdos em que eu tinha mais dificuldade e para finalizar, assisti à aula de revisão no Youtube.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Letícia: Acredito que o meu maior erro foi não resolver mais questões. Percebi que elas são muito importantes para fixar o conteúdo. Quanto aos acertos, acredito que a repetição foi minha melhor amiga. Toda vez que eu relia o material, entendia e fixava um ponto que eu não tinha aprendido. Assistir às videoaulas das matérias que eu tinha dificuldade me ajudaram bastante também.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Letícia: Acho que a maior dificuldade é a incerteza que se tem. Com o cenário atual, não se sabe exatamente se o concurso desejado vai acontecer. Essa incerteza é desmotivante. Percebi que o melhor remédio para o cansaço e o estresse é separar um tempo para você. Seja para dormir, ler um livro, sair com os amigos ou ver um filme ou série, o importante é você perceber que não é de ferro. Depois de um descanso, você percebe que o caminho é difícil, mas superável. Além disso, o apoio é fundamental, e tendo como parceira de estudos a minha irmã, a caminhada foi bem mais tranquila.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Letícia: A minha maior motivação era atingir um cargo que me proporcionasse meios para ajudar a minha família e realizar os meus sonhos, como fazer uma viagem inesquecível. Isso me ajudava a seguir em frente e era uma das minhas maiores motivações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Letícia: Acredite no seu potencial! Existirão dias em que você estará exausto, desacreditado e vai querer desistir. Busque algo que você deseja conquistar com o seu cargo público e coloque isso como o seu maior objetivo. Encontre forças no apoio que você receber. Organização e foco também são bons amigos durante a preparação para concursos públicos. E no momento em que você conseguir o tão almejado cargo, agradeça. A gratidão é um sentimento indispensável quando se conquista um desejo que exigiu tantas dificuldades para ser atingido.