Aprovada no concurso Metrô SP
“Eu o aconselho a ter foco, disciplina e não desistir, pois quando o seu nome estiver na lista de aprovados, todo o esforço terá valido a pena!”
Confira nossa entrevista com Rosemary Ribeiro, aprovada no concurso Metrô SP para o cargo de Analista de Desenvolvimento Gestão Júnior:
Estretégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rosemary Ribeiro: Sou formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Finanças de Empresas, tenho 43 anos e sou de São Paulo (Capital).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que o concurso do Metrô SP?
Rosemary: Trabalhei 25 anos na iniciativa privada, sendo a maior parte do tempo em instituições financeiras. Sempre quis mudar de área, porém nunca me dediquei de forma disciplinada aos estudos para concurso, até que, em 2018 fui demitida e vi nessa situação uma oportunidade de realmente me dedicar aos estudos de forma constante e disciplinada.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rosemary: Durante esses 25 anos de trabalho na iniciativa privada eu fiz alguns cursos e cheguei a prestar alguns concursos, porém, sempre após a publicação do edital ou bem próximo disso acontecer. Somente depois de ficar desempregada, mais precisamente em maio de 2018, é que comecei a entender um pouco mais sobre como deveria ser a minha preparação. Portanto, a partir dali, eu me dediquei inteiramente aos estudos para concurso.
Estratégia: Você já foi aprovada em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rosemary: O último foi esse do Metrô SP, para a especialidade de Administração na 24º colocação.
Fui aprovada no MPU em 2018 no cadastro reserva para Técnico.
Em algumas provas de ISS que fiz no decorrer de 2019 fiquei classificada, como por exemplo ISS Muriaé MG (posição 50) e ISS Francisco Morato SP (classificada na posição 53).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rosemary: Fiz poucas mudanças na minha vida social. Como eu tinha o dia inteiro para estudar, encarei a rotina de estudos como um “trabalho”, desta forma eu estudava de segunda a sábado e tinha o domingo livre para passear.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Rosemary: Sou casada; não tenho filhos; moro só com o meu marido. Minha família (pai, mãe, irmã e marido) sempre me apoiaram muito. Quanto aos demais familiares eu não comentei qual era o meu “trabalho” para evitar as perguntas que poderiam me pressionar.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Rosemary: Eu acho que vale a pena fazer algumas provas para ir pegando o ritmo e testar matérias comuns, mas sem perder o foco.
O meu foco agora é a área de controle, mas em 2019 eu estudei basicamente para ISS.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Rosemary: Na verdade eu estava estudando para prestar ISS, então não cheguei a estudar o material específico do concurso Metrô SP, fiz apenas a revisão de véspera do Estratégia (o que me ajudou demais). Fui fazer a prova bem despreocupada, mais para testar as matérias comuns. Fui também pelo fato de ser em São Paulo, o que facilitava.
Passado alguns dias da prova, fiquei arrependida por não ter estudado as matérias específicas, afinal, seria bom se eu trabalhasse na área da minha formação, mas achei que não tinha chances de ser classificada. Ainda bem que eu estava enganada e tive a grata surpresa de ser aprovada dentro do número de vagas. Estou muito feliz por isso!
Acredito que passei devido minha “bagagem” de estudos para as outras provas e por estar mais despreocupada com a prova, já que seria apenas um “teste”.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rosemary: Conheci através de amigos concurseiros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Rosemary: Usei, na maior parte do tempo, PDF e site de questões, além de aulas em vídeo para algumas matérias, como matemática financeira, estatística e português. Também ouvia as aulas em vídeo de outras matérias quando estava muito cansada ou fazendo alguma tarefa doméstica (mas não contava o tempo de aulas em vídeo nas minha horas de estudo).
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Rosemary: Quando é um assunto que nunca estudei eu leio a teoria do PDF, mas a minha principal forma de estudar é através da resolução de questões, além da releitura da teoria para revisar assuntos quando erro repetidamente. Não faço resumos. Para memorizar eu faço leituras sistemáticas de lei seca e alguns pequenos mapas mentais quando necessário.
O meu plano de estudos é baseado nas matérias com maior peso na prova e nas matérias que tenho menor percentual de acerto. Então eu estudo várias matérias por dia. Por exemplo, todos os dias estudo as matérias com maior peso, na sequência, as que tenho um menor percentual de acerto e em seguida vou incluindo e alternando as que estou acertando mais, sendo no máximo 1:30 por matéria ou um determinado número de questões por dia (o que terminar primeiro).
Resumindo: o plano de estudos é normalmente baseado no edital e no meu conhecimento de cada disciplina. Costumo estudar, em média, 7 horas líquidas por dia, de segunda a sexta-feira e aos sábados um pouco menos, no domingo descanso.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rosemary: Minhas maiores dificuldades são nas disciplinas de exatas, o que venho superando através de muita resolução de questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rosemary: Na semana da prova mantive o ritmo de estudo normal e no sábado eu fiz a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rosemary: Acho que meu maior erro é colocar muita pressão em mim mesma, tenho que aprender a ficar mais relaxada.
Acerto eu apontaria a disciplina e constância.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?
Rosemary: O mais difícil é ficar “trabalhando” todos os dias por um objetivo que não se sabe quando irá alcançar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Rosemary: Foi muito engraçado porque eu não estava acreditando, chamei meu marido para conferir se eu estava vendo certo…rsrs… Foi realmente muito bom, uma coisa que sempre quis (ser aprovada dentro do número de vagas) e ao ver meu nome lá pensei: isso realmente é possível!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rosemary: Eu o aconselho a ter foco, disciplina e não desistir, pois quando seu nome estiver na lista de aprovados, todo o esforço terá valido a pena!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]