Artigo

Modelo de redação sobre FEMINICÍDIO: elaborado do zero, ao vivo e de forma coletiva na Sala Vip do concurso PC-DF

Prof. Raphael Reis chegando na área para trazer mais um modelo de redação para inspirar seus estudos. Após sucesso da primeira experiência, realizada na sala Vip do concurso da PC-PR, repetimos a metodologia: fizemos no dia 17/06/2020, na Sala Vip de redação para o concurso da PC-DF, uma redação sobre FEMINICÍDIO do zero, ao vivo e coletivamente.

Os alunos que participaram sugeriram palavras-chave, argumentos e montaram o projeto de redação. Assim, fica muito mais fácil desenvolver bons textos e ficar mais seguro na hora de escrever, não é mesmo? Vamos conferir o resultado ;)

Modelo de redação sobre Feminicídio

Tópicos:

  1. Causas do comportamento agressor masculino
  2. O papel da polícia no atendimento à mulher vítima de violência
  3. Ações que o Estado deve adotar para garantir tratamento humano às mulheres vítimas de violência

Na sociedade brasileira, é notório o crescimento de casos de violência contra as mulheres, o que pode ser observado nos noticiários. Dessa forma, é importante discutir a igualdade de gênero e políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência, para que se possa efetivar o princípio constitucional da dignidade humana.

Em primeira análise, cabe ressaltar as causas que levam os homens agredirem as mulheres. Nessa perspectiva, o passado histórico fundamentado na família patriarcal foi incorporado por alguns homens em suas socializações, manifestando, assim, o machismo, ou seja, comportamento no qual o homem acredita ter posse da sua companheira. Isso pode ser visto no fato de que o feminicídio, na maioria dos casos, é causado por companheiros ou ex-companheiros.

Além disso, os policiais possuem papel essencial na garantia de direitos. A partir disso, é válido destacar que a mulher vítima de agressão deve ser acolhida por meio da humanização do atendimento, conforme dispõe a Lei Maria da Penha. Dessa forma, os órgãos de segurança pública concretizam a sua função de assistência ao cidadão, conforme destaca o especialista Ricardo Balestreri.

Por fim, para superar essa realidade de agressões às mulheres e conseguir consolidar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, é necessário que o Estado amplie as delegacias especializadas, para garantir atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. Outrossim, o Estado deve reunir serviços de acolhimentos, com o objetivo de proporcionar apoio psicossocial.

YouTube: Professor Raphael Reis

Telegram: profrapha e discursivasparaconcursos

Instagram: @profraphaelreis

Site: professorraphaelreis.com.br

Lista de E-mail

Quem sou eu? Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia.

Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado professor, por dizimar do seu tempo, para nós proporcionar um futuro de vitória. Preciso muito apreender Redação! irei fazer a prova da PCPA, para Investigador
    Balbino Pereira dos Santos em 30/11/20 às 12:29
  • Olá, Thiago! Boa noite. Neste caso, na banca Cespe, pode ser algo mais objetivo. Para outras bancas, também, não há necessidade de explicar quem é o especialista, e sim a ideia central relacionando-a com o argumento/tema. Neste caso, optamos por reforçar a reflexão sobre a polícia e seu papel de assistência ao cidadão. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 28/06/20 às 19:38
  • Na minha opinião não ficou muito claro quem é Ricardo Balestreri. Eu colocaria um complemento explicando o personagem da redação.
    Thiago Miyahira em 28/06/20 às 16:04