Artigo

Dicas finais para o ENEM 2016

 Dicas finais para o ENEM 2016 Olá, amiguinhos que estão com os nervos “à flor da pele” aguardando o dia do tão esperado ENEM!! Tenho Dicas finais para o ENEM 2016 + TEMAS DE REDAÇÃO neste artigo!

Quero dizer algumas coisas para meus queridos alunos e também para aqueles que nos acompanham aqui no Estratégia Concursos e nas redes sociais!

******* acompanhe dicas sobre todas as disciplinas no nosso artigo Gabarito ENEM 2016 (basta clicar no nome) **************

Os alunos sempre esperam dicas infalíveis e milagrosas na reta final da prova, esperam uma “tábua de salvação” (pra usar mais uma vez a linguagem figurada tão querida pelo ENEM). Esperam que o professor acerte o que vai cair na prova e até o tema da Redação!!

Fazemos o possível com nossa bola de cristal invisível, fazemos de tudo para ajudar! Não prometo milagre, mas tenho preciosas dicas finais para o ENEM 2016.

Dicas finais para o ENEM 2016 – 48h antes da prova:

1.Dicas finais para o ENEM 2016 Se você já vem mantendo seu cérebro esperto, com bom ritmo de leitura, com rotina de estudo, ótimo! Quita-feira antes da prova é hora de descansar!! Relaxe um pouco, apenas revise conteúdos, assista a filmes indicados pelos professores, leia contos de autores que sempre aparecem no ENEM!

2. Por falar em autores, leiam algo de Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Clarice Lispector ou Cecília Meirelles. Mas faça isso nas 48h que antecedem a prova como uma leitura de lazer, não como estudo pesado. Se não vier nada deles na prova, você garantiu a ampliação do seu universo literário!

3. A ideia é não se desligar dos estudos completamente nas 48h antes da prova, mas diminuir a pressão!

4. Quer sugestão de conteúdos de PORTUGUÊS para revisar? Leia sobre variações, funções da linguagem e figuras de linguagem (são coisas diferentes, viu).

5. Um dia antes, vá ao cinema!! Coma algo leve, namore, passe um tempo com a família  e com os amigos!

Dicas finais para o ENEM 2016 – na hora “h”:

1. CALMA, NÃO DEU BRANCO!! Saiba que seu cérebro é como uma rede, os assuntos que você estudou estão de certa forma interligados. Caso não lembre a resolução de uma questão, passe para a próxima. Seu cérebro continuará procurando aquela informação e já já você lembrará.

2. Se você estiver pulando questões mais difíceis para voltar nelas depois, NÃO MARQUE O GABARITO AINDA. Como você terá que procurar as questões para marcar, o risco é grande de errar. E um erro na hora de marcar no gabarito pode desestruturar o candidato e comprometer todo o restante da prova!

3. No segundo dia, COMECE PELA REDAÇÃO. Caso não saiba falar nada sobre o tema,  Dicas finais para o ENEM 2016 ok, leia os textos motivadores, eles estão ali para ajudar. Ainda nada? Vá para as questões de Língua Estrangeira, depois volte para fazer o rascunho. Seu cérebro ficou trabalhando involuntariamente e vai dar certo!!

4. Não tenha pressa de terminar e entregar a prova! Calma… reveja aquelas questões que causaram dúvida.

5. Alguns alunos reclamam da quantidade de texto na prova de Linguagens, mas entenda que eles estão ali para ajudar você a pensar e até mesmo para lembrar aquilo que estudou sobre o assunto abordado. A minha dica é: leia a questão. Se você perceber que a leitura do texto DE FATO não fará falta, ok, não leia! Mas, se ficar na dúvida quanto a resposta da questão, recorra a ele, tenho certeza que ajudará.

******* acompanhe dicas sobre todas as disciplinas no nosso artigo Gabarito ENEM 2016 (basta clicar no nome) **************

5. NÃO DEIXE A REDAÇÃO PARA O FINAL. É ela que vai levantar a sua nota e você irá precisar de pelo menos 1h para desenvolver sua redação nota 1.000. Vá para a prova conhecendo bem o modelo dissertativo-argumentativo e arrase com qualquer tema.

 Dicas finais para o ENEM 2016

Ah!!! Por falar em TEMAS... leiam e pensem sobre a nova estrutura familiar, mobilidade social e urbana, o legado dos jogos olímpicos, endemias (constantes casos de doenças virais atualmente no Brasil e no mundo), direitos humanos focado nas crianças (limites entre bullying e humor), redução da maioridade penal, mas tratos aos animais e comemoração dos 100 anos do Samba em 2016. 

Tenho mais dicas:

LOGO APÓS O ENEM, estaremos resolvendo as questões e postando neste link para vocês, coloquem como favorito, será bem legal: LINK

Escrevi um outro artigo especialmente para falar sobre os possíveis temas da redação há algumas semanas, confira: LINK

Mais dicas? Assista aos vídeos de dicas no canal do Estratégia ENEM NO YouTube.

Durante o ano de 2016, eu e minha equipe estivemos ao lodo dos alunos do Estratégia ENEM dando o suporte necessário. Ainda estamos aqui! Contem conosco.

Desejo sorte para aqueles que não estudaram, mas desejo FÉ, FORÇA, CORAGEM, DETERMINAÇÃO, GARRA… para aqueles que foram fundo nos estudos, que buscaram material de qualidade e ajuda qualificada!!

Sucesso!!!

Abraço.

Rafaela Freitas e Equipe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.