Aprovado no concurso MP-CE
O pior é a incerteza, o medo de que não dê certo, mas a força de vontade e a fé tem que ser maior que tudo.”
Confira nossa entrevista com José Rodolfo Rodrigues, aprovado em 3º lugar no concurso MP-CE Analista Ministerial:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
José Rodolfo Rodrigues: Sou formado em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, tenho 25 anos e sou de Guaraciaba – interior norte do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
José: Eu fui demitido do meu antigo emprego e passei por uma situação humilhante, ai disse pra mim mesmo que nunca mais passaria por aquilo de novo. Aí num certo dia vi um anúncio do concurso da UFC e então pensei que, a partir de um concurso público, eu poderia mudar a minha vida.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
José: Após ser demitido, eu arrumei um emprego de meio período para manter os cursos e materiais, já que meus pais não tem condições financeiras de bancar meus estudos. Trabalho pela manhã e estudo durante a tarde e a noite.
Estratégia: Você já foi aprovado em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
José: Não, essa foi minha primeira aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
José: Antes de me dedicar aos estudos eu saia bastante, reduzi em 90% as saídas, folgo apenas aos domingos ou em algumas ocasiões bem específicas. Costumo tirar o domingo para sair com amigos e família.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
José: Sou solteiro, sem filhos. Mminha família estranhou bastante a minha mudança brusca, pois eu simplesmente parei de sair pra estudar. Eles nem sabiam direito o que era concurso, mas mesmo assim me apoiaram muito, pois sabiam que era minha decisão e concordaram com ela.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
José: Vale muito a pena! Você adquire vivência de prova e tem a chance de mais aprovações antes da prova do cargo dos sonhos. O meu cargo dos sonhos é o de auditor de controle interno CGE.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
José: Eu venho estudando desde o final de 2018, fiz TJ-CE e depois o MPCE.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
José: Sim, minha rotina de estudo é sempre a mesma, não aumento e nem diminuo, independente de edital aberto, pois já aumentei antes e senti altos sintomas de estresse, o que me prejudicou no dia da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
José: Pelo Youtube.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
José: Videoaulas e PDF, aulas de resolução de questões e resolver bastante questões da banca é o que funciona melhor para mim.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
José: Meu plano de estudo é de acordo com o meu horário disponível, geralmente 4 ou mais matérias ao dia, eu memorizava mais anotando as questões que eu errava no caderno e relendo esse conteúdo toda vez que ia resolver questões sobre o assunto.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
José: Dificuldades em AFO e em português. superei revendo, relendo e resolvendo questões.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
José: Eu via muitos videos do Estratégia de atualidades no Youtube e fazia redações de 15 em 15 dias.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
José: Meu erro foi não ter dado maior atenção à prova discursiva, pois era ela que traria a maior parte da nota da prova.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivava a seguir em frente??
José: O tempo todo eu pensava em desistir, achava que não ia dar certo. O pior é a incerteza, o medo de que não dê certo, mas a força de vontade e a fé tem que ser maior que tudo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome nas primeiras colocações?
José: Pra falar a verdade eu nem acreditei, pois achava que tinho ido mal na prova. Fui olhar o resultado só por desencargo de consciência, aí me deparei com a aprovação, fiquei muito feliz na hora, sem acreditar no resultado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
José: Essa jornada não vai ser fácil, nem indolor. Vai necessitar de garra e força de vontade, mas o resultado é inigualável! Para conseguir a aprovação, a vontade de ser aprovado tem que ser muito maior do que a vontade de desistir.