Aprovado no concurso da Prefeitura de Taiobeiras (MG)
“Busque sanar as suas fraquezas, procure auxílio se preciso for, tenha fé e persista! Pois quanto mais você persistir, mais preparado você se tornará e com certeza, no momento certo, a sua hora vai chegar! Lembre-se: tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1)“
Confira nossa entrevista com Uriel Menezes, aprovado em 3º lugar no concurso da Prefeitura de Taiobeiras (MG) para o cargo de Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Uriel Menezes: Ainda tenho formação apenas em nível médio. Tenho 26 anos e sou de Sete Lagoas – MG
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Uriel: Vários fatores me levaram a estudar para concurso público, mas os principais foram: o fator financeiro e a estabilidade, o que nos dá mais tranquilidade para investir em um curso superior ou alguma outra atividade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Uriel: Trabalho em tempo integral em uma escola na minha cidade, estudo todos os dias durante a noite e também nos fins de semana.
Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e colocação?
Essa foi a minha primeira aprovação, Assistente Administrativo II – Prefeitura de Taiobeiras – MG, na 3ª colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Uriel: Tirei um enorme peso das costas. A sensação é de que estou no caminho certo e de que tem valido a pena todo o esforço e dedicação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Uriel: Abdiquei de algumas coisas, mas não excluí, até por uma questão de descanso, e para preservar um bem-estar emocional. Reduzi as saídas com os amigos, viagens, futebol, mas vez ou outra ainda saio com alguns amigos, com minha noiva, procuro manter equilíbrio nessa área.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Uriel: Ainda não, sou noivo, moro com meus pais. Minha família tem apoiado bastante no incentivo aos meus estudos, lógico que demorou um pouco até se habituarem com a intensidade, mas logo depois compreenderam e hoje respeitam o momento. Minha noiva também me apoia bastante e está sempre comigo como parceira e confidente.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Uriel: Vale sim, até como treinamento, desde que tenha matérias correlatas para não te desviar do foco principal. Esse ainda não é o concurso dos meus sonhos, busco concursos na área de Tribunais. Vou continuar me preparando até passar, se Deus quiser.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Uriel: Na verdade eu estava estudando focado para o concurso da Câmara de Montes Claros – MG. Prestei esse por ter matérias correlatas e ser da mesma banca. Já estudo há 2 anos e quando fiz esse estava estudando há cerca de 3 meses para o concurso da Câmara de Montes Claros – MG
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Uriel: Na verdade, a maior parte do meu tempo de estudos foi sem edital. Para manter a disciplina nos estudos procuro me manter desligado de distrações no período de estudos, como redes sociais, celular etc. Procuro evitar compromissos que interfiram no meu momento de estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Uriel: Através de um amigo, que comentou comigo e me apresentou o material.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Uriel: Utilizei mais os PDF’s, uma ou outra videoaula apenas para melhorar a compreensão de alguns pontos que tive dificuldade e também fiz muuuuuitas questões. As vantagens dos PDF’s é que são um material bem completo, o que nos ajuda bastante a manter o foco em um material apenas. Sobre as desvantagens, não vi nenhuma.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Uriel: Para estudar a enorme quantidade de conteúdos que temos, utilizei o ciclo de estudos, montado pelo meu Coach, Paulo Júnior. Estudava cerca de 3 horas por dia e de 2 a 3 matérias nesse período, grifando os pontos essenciais e relendo esses pontos durante as revisões. Também fiz muitos exercícios e simulados.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Uriel: Sim. Português. Conversei muito com o coach Paulo a respeito, e ele montou um ciclo pra mim com bastante foco no Português, até que eu conseguisse vencer e dominar a matéria
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Uriel: Na semana que antecedeu a prova, foquei em revisões e exercícios, para poder fixar melhor a matéria naquele momento.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Uriel: Olha, meu principal erro foi a desorganização nos estudos, sinto que perdi muito tempo por isso. E meus maiores acertos foram a persistência e procurar auxílio para corrigir os meus erros.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Uriel: Já devo ter pensado em algum momento durante esse período, mas a sensação de, onde estou e aonde quero chegar me ajuda muito a persistir, o incentivo da minha família, da minha noiva. E o principal, o cuidado de Deus na minha vida durante todo esse período, com certeza tem feito toda a diferença e sou muito grato por tudo isso.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Uriel: A vontade de atingir meus objetivos, a busca por uma melhor qualidade de vida para mim e para minha família, com certeza é a minha maior motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Uriel: Busque sanar as suas fraquezas, procure auxílio se preciso for, tenha fé, e persista! Pois quanto mais você persistir, mais preparado você se tornará e com certeza, no momento certo, a sua hora vai chegar! Lembre-se: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1).
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]