Aprovado no concurso MP-CE

Confira nossa entrevista com Janaildo Alves, aprovado em 2º lugar no concurso MP-CE para o cargo de Técnico Ministerial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Janaildo Alves: Olá. Primeiramente Deus seja louvado! Meu nome é Janaildo, sou formado em Tecnologia em Recursos Humanos, tenho 29 anos, sou de São José do Belmonte-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Janaildo: Desde criança, fui incentivado pela minha mãe a prestar concurso assim que tivesse oportunidade. Creio que tal incentivo, aliado aos benefícios que um cargo público oferece, incentivaram-me a estudar para essa área.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Janaildo: Aos 18 anos, quando fui aprovado no primeiro concurso, tive que conciliar os estudos pra concurso apenas com os estudos regulares do final do ensino médio. Mas, de alguns anos para cá, tive que conciliar os estudos para concurso com o trabalho que exerço atualmente. Sendo assim, estudava nos dias de folga e nos momentos livres durante o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e colocação?
Janaildo: Fui aprovado e empossado no concurso da prefeitura da minha cidade e depois em um concurso da área militar. Posteriormente, tive algumas aprovações fora das vagas nos concursos para servidor do TJ-PE, TRT-PE e MP-PE. Por último, fui aprovado para técnico ministerial do MP-CE, em 2º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Janaildo: Sensação de gratidão a Deus, alívio e perplexidade. A “ficha” demorou a cair (ainda está caindo rsrs).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Janaildo: Procurava ser um pouco mais flexível no estudo pré-edital e mais rígido no pós-edital. De qualquer forma, tentava priorizar o vínculo com Deus, a Igreja e a família, por exemplo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Janaildo: Sou casado e tenho uma filha de 9 meses. Nem sempre a caminhada do concurseiro é compreendida. Além disso, as pessoas ao nosso redor têm os seus próprios projetos e atividades. Creio que devemos estudar mesmo que os outros não estejam nos incentivando a todo momento – o projeto é meu, eu devo assumir a responsabilidade. Mas sou muito grato a Deus, porque meus pais me proporcionaram a base dos meus estudos, e a minha esposa foi muito compreensiva nesse último concurso.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Janaildo: Creio que vale a pena fazer outros concursos diferentes do objetivo final, pois um concurso intermediário pode nos conceder certos benefícios, como a estabilidade financeira necessária para atingir um concurso fim. No entanto, acredito que focar em concursos com conteúdos programáticos semelhantes pode facilitar a preparação. No meu caso, ainda penso em prestar concursos para a área de tribunais federais ou do MPU.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Janaildo: Para esse concurso, estudei cerca de três meses e meio. Porém, já venho estudando para concursos semelhantes há cerca de 4 anos e meio. Creio que se viesse estudando de maneira adequada desde o início poderia ter sido aprovado mais rapidamente.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Janaildo: Cheguei a estudar sem edital na praça e creio que isso seja muito importante. Para manter a disciplina no estudo pré-edital, eu costumava pensar nos objetivos a que aspirava e na vantagem que uma preparação prévia nos proporciona.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Janaildo: O Estratégia é sem dúvida uma das empresas mais conhecidas do ramo dos concursos. Creio que a conheci por meio da internet e/ou de outros concurseiros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Janaildo: Não participei de aulas presenciais. Inicialmente, usei vários materiais, como apostilas, livros e muitas videoaulas. Mas ultimamente venho priorizando o estudo apenas por pdf. Creio que a principal vantagem do estudo por pdf seja a eficiência. Hoje entendo que o estudo por certas apostilas tende a ser muito superficial; que os livros geralmente não são especializados para concursos e que as videoaulas só devem ser utilizadas em situações pontuais, como a dificuldade acentuada em assimilar certos assuntos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Janaildo: Para estudar todo o conteúdo, procurei utilizar o máximo do tempo disponível e tentar fazer um estudo eficiente. Não tinha uma forma 100% definida, mas acho que estudava cerca de duas a três matérias por dia. Evitava fazer resumos escritos, pois acho muito demorado; priorizei a utilização de marca-textos. Li várias vezes as marcações da teoria, mas também fiz muitos exercícios ao longo da preparação. Assisti a alguns vídeos de como montar um plano de estudos e tentei montar um, mas confesso que tenho dificuldades para iisso. No estudo pós-edital, não mensurei o tempo de estudo, procurei utilizar praticamente todo o tempo disponível.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Janaildo: Como não sou formado em Direito, muitas disciplinas foram novas pra mim no início, o que por si só já era uma dificuldade. Mas tive dificuldades específicas para assimilar assuntos de Ética e de Direito Administrativo. Para superar tais dificuldades, procurei perseverar no estudo da teoria, nos exercícios e nas revisões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Janaildo: Na semana que antecedeu a prova, procurei usar todo o tempo disponível para estudar (principalmente com revisões). Entretanto, procurei não estudar no dia da véspera.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Janaildo: No estudo para a discursiva, utilizei recursos do Estratégia como o curso de Ciências Humanas para Redação, o serviço de Correção Analítica e dicas de professores. Aconselho a utilização de tais recursos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Janaildo: Cometi vários erros, sobretudo no início. Como exemplo, posso citar: querer estudar uma disciplina inteira de uma só vez, não fazer resumos, fazer resumos em excesso, não fazer ciclos de estudo, não fazer revisões, não resolver questões suficientes, utilizar questões inadequadas, utilizar materiais inadequados e etc. Entre os maiores acertos, posso citar o fato de procurar ouvir e praticar as dicas dos profissionais da área, além das dicas dos aprovados. A observância de tais dicas me ajudou a sanar os erros citados. Não basta conhecer o que é certo, é preciso obedecer.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Janaildo: Existiram várias dificuldades. Não sei bem o que foi mais difícil, mas posso citar o fato de, em certos momentos, ter que abrir mão de algumas atividades e do convívio social. Pensar em desistir era algo que passava pela mente (principalmente em momentos de dedicação intensa e após algum resultado ruim), mas, graças a Deus, conseguia pensar nos objetivos desejados e seguir em frente. Conhecer histórias de aprovados também me ajudou nesse sentido.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Janaildo: Creio que pensar nos objetivos almejados e nos benefícios para mim e para as pessoas que me rodeiam.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janaildo: Coloque seus planos diante de Deus. Sobretudo no início, é importante aprender e praticar as dicas dos profissionais da área (como as dicas da monitoria do Estratégia e dos aprovados), além de utilizar materiais de qualidade. Sempre persevere, mas, ao mesmo tempo, procure corrigir os erros cometidos. Esforce-se com sabedoria!
PV 13:4 “O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.”