Aprovado no Concurso MPU Pará
“Escolha um material de qualidade, mescle doutrina, lei, jurisprudência e questões, monte uma rotina de estudos (se não se sentir seguro para estabelecer suas metas, contrate um profissional de confiança) e siga firme na caminhada! Só não alcança seus sonhos quem desiste no meio do caminho!”.
Confira nossa entrevista com a Brenda Barros, aprovada no concurso MPU para o cargo de Analista, especialidade de Direito, no Pará:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Brenda Barros: Sou formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tenho 25 anos e moro em Fortaleza/CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Brenda: A possibilidade de fazer a diferença na sociedade, como membro de uma carreira jurídica, com estabilidade e segurança.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Brenda: No início da caminhada, estudava e trabalhava como assessora jurídica no Ministério Público Federal.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Brenda: Fui aprovada no 10º Concurso de Servidores do Ministério Público da União, no qual obtive a 72ª classificação geral, na Unidade da Federação PA, para o cargo de Analista do MPU/Direito.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Brenda: Uma sensação indescritível de felicidade. Senti-me extremamente grata!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Brenda: Dividia meu tempo entre o trabalho e os estudos, mas não abdiquei absolutamente da minha vida social, embora a redução de saídas tenha sido necessária para minha aprovação.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Brenda: Moro com meus pais e tenho namorado. Todos me apoiaram e ainda me apoiam na minha caminhada como concurseira, sempre muito compreensivos em relação aos momentos em que preciso me ausentar, dispostos a fazer silêncio para não me atrapalhar, e estão constantemente ao meu lado, nos desafios e vitórias.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Brenda: Acredito que seja possível focar na carreira dos sonhos sem deixar de realizar outros concursos interessantes, com matérias coincidentes, que eventualmente apareçam. No meu caso, atualmente estudo para a carreira de membro da Defensoria Pública, mas busco estar atenta a outras provas também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Brenda: O MPU foi meu primeiro concurso após a conclusão da faculdade e só decidi fazer a prova quando o edital saiu. Por isso, foquei em questões e no curso para a prova discursiva.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Brenda: Estudava rotineiramente, embora não estivesse focando em uma prova específica antes da prova do MPU. Para manter a disciplina, procurava, e ainda procuro, visualizar as mudanças positivas que acontecerão na minha vida após a nomeação e posse no cargo público.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Brenda: Pela internet e indicação de amigos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Brenda: Utilizei materiais em PDF e, excepcionalmente, em assuntos muito pontuais em que tinha dificuldade, olhava videoaulas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Brenda: Estudava todas as matérias, duas ou três por dia. Para a prova do MPU, foquei mais na resolução de questões, sem deixar de ler a legislação, a doutrina e a jurisprudência. Costumava estudar de quatro a cinco horas por dia, pois tinha que dividir o tempo com o trabalho.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Brenda: Nas matérias que possuía maior dificuldade, como direito do trabalho, direito penal militar e processual penal militar, procurava fazer mais questões, para compreender o que a banca costumava cobrar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Brenda: As duas últimas semanas antes da prova foram bastante intensas, com a resolução de questões e revisão de pontos importantes. Na véspera não consegui descansar, estudei o dia inteiro, mas recomendo a inclusão do descanso na véspera.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Brenda: Adquiri o curso online do Estratégia para a prova discursiva do MPU, no qual tive quatro redações corrigidas, além do acesso ao material de estudo, o que foi essencial para minha aprovação, pois consegui nota máxima na prova discursiva.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Brenda: Como erro, aponto a ausência de descanso na véspera da prova. Em relação aos acertos, acredito que a disciplina e o foco na resolução de questões foram essenciais.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Brenda: Desistir nunca foi e continua não sendo uma opção para mim. Acredito totalmente na minha vitória e sigo firme na caminhada, que é feita de dias muito produtivos e outros nem tanto. O importante é continuar e manter a paciência, a persistência e a resiliência, sem se comparar com os outros.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Brenda: Realizar meu sonho de fazer a diferença na sociedade, seja atuando como servidora pública ou como membro de uma carreira jurídica.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Brenda: Escolha um material de qualidade, mescle doutrina, lei, jurisprudência e questões, monte uma rotina de estudos (se não se sentir seguro para estabelecer suas metas, contrate um profissional de confiança) e siga firme na caminhada! Só não alcança seus sonhos quem desiste no meio do caminho!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]